Procedimentos de desenvolvimento. Uma maneira de fixar conceitos matemáticos no ensino médio.
Palavras-chave:
processo, aprendizagem de desenvolvimento, fixação, conceitos matemáticosResumo
Este material é o resultado de uma pesquisa realizada pelos autores como parte de seu doutorado em Ciências da Educação, onde identificaram as inadequações detectadas no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos. Esse aspecto representa a gênese do problema no estágio de fixação, que não permite ao aluno alcançar a transição do conhecimento para níveis mais elevados para a internalização de seu significado prático. Nessa perspectiva, projeta-se a ideia de elaborar um procedimento de desenvolvimento com suas ações necessárias para fornecer uma solução para o problema descrito. Quando aplicado, ele permite melhorar a assimilação dos conceitos dos alunos da escola secundária básica "Batalla Copo del Chato" em Las Tunas, Cuba. Além disso, com a aplicação de métodos de pesquisa Os resultados do nível teórico e empírico permitiram a sistematização de diferentes teorias, leis e conceitos das ciências da educação e da matemática para obter a base e propor o procedimento de desenvolvimento. Esses resultados corroboraram o fato de que a fixação de conceitos matemáticos, em que são levadas em conta as potencialidades oferecidas pelos procedimentos para o aprendizado da matemática, leva a um melhor aprendizado da matemática pelos alunos.
Referências
Almeida Carazo, B., Villegas Jiménez, E., Santana de Armas, H., García La Rosa, J., Rodríguez Ortiz, M., Álvarez Pérez, M., González Noguera, R. y Ballester Pedroso, S. (2018). Didáctica de la Matemática. Tomo I. Empresa Editorial Poligráfica Félix Varela.
Álvarez, M., Almeida, B. y Villegas, E. V. (2014). El PEA de la Matemática. Documentos metodológicos. Pueblo y Educación.
Álvarez, M. M. y Cruz, M. (2019). Los problemas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática. En: Didáctica de la Matemática. Tomo II. Versión digital.
Ballester, S. et al. (1992). Metodología de la Enseñanza de la Matemática. Tomo II. Pueblo y Educación.
Campistrous, L. y Rizo, C (2013). La resolución de problemas en la escuela. Conferencia paralela dictada en la I CEMACYC, celebrada en Santo Domingo, República Dominicana. http://revistas.ucr.ac.cr/
Castillo, Y. (2020). Diseño de unidades didácticas con carácter interdisciplinario para el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática en Educación Preuniversitaria. Tesis doctoral. Universidad de Las Tunas, Las Tunas, Cuba.
Cruz, M., García, M. M. y Rojas, O. J. (2018). Establecimiento de analogías durante el planteo de problemas matemáticos. Reflexiones para el contexto escolar. X Congreso Internacional Didáctica de las Ciencias. Del 2 al 6 de abril, Holguín, Cuba.
Castellanos D. et al. (2002). Aprender y enseñar en la escuela. Una concepción desarrolladora. Pueblo y Educación.
Cruz González, A. y Gamboa Graus, M. E. (2020). Medios de enseñanza y aprendizaje para la Geometría en la formación de profesores de Matemática. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(2), 289-313.
Domínguez, A. (2021). La formulación de problemas para el Proceso de Enseñanza Aprendizaje de la Matemática en la Secundaria Básica. Tesis Doctoral. Universidad de Las Tunas, Cuba.
Estrada Urbina, F. R. y Gamboa Graus, M. E. (2023). Evaluación del aprendizaje de matemáticas basada en la reflexión metacognitiva en Educación Media Superior. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 14(3), 259–276.
Galperin, P. Y. (1986). Sobre el método de formación por etapas de las acciones intelectuales. En: Antología de la Psicología Pedagógica y de las edades. Pueblo y Educación.
Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).
Silvestre, M. y Zilberstein, J. (2002). Hacia una didáctica desarrolladora. Pueblo y Educación.
Ministerio de Educación. (2016). Plan de estudio de la Educación Secundaria Básica. Versión digital.
Proenza, Y. (2002). Modelo didáctico para el aprendizaje de los conceptos y procedimientos geométricos en la escuela primaria. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Instituto Superior Pedagógico "José de la Luz y Caballero”, Holguín.
Romero Delgado, R. y Gamboa Graus, M. E. (2024). Incorporación del desarrollo socioemocional en la enseñanza de matemáticas para la Educación Media Superior. Didáctica y Educación, 15(1), 449–477.
Valledor Estevill, R. F. (2019). La innovación en la investigación educacional. La innovación teórica. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 17–32.
Velázquez Prieto, R. Y., Gamboa Graus, M. E. y Zaldivar Henriquez, L. (2023). Tecnologías de la información y la comunicación como mediadores clave en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la geometría. Universidad y Sociedad, 15(6), 384-395. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/4156
Zaldivar Henriquez, L., Cruz López, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2015). Mediación didáctica contextualizada de las tecnologías de la información y la comunicación para la fijación de conceptos matemáticos. Didasc@lia: didáctica y educación, 6(1), 49–68.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Silvio Rodríguez Marcos, Luis Zaldivar Henriquez, Maricela Rodríguez Ortiz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.