Critérios para sistematização de experiências de inovação educacional
Palavras-chave:
inovação, boas práticas, metodologias de ensino, critériosResumo
As mudanças que estão sendo feitas nas instituições educacionais com o objetivo de transformação dentro da estrutura da Terceira Melhoria requerem processos de inovação nas metodologias dos professores. Os membros do projeto Didática da Física, Química e Matemática no Ensino Médio Básico nas Escolas Pedagógicas, enquadrados no desafio de inovar a partir de nossas práticas de ensino, se propuseram a implementar novas formas de ensino e aprendizagem orientadas para a realização de boas práticas nas quais os professores se tornam um elemento facilitador e orientador dos processos de aprendizagem. Com este trabalho, resultado de análise, reflexão e colaboração, chegamos a um acordo sobre sistematizações teóricas já socializadas em outros artigos e uma série de ações pedagógicas implementadas em nossas metodologias, que podem vincular uma série de indicadores como boas práticas no processo de inovação na Diretoria Provincial de Educação e nas escolas pedagógicas.
Referências
Banerjee, B., & Ceri, S. (2016). Creating Innovation Leaders. Springer International Publishing.
Barraza Macías, A. (2005). Una conceptualización comprehensiva de la innovación educativa. Innovación educativa, 5(28), 19-31.
Bernaza Rodríguez, G. J., Addine Fernández, F. y Cabrera Miranda, R. (2020). Construyendo ideas pedagógicas sobre la educación de posgrado ante los retos del desarrollo. Editorial Universitaria (Cuba).
Borrero, R.Y. y Gamboa, M.E. (2015). La formación laboral investigativa de los profesionales de la Educación en las carreras de ciencias naturales y exactas. Órbita Pedagógica, 2(1), 23-40.
Cañal de León, P. (2002). La Innovación Educativa. Editorial Akal.
Chocarro, E., Sobrino, A. y González-Torres, M.C. (2013). Scholarship of Teaching and Learning: un modelo de desarrollo profesional de los profesores universitarios. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profes orado, 16(1), 5-14.
Foray, D., & Raffo, J. (2012). Business-Driven Innovation: Is it Making a Difference in Education?. http://www.observatorioabaco.es/biblioteca/docs/240_OECD_WP_84_2012.pdf
Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.
Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165.
Gamboa, M. E. (2021). Formación de profesores de matemáticas de habla hispana para enseñar en países de habla inglesa. Revista ROCA, 17(4), 453-471.
Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).
Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2016). Influencia de la contextualización didáctica en la coherencia curricular del proceso enseñanza-aprendizaje de la Matemática. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).
Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2017). Influencia de los organizadores del curriculum en la planificación de la contextualización didáctica de la Matemática. Boletín Redipe, 6(1), 90-112.
Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2020). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).
González Castro, C. y Cruzat Arriagada, M. (2019). Innovación educativa: La experiencia de las carreras pedagógicas en la Universidad de Los Lagos, Chile. Educación, 28(55), 103-122.
Magda, A. J., & Buban, J. (2018). The state of innovation in higher education: A survey of academic administrators. Louisville, KY: The Learning House.
Martínez Vicente, J. M., Peralta Sánchez, F. J., Ureña Uceda, A. y Jiménez Martínez, M. D. (Eds.). (2021). La innovación educativa en la práctica docente de Educación Secundaria (Vol. 80). Universidad Almería.
Palacios Núñez, M. L., Toribio López, A., & Deroncele Acosta, A. (2021). Innovación educativa en el desarrollo de aprendizajes relevantes: una revisión sistemática de literatura. Revista Universidad y Sociedad, 13(5), 134-145.
Parra, M., Gamboa, M.E., López, J. y Borrero, R.Y. (2017). Procedimientos heurísticos para resolver problemas matemáticos aplicados a resolución de problemas químicos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(1).
Parra Rodríguez, J. F., Gamboa Graus, M. E. y Santiesteban Almaguer, J. (2021). Metodología para el desarrollo de la competencia de dirección en educación. Editorial Académica Española.
Reynosa Yero, M. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Innovar para mejorar la competencia de dirección en la educación tunera. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(4), 238–252.
Reynosa Yero, M., Quintero Mantecón, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la innovación educativa como Competencia de Dirección en Educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 204-228.
Sánchez Mendiola, M. (2017). Innovar o no innovar, ¿he ahí el dilema? Revista Digital Universitaria (RDU), 19(1).
Sánchez Mendiola, M. (2018). Perspectivas de la innovación educativa en universidades de México: Experiencias y reflexiones de la RIE 360. https://ade.edugem.gob.mx/handle/acervodigitaledu/49006
Tierney, W. G., & Lanford, M. (2016). Conceptualizing innovation in higher education. In Higher education: Handbook of theory and research (pp. 1-40). Springer, Cham.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-12-20 (2)
- 2022-12-16 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Madelaine Reynosa Yero, Michel Enrique Gamboa Graus, Juan Miguel Barrios
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.