Concepções de educação especial sobre a inclusão educacional de professores com tdah na escola primária: A inclusão educacional de professores com tdah na escola primária

Autores

  • Carlos Manuel Campo Ramos Universidad de Las Tunas
  • Alicia Reyes Díaz Universidad de Las Tunas.
  • Lázara María Varona Moreno Universidad de Las Tunas.

Palavras-chave:

Inclusión educativa; Diversidad; Trastorno; Organización escolar; Flexibilidad

Resumo

O presente artigo analisa como as concepções sobre o cuidado ao aluno com necessidades educacionais especiais evoluíram no processo pedagógico do ensino fundamental, com o objetivo de determinar as regularidades e tendências na. Evolução histórica dessas concepções sobre o cuidado  apoiado pelo método de dedução genética no estudo histórico-lógico. Assim, nesta análise, abre-se uma lacuna no processo pedagógico do ensino fundamental e expõem-se as confusões teóricas na inclusão educacional de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Reyes Díaz, Universidad de Las Tunas.

Doctora en Ciencias Pedagógica. Profesora Titular de la Facultad de Ciencias de la Educación. Departamento de Educación Especial. Profesora de Psicología de la carrera Educación Especial.

Lázara María Varona Moreno, Universidad de Las Tunas.

Doctora en Ciencias Pedagógica. Profesora Titular de la Facultad Ciencias de la Educación. Departamento de Pedagogía y Psicología. Profesora de Psicología de la carrera Pedagogía Psicología.

Referências

Ainscow, M. (2000). Guía para la evaluación y mejora de la educación inclusiva (Index for inclusion) Desarrollando el aprendizaje y la participación en los centros educativos. Versión al castellano

American Psychiatric Association (1995). Manual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales (DSM-IV). United States.

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th edición). Arlington: American Psychiatric Publishing. pp. 59-65. ISBN 978-0-89042-555-8. Recuperado de: https://es.m.wikipedia.org/wiki/Especial:FuentesDeLibros/978-0-89042-555-8

Borges Rodríguez. S. A., y Orosco Delgado. M. (2014) Inclusión educativa y educación especial un horizonte singular y diverso para igualar las oportunidades de desarrollo. La Habana: Educación cubana.

_____________________ (2014). Pedagogía y Educación Especial en el debate actual de la atención educativa y los procesos inclusivos en Colectivo de Autores: Actualidad en la atencion educativa a los educandos y adolescentes con necesidades educativas especiales. La Habana: Ed. Pueblo y Educación.

Castellanos Pérez, R. M. y otros (2013). Fundamentos de psicología, segunda parte. Texto para estudiantes de las carreras Licenciatura en Educación Especial y Logopedia. La Habana: Pueblo y Educación.

Galdós Sotolongo, S. A., y Hernández Pérez. C. (2003). Inclusión de los educandos con necesidades educativas especiales. valor metodológico del enfoque histórico cultural. La Habana

Pérez González, J. C., Fuentes Sordo, O. E. y Requeiro Almeida, R. (2013) Pedagogía 2013, Curso 8. Organización escolar. Retos y perspectivas. La Habana: Educación Cubana (2012)

Leyva Fuentes, M. (2014). Manual del psicopedagogo escolar. La Habana: Pueblo y Educación.

Zaldívar Guzmán Y. (2018) La inclusión educativa de los escolares con trastorno del espectro de autismo en la educación primaria. Tesis Doctoral Inédita: Instituto Central de Ciencias Pedagógicas

Ávila Garcés, E. O (2021) La inclusión de educandos con discapacidad intelectual en el contexto de la educación primaria. Tesis Doctoral Inédita: Universidad de Las Tunas.

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Campo Ramos, C. M., Reyes Díaz, A. ., & Varona Moreno, L. M. . (2025). Concepções de educação especial sobre a inclusão educacional de professores com tdah na escola primária: A inclusão educacional de professores com tdah na escola primária. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(4), 1–17. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1295

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.