Geografia Falante: Análise dos conhecimentos alcançados na 4ª série

Autores

  • Roberto Lorenzo Benítez Universidad Católica del Ecuador, Santo Domingo
  • Jonathan Córdoba Universidad Católica del Ecuador, Santo Domingo
  • Patricia Moreno Rivera Universidad Católica del Ecuador, Santo Domingo.

Palavras-chave:

estudos sociais, aprendizagem, geografia, didática

Resumo

É importante saber localizar-se no espaço geográfico, compreender o que está representado em um mapa e distinguir a localização de diferentes lugares do mundo. O objetivo geral desta pesquisa é descrever o nível de conhecimento alcançado sobre Geografia pelos estudantes da quarta série da Educação Básica Geral (EGB), considerando o que é proposto na disciplina de Estudos Sociais, na Unidade Educacional Rubén Darío para o período 2021-2022. A partir de uma abordagem quantitativa, a técnica de pesquisa foi utilizada nesta pesquisa. A população é composta por 80 estudantes e a amostra foi concebida de tal forma que é idêntica à população. Foram utilizadas estatísticas descritivas para analisar os dados gerados. Um instrumento foi projetado e validado pelo julgamento de especialistas e aplicado para coletar os dados necessários sobre o nível de conhecimento alcançado em Geografia. 41,6% dos estudantes (33 pessoas) estão em um nível baixo. Esta é a principal preocupação, e é claro que é necessária uma mudança nas aulas para que o aprendizado de qualidade possa ocorrer.

Biografia do Autor

Roberto Lorenzo Benítez, Universidad Católica del Ecuador, Santo Domingo

Magister en Ciencias de la Educación. Especialista en tecnologías educativas, fotógrafo y diseñador de comunicación visual. Profesor en Pontificia 

Jonathan Córdoba, Universidad Católica del Ecuador, Santo Domingo

Estudiante de la carrera de Ciencias de la Educación Pontificia

Patricia Moreno Rivera, Universidad Católica del Ecuador, Santo Domingo.

Estudiante de la carrera de Ciencias de la Educación Pontificia

Referências

Abreu, O., Gallegos, M., Jácome, J. y Martínez, R. (2017). Didáctica: Epistemología y Definición en la Facultad de educativa en la Universidad Técnica del norte de Ecuador. Formación universitaria, 10(3), 81-92. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062017000300009

Barrera, M., Barragán G. y Ortega, G. (2017). La realidad educativa ecuatoriana desde una pers-pectiva docente. Revista Iberoamericana de Educación, 75(2), 9-20. https://doi.org/10.35362/rie7522629

Casas, M. (2018). ¿Por qué enseñar Ciencias Sociales en Educación Infantil? [Mensaje en un blog] https://casiellomariangeles.wordpress.com/2012/09/24/por-que-ensenarciencias-sociales-en-educacion-infantil-2/ (02/04/2021).

Castillo, G., Faúndez, L. y Rivas, D. (2010). Educación Geográfica. Introducción al análisis. http://repobib.ubiobio.cl/jspui/bitstream/123456789/1955/3/Rivas_Urra_Darwin.pdf

Gómez, C. y Pérez, A. (2021). La enseñanza de historia en las aulas: un tema para reflexionar. Debates por la Historia. 9(1), 129-154. https://www.redalyc.org/journal/6557/655768524006/html/

Hernández, F., García, M. y Maquillón, J. (2012). Planificación y Desarrollo de la Investi-gación. Formulación de Objetivos. Ponencia. Coloquio de Investigación en Ciencias de la Educación. Instituto de Ciencias de la Educación (ICE). Universidad Nacional Autónoma de Morelos (UAEM). Cuernavaca, México.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: McGrwall Hill Education.

López, J., Cabrera, D. y Ocampo, F. (2021). La importancia de enseñar Ciencias Sociales al es-tudiante en la actualidad. Revista Cognosis. 6(1), 35-56. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/3396/3311

Miranda, P. (2020). Estrategia metodológica para la enseñanza de estudios sociales en el cuarto grado de básica basada en la animación interactiva. Revista Encuentros. 18(1), 23-34. https://doi.org/10.15665/encuent.v18i01.2136

Prieto, M. y Lorda, M. (2009). Las representaciones en la construcción del rol del docente. Una experiencia de formación con los alumnos del profesorado en geografía en la universidad del sur. Revista Universitaria de Geografía. [en línea]. 2009. http://bibliotecadigital.uns.edu.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1852

Rendón, M., Villasís, M. y Miranda, M. (2016). Estadística descriptiva. Rev Alerg Mex. 63(4):397-407.

Reynosa, E., Rivera, A. y Rodríguez G. (2020). Adaptación docente educativa en el contexto covid-19: una revisión sistemática. Conrado, 16(77), 141-149. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000600141&lng=es&tlng=es

Ruiz, E. y Bárcenas, J. (2019). Edutecnología y aprendizaje. Sociedad Mexicana de Computación en la Educación.

Tamayo, M. (2006). Diccionario de la investigación científica. México: Limusa.

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Lorenzo Benítez, R., Córdoba, J., & Moreno Rivera, P. . (2022). Geografia Falante: Análise dos conhecimentos alcançados na 4ª série . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 86–103. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1482

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.