Materiais tecnológicos com uso de inteligência artificial para a formação de professores
Palavras-chave:
inteligência artificial, materiais tecnológicos, atenção à diversidade, formação contínua do pessoal docente.Resumo
O presente artigo aborda a avaliação de materiais tecnológicos elaborados com ferramentas de Inteligência Artificial para a formação de professores no atendimento à diversidade de alunos com baixos resultados de aprendizagem. O estudo parte da necessidade de fortalecer a preparação e o desempenho profissional dos educadores diante dos desafios que a diversidade escolar e a aplicação de novas tecnologias na formação contínua apresentam, considerando, além disso, os fatores associados presentes na tríade escola, família e comunidade. Foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio de observação e entrevista em grupo; a amostra foi composta por 40 professores. Os materiais de conteúdo tecnológico elaborados com ferramentas de Inteligência Artificial foram: uma página web, manual digital, áudios, podcasts, um e-book interativo e uma videoconferência. Os resultados da aplicação mostram que os materiais são considerados acessíveis, compreensíveis e úteis; favorecem a democratização do conhecimento, fortalecem a atenção à diversidade, o seu uso é viável na formação permanente e contribuem para a melhoria do desempenho profissional. As ferramentas de Inteligência Artificial permitiram a personalização dos conteúdos dos materiais, constituindo uma contribuição inovadora e replicável.
Downloads
Referências
Aceituno Ramos, A. H. (2025). Importancia del uso de recursos
tecnológicos en la docencia superior. Revista Científica Avances en Ciencia y Docencia, 2(1). pp. 11-18. https://doi.org/10.70939/revistadiged.v2i1.25
Bolaño, M y Duarte, N. (2023). Una revisión sistemática del uso de la inteligencia artificial en la educación https://share.google/IVZyIaWLYXtoXHoIG
Enciclopedia. (2025). Concepto Recursos tecnológicos. https://concepto.de/recursos-tecnologicos/
Forero, I. (2009). La sociedad del conocimiento. Revista Científica General José María Córdova, 5(7). pp. 40-44 Escuela Militar de Cadetes "General José María Córdova" Bogotá, Colombia. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=476248849007
Guzmán, J. E y Lee, M. (2014). Uso inteligente de la IA para docentes y estudiantes. Revista Colombiana de Cirugía, 39(1). pp. 51-63. https://doi.org/10.30944/20117582.2365
Martínez, V. R., Rivera, E. y Guerrero, E. L. (2025). Mini guía de herramientas de Inteligencia Artificial para docentes. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Maturell, A. y Velázquez, N. (2025). Atención a los estudiantes con bajas capacidades en el proceso de aprendizaje: desafío del desempeño profesional docente. Revista Computación Neutrosófica y Aprendizaje Automático, 41, 31-36. https://fs.unm.edu/NCML2/index.php/112/article/view/897
Planes, P. (2018). La gestión de la formación permanente de los jefes de departamentos docentes universitarios. [Tesis Doctoral], Universidad de Holguín. Holguín.
Rogers, J.A., Téllez, L., Batista, D. (2024). Indagación empírica de la orientación profesional en el preuniversitario de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge. Revista Didáctica y Educación, 15(4) pp.199-221. http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia
Smith Batson, M. de la C., Téllez Lazo, L., & Arteaga Pupo, F. (2024). Una caracterización del rol investigativo del profesor de inglés para la solución de problemas comunicativos en secundaria básica. Universidad de La Habana, (300), e8929. https://revistas.uh.cu/revuh/article/view/10364
Troya, C., Paolo, A., Guaman, Y., Guzmán, M. A, Castillo, M. A., Álvarez. (2024). Formación docente en el uso de herramientas tecnológicas para el apoyo a las necesidades educativas. DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i3.11588
Troya Fernández, J. C., Periñan Sotelo, N., Sánchez Movellan, P.
(2023). El impacto de las redes sociales en la salud mental. Revisión bibliográfica.
SANUM 2023, 7(1) pp. 18-28 https://revistacientificasanum.com//ImpactoRedesSociales.pdf
Yeobanka, T., Montenegro, E.I. y Rodríguez, E.M. (2013). La formación continua de los docentes en el uso de las TIC: contenido necesario para su superación profesional en el
Instituto Tecnológico Bolivariano de Tecnología. Revista Santiago. https://santiago.uo.edu.cu/index.ph
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Araíz Maturell Aguilera, María de la Caridad Smith Batson

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.









































