Estratégia para a profissionalização de professores no Instituto Vocacional Préuniversitário de Ciências Exatas.
Palavras-chave:
estratégia educacional, profissionalização de professores, treinamento de professores em serviçoResumo
Este artigo é o resultado de um projeto de pesquisa associado ao Programa Setorial do Ministério da Educação da República de Cuba, que tem entre suas prioridades a melhoria contínua do sistema educacional cubano. A profissionalização dos professores é o problema abordado no processo de pesquisa. O objetivo foi a elaboração de uma estratégia de trabalho para a profissionalização de professores, contextualizada para os Institutos Pré-Universitários Vocacionais de Ciências Exatas (IPVCE). Sistematizamos os fundamentos da estratégia, sua estrutura interna e o procedimento para sua implementação no contexto do IPVCE Luis Urquiza Jorge, na província de Las Tunas. A estratégia se baseou na avaliação da variável: profissionalização docente, cujos resultados foram levados em conta no diagnóstico estratégico, na elaboração de ações e na proposta de indicadores a serem medidos. Os métodos utilizados foram a modelagem, a abordagem sistêmica e a sistematização teórica. Os principais resultados foram: a determinação da missão e da visão da estratégia; a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; a precisão das dimensões estratégicas com seu sistema de ações; bem como a proposta dos objetivos estratégicos a serem avaliados com seus critérios de medição e escala de medição.
Referências
Barraza, H. J. (2019), “¿Cuál es la diferencia entre Propósito, Misión y Visión?”, Revista Entrepreneur en https://www.entrepreneur.com/article/294059
Barrios G., O., & Diez F., T. (2018). Estrategias: Una sistematización de definiciones en el campo educacional. Varona. Revista Científico Metodológica, (66).
Castellanos, L. (2015). Estrategia y planificación estratégica. Maracaibo, Zulia, Venezuela: IE Venezuela.
Ciprés, M. S., & Llusar, J. C. B. (2004). Concepto, tipos y dimensiones del conocimiento: configuración del conocimiento estratégico. Revista de economía y empresa, 22(52), 175-196.
Cruz, R. C. (2007). Valores-Misión-Visión. Contribuciones a la Economía, (2007-10), recuperado de: http://www.eumed.net/ce/2007b/rcc-0710.htm
Chandler, J. A. (2001). Local government today. New York, Third edition Manchester University Press
Grimá, T. J., & Tena, M. J. (1991). Análisis y formulación de estrategias empresariales. Barcelona: Editorial Hispano Europea.
Halten, K. J. (1987). El pensamiento estratégico. Madrid, Editorial Prentice Hall Hispanoamericana.
Koontz, H., Weihrich, H., & O'Donnell, C. (1985). Administración. New York, Editorial McGraw Hill.
Maldonado-Mera, B., Espinosa, K. B., & Cabrera, J. B. (2017). Análisis dimensional del concepto de estrategia. Revista Ciencia UNEMI, 10(25), 25-35.
Meza, A. (2013). Estrategias de aprendizaje. Definiciones, clasificaciones e instrumentos de medición. Propósitos y Representaciones, 1(2), 193-213. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2013.v1n2.48
Narváez Muñiz, L. T., Avilez Merino, R. D. L. M., & Galeas Guijarro, E. E. (2018). Estrategias y dimensiones competitivas de las empresas. Orientaciones metodológicas. Opuntia Brava, 10(4), 71-76.
Quinn, J. B. (1991). El Proceso Estratégico. Conceptos, contextos y casos. New York, Editorial Irwin.
Téllez, L. L., Rogers, G. J., & Hernández, L. O. (2023). Profesionalización docente en los Institutos Prevocacionales de Ciencias Exactas: evaluación y contextualización. Revista Didáctica y Educación, 14(4), 354–378.
Torán, F. (2012). Misión y Visión. Emprendiendo con sentido y rumbo. Colombia. Ediciones Corona Borealis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Tellez Lazo, José Alberto Rogers Gómez, Oel Hernández Laguna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.