Metodologia para promover a formação de aprendizes empreendedores a partir da disciplina de Educação para o Trabalho.

Autores

  • Miguel Escalona Reyes Universidad de Holguín
  • Yanet Paz Olivera Secundaria Básica José Miró Argenter

Palavras-chave:

Metodologia, Formação de aprendentes, Empreendedorismo

Resumo

O objetivo desta investigação é desenvolver uma metodologia que promova a formação de estudantes empreendedores no contexto do ensino laboral. Esta iniciativa surge em resposta a insuficiências identificadas empiricamente no processo de formação de alunos empreendedores, o que impulsiona a necessidade de melhorar este aspeto fundamental da educação. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão exaustiva da literatura científica, que forneceu os fundamentos teóricos para a elaboração da metodologia. Além disso, foram realizadas entrevistas, oficinas de reflexão e pesquisas com professores experientes da escola, a fim de avaliar a viabilidade e a pertinência da proposta metodológica, bem como avaliar seu potencial impacto na formação de alunos empreendedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Escalona Reyes, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Especialidad Matemática, Profesor de Matemática, Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Yanet Paz Olivera, Secundaria Básica José Miró Argenter

Licenciado en Educación Laboral-Informática, Profesora de Educación Laboral. 

Referências

Bernal, G. (2018). Análisis documental de las metodologías de enseñanza. Desafíos educativos, (4), pp. 28-53. http://ciinsev.com/web/revistas/2017-2018/primeraEdicion/REVISTA4/03.pdf

Bucheli, T., Chancay, C., & Macías, M. (2022). Estrategia metodológica comunicativa y las actitudes de creatividad en la asignatura de emprendimiento. Revista Cognosis, 7(EE1), 169–178. https://doi.org/10.33936/cognosis.v7iEE-I.4764

Cerezal, J., y Ordóñez E. (2017). La clase de Educación Laboral. Sugerencias para el maestro. Pueblo y Educación.

Contreras, O. (2023). Emprendimiento empresarial de los estudiantes de la Facultad de Administración de la Universidad Nacional Micaela Bastidas de Apurímac, Sede Central Abancay, 2019. Repositorio Institucional UNAMBA. https://repositorio.unamba.edu.pe/handle/UNAMBA/1246

Fuentes, C., Sabido, J., & Miquel, J. (2019). El Desarrollo de la competencia social y ciudadana y la utilización de metodologías didácticas activas en las aulas de secundaria. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(2). https://doi.org/10.6018/reifop.22.2.369671

Fuentes, Q. (2020). Relación entre las estrategias colaborativas y la competencia emprendedora de los estudiantes del VII ciclo en la institución señor de exaltación en un contexto de aprendizaje remoto, 2020. https://repositorio.unsa.edu.pe/server/api/core/bitstreams/a3a7cfc2-afa9-4bd6-9bdf-fd5a4ce3ca6c/content

Hémbuz, G., y Sánchez, A. (2020). Características de los estudiantes emprendedores de pregrado pertenecientes a las sedes Neiva y La Plata de la Universidad Surcolombiana. Redipe, 10(4). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7917872.pdf

Herrera, C., & Montoya, L. (2013). El emprendedor: una aproximación a su definición y caracterización. Punto De Vista, 4(7), 7-30.

Jaramillo, B., & Quintero, S. (2021). Trabajando en equipo: múltiples perspectivas acerca del trabajo cooperativo y colaborativo: Working in teams: multiple perspectives on collaborative and cooperative work. Educación Y Humanismo, 23(41). https://doi.org/10.17081/eduhum.23.41.4188

Letelier, R., Quiroz, N. y Paiyeé, P. (2020). Desarrollo de procesos reflexivos por medio de innovación didáctica en el logro de habilidades. Revista de la Fundación Educación Médica, 23(4), pp. 219-225. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2014-98322020000400009

MECD, (2014). Real Decreto 126/2014. Legislación consolidada, 52. https://www.boe.es/buscar/pdf/2014/BOE-A-2014-2222-consolidado.pdf

Moreira, J., Zambrano, L., Rodríguez, M. (2021). El modelo Design thinking como estrategia pedagógica en la enseñanza-aprendizaje en la educación superior. Polo del Conocimiento: Revista científico - profesional, 6(3), 1062-1074. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7926866

Núñez, M. (2021). Análisis de las metodologías didácticas del profesorado novel universitario. [Tesis de doctorado inédita]. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/134650/N%c3%ba%c3%b1ez%20M%c3%a9ndez%2c%20Maribel%20tesis.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Padrón, A., Méndez, J., y Cornejo, G. (2022). Aportes del mentoring a la educación universitaria en la formación de emprendedores. Revista de Ciencias Sociales, 28(6), p. 284-296. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8598057

Parrales, S., & Rivadeneira, L. (2022). Metodología aula invertida y aprendizaje de destrezas matemáticas en estudiantes de básica superior. Revista Científica Sinapsis, 21(1). https://doi.org/10.37117/s.v21i1.599

Pérez, C., Pérez, A., & Velázquez, Y. (2021). La educación ambiental desde la disciplina proceso constructivo, en la formación inicial del profesor de educación laboral: la educación ambiental desde la disciplina proceso constructivo. Didáctica y Educación, 12(4), 224–237. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1257

Porras, J. (2015). Aproximación al estado de la formación en emprendimiento en instituciones de educación terciaria en Bogotá, D.C. Criterio Libre, 13(23), 201–213. https://revistas.unilibre.edu.co/index.php/criteriolibre/article/view/115

Quiroz, J., y Ballén, N. (2023). Percepción de la importancia de la enseñanza del emprendimiento, creatividad e innovación en la Facultad de Ciencias Administrativas y Contables de La Universidad de La Salle, desde la perspectiva de algunos actores. Universidad de la Salle. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=4169&context=administracion_de_empresas

Reynosa, E., Alfonso, E., Ortega, A., Navarro, O., Cruz, J. y Salazar, E. (2020). Estrategias didácticas para investigación científica: relevancia en la formación de investigadores. Revista Universidad y Sociedad, 12(1), pp. 259-266. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v12n1/2218-3620-rus-12-01-259.pdf

Rubio, G., Rodríguez, M., Flórez, M., y Molina, A. (2019). Perfil emprendedor en estudiantes: divergencias entre dos universidades colombianas. Revista Venezolana de Gerencia, 2. https://pdfs.semanticscholar.org/ce60/82be6549fc2caf39747bceef272faa4e9ea1.pdf

Saavedra, E. (2018). Plan de Gestión Empresarial para fomentar el Emprendedurismo en los Estudiantes del II ciclo de la Especialidad de Comunicación, Escuela Académica Profesional de Educación Secundaria, Facultad de Educación y Humanidades de la Universidad Nacional de San Martín (UNSM-T). [Tesis para obtener el grado académico de Máster en Ciencias]. Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo. https://repositorio.unprg.edu.pe/handle/20.500.12893/8129

Sánchez, M., y Tamayo, Y. (2018). La creatividad una propuesta de la Educación Secundaria Básica. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/06/creatividad-educacion-secundaria.html

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Escalona Reyes, M. ., & Paz Olivera, Y. . (2025). Metodologia para promover a formação de aprendizes empreendedores a partir da disciplina de Educação para o Trabalho. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(1), 323–340. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2169

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.