O papel do cuidador do paciente: um desafio atual para a formação do estudante de enfermagem

Autores

  • Gigi Lisette Baños Galeas Instituto Universitario Argos
  • Consuelo de Jesús Alban Meneses Universidad Técnica de Babahoyo.
  • Alicia Filadelfia Escobar Torres Universidad Técnica de Babahoyo.

Palavras-chave:

Enfermagem, paciente, cuidados, cuidado, cuidador, aprendizagem móvel

Resumo

O artigo oferece reflexões interessantes sobre como alcançar um processo de educação do estudante de enfermagem que leve em conta o papel do cuidador do paciente com base na aprendizagem móvel (m-Learning), durante os serviços de segurança e cuidados de enfermagem. Foi realizado um estudo descritivo - revisão documental, foram utilizados os métodos de análise de literatura nacional e estrangeira, síntese, indução, dedução e são oferecidas sugestões gerais sobre como treinar o estudante de enfermagem no papel de cuidador do paciente a partir de suas funções de cuidado para a segurança do paciente e o uso de dispositivos móveis a partir da educação no trabalho. O estudo pode ser generalizado com flexibilidade e adaptabilidade ao processo de treinamento profissional de estudantes de enfermagem.

Biografia do Autor

Gigi Lisette Baños Galeas , Instituto Universitario Argos

Máster en Salud y Seguridad 0cupacional con Mención en Prevención de Riesgos Laborales; Licenciada en Enfermería.

Consuelo de Jesús Alban Meneses , Universidad Técnica de Babahoyo.

Magíster en Gerencia de los Servicios de Salud; Licenciada en Enfermería.  

Alicia Filadelfia Escobar Torres , Universidad Técnica de Babahoyo.

Magíster en Gestión de Servicios de Salud; Licenciada en Enfermería.  

Referências

ADVANTECNIA. (2023). Funciones de una enfermera en un hospital. Comunicación asistencial. http://advantecnia.com/funciones-de-una-enfermera-en-un-hospital/

Albán, C., Acosta, M., Sellan, V. y Escobar, A. (2021). Procedimiento para la formación profesional de los internos de Enfermería. Revista Formación y Calidad Educativa 9 (1). 241-256. http:// www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/33340

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Ronquillo, L. E. (2022). Enseñanza – aprendizaje profesional para formar trabajadores competentes. Libro Mundo. https://editoriallibromundo.wordpress.com/editorial-libro-mundo/colecciones/educacion-contemporanea/ensenanza-aprendizaje-profesional-para-formar-trabajadores-competentes/

Alonso, L. A., Larrea, J. J. y Moya, C. A. (2020). Metodología para la formación de competencias profesionales en estudiantes universitarios mediante proyectos formativos. Revista Transformación, 16, (3). 418-434., https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/e3366

Alonso, L. A., Moya, C. A., y Corral, J. (2023). La formación de la competencia profesional de emprendimiento en estudiantes universitarios mediante el aprendizaje móvil (m-Learning). Revista Transformación, 19 (3), 413-428. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/e4422

Calle, S., Torres, K. y Tusa, F. (2022). Las TICs, la enseñanza y la alfabetización digital de la familia. Revista Transformación, 18 (1), 94-113. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552022000100094&lng=es&tlng=es

Cantillo, C. P., Ramírez, C. A. y Perdomo, A. Y. (2018). Habilidad de cuidado en cuidadores familiares de personas con enfermedad crónica y sobrecarga percibida. Revista Ciencia y Enfermería 24 (16). DOI: 10.4067/s0717-95532018000100216

Coral, D. I., Calvopiña, E. S. y Alban, C. de J. (2022). Formación de la competencia seguridad del paciente durante la práctica del cuidado de enfermería. Revista Luz, 22 (1). https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1237

Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) Edamsa Impresiones S.A. de C.V.: http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf

Herrera, E. E. (2021). Implementación de herramienta m-learning para el aprendizaje de adición de números enteros en tiempos de pandemia. Revista Universidad y Sociedad, 13 (6), pp. 99-108 . https://orcid.org/0000-0001-9733-7811

Lascano, J. C., Vega, C. del C. y Hinojosa, M. M. . (2023). Uso de recursos educativos abiertos como medio de aprendizaje de los estudiantes de la carrera de enfermería. Revista Didáctica y Educación , 14 (3), 311–332. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1743

Martínez, L., Lorenzo, A. y Llantá, M.C. (2019). Carga del cuidador en cuidadores informales primarios de pacientes con cáncer de cabeza y cuello. Revista Habanera de Ciencias Médicas 18 (1). 126-137. http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/2341

Mijangos, A., Jiménez, E. A., Pérez, M. y Hernández, A. (2020). Calidad del cuidado de enfermería desde el enfoque de Donabedian en pacientes hospitalizados con dolor. Revista Ciencia y Enfermería, 26 (26). 1-14. http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717- 95532020000100219&lng=es

Ministerio de Educación Superior Ecuatoriano (MEE). (2018). Licenciatura en Enfermería. Perfil de egreso. https://www.universidades.com.ec/universidad-tecnica-de-babahoyo/licenciatura-enenfermeria

Nápoles, H., Sobrino, E. y Rodríguez, R. C. (2022). Los dispositivos móviles como escenario de aprendizaje en línea en condiciones de virtualidad. Revista Mendive 20 (2), 569-582. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962022000200569&lng=es&tlng=es

Nascimento T, Lopes F, Silvino Z, Ferreira D. (2020). Políticas de controle de infecção no Brasil e qualidade da assistência de enfermagem: reflxões necessárias. Research, Society and

Development 9 (5). http://dx.doi.org/10.33448/rsd

Salas, RS, Salas L y Salas A. (2023). Las competencias y la educación médica cubana. Editorial Ciencias Médicas. http://www.bvscuba.sld.cu/libro/lascompetencias-y-la-educacion-medica-cubana

Torres C, Páez E.A, Rincón S.L, Rosas B.D y Mendoza M.E. (2016). Reproducibilidad del cuestionario: calidad de cuidados de enfermería en pacientes hospitalizados. Revista Cuidados de Enfermería 7 (2), 1338-44. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v7i2.339

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Baños Galeas , G. L. ., Alban Meneses , C. de J. ., & Escobar Torres , A. F. (2023). O papel do cuidador do paciente: um desafio atual para a formação do estudante de enfermagem . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(6), 306–322. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1899

Edição

Seção

Artículos

ARK