Educação para a cidadania em nível préuniversitário. Um desafio atual

Autores

  • Clara Ivia Anaya La O Instituto Preuniversitario Urbano: “Roberto Ramírez Delgado” Niquero. Granma.
  • Luis Manuel Jorge Puig Instituto Preuniversitario Urbano: “Ignacio Pérez Zamora” Jiguaní. Granma.
  • José Ramón La O Zambrano Centro Universitario Municipal de Niquero, Granma.

Palavras-chave:

treinamento de cidadania, aluno, processo pedagógico

Resumo

Atualmente, a formação para a cidadania está surgindo como um imperativo social, e este artigo apresenta uma nova concepção de formação para a cidadania para alunos do nível pré-universitário de educação. Os resultados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de doutorado sobre o assunto. São apresentadas evidências de um estudo diagnóstico realizado com professores e alunos pertencentes ao

Instituto Pré-universitário Urbano: Roberto Ramírez Delgado, do município de Niquero, mostrando insuficiências no tratamento da formação cidadã a partir do processo pedagógico desenvolvido. 

Biografia do Autor

Clara Ivia Anaya La O, Instituto Preuniversitario Urbano: “Roberto Ramírez Delgado” Niquero. Granma.

Licenciada en Educación, especialidad Marxismo-Leninismo e Historia, Profesora de Historia de Cuba. Profesor Instructor.

Luis Manuel Jorge Puig, Instituto Preuniversitario Urbano: “Ignacio Pérez Zamora” Jiguaní. Granma.

Licenciado en Educación en la Especialidad de Informática. Profesor de Informática. Profesor Instructor. 

José Ramón La O Zambrano, Centro Universitario Municipal de Niquero, Granma.

Ingeniero Agrónomo, Profesor Instructor.

Referências

Arroyo, M. E., Crespo, T. B., Mancha, C. J. y Schugurensky, D. (2020). Prácticas innovadoras en educación ciudadana ¿Qué dicen las revistas académicas españolas? Revista Fuentes 22(2), 212-223. https://doi.org/10.12795/revistafuentes.2020.v22.i2.09

Basto-Castillo, M y Basto-Rizo, M (2018) Tendencias históricas del proceso de formación continua de la orientación profesional en la educación preuniversitaria. Revista Universidad de Oriente, (SP1).

Bejas, M. L., Lozada, J. y Zarraga, E. (2017) La educación y la formación ciudadana para el siglo XXI en Venezuela y la obsolescencia de los contenidos de aprendizaje en las Ciencias Sociales. Revista Omnia, 23(1), 79-101. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=73753475007

Blancafort, S. (2012). Competencia cívica y actitudes hacia el Estado del Bienestar: La opinión

pública de los ciudadanos españoles [Tesis Doctoral], Universidad Autónoma de Barcelona. https://www.tdx.cat/handle/10803/97365

Calvas Ojeda, M. G., Espinoza Freire, E. E., y Herrera Martínez, L. (2019). Fundamentos del estudio de la historia local en las ciencias sociales y su importancia para la educación ciudadana. Revista Conrado, 15(70), 193-202.

Céspedes, J. E., Salas, R. y Hernández, R. (2021). Estrategia pedagógica para la formación humanista en estudiantes de preuniversitario. Revista Varela, 21(59), 123-131.

Cuza, M. A. (2015). Manual de trabajo del director de Preuniversitario. Pueblo y Educación.

Druckman, J. N. (2002). The implications of framing effects for citizen competences. Political Behavior, 3(3), 225-256. https://psycnet.apa.org/record/2002-13333-002

Ferro, F., Hernández, I. y Acanda, A. (2017, marzo). La formación ciudadana: Un proceso formativo medular en la estrategia educativa de la universidad médica [Ponencia]. Congreso Universidad 2017, La Habana, Cuba. http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/794

Gadamer, H. (2017). Verdad y método. Volumen 1 (Decimocuarta ed.). Sígueme.

García, G., Cánovas, F. L., Chávez, R. J., Sánchez, C. A., Sánchez-Toledo, R. M., López, H. J., Estebas, B. M., Rosés, M. A., Valera, O., Ruiz, A. A., Rico, M. P., Silvestre, O. M., Addine, F. F., Gonzáles, S. A. M., Recarey, F. S., Zilberstein, T. J., López, H. J., Báxter, P. E., Bonet, C. M. y Domenech, A. D. (2002). Compendio de Pedagogía. Pueblo y Educación.

García, C. A. (2016). Interpretaciones y paradojas de la Educación Ciudadana en Chile una

aproximación comprensiva desde las significaciones ciudadanas y pedagógicas de los

profesores de Historia [Tesis Doctoral], Pontificia Universidad Católica de Chile.

http://repositorio.conicyt.cl/bitstream/handle/10533/182493/GARCIA_CAROLINA_2864D.pdf?sequence=1

González, B. M. (2016). Acerca del concepto de formación ciudadana. En V. Ojalvo, y Y. Cortiza, (Comp.), La responsabilidad social universitaria. Paradigma de la nueva universidad (pp. 271-284). Pueblo y Educación.

González, B. (2016). Acerca del concepto de formación ciudadana. Editorial Juárez.

Kuklinski, J. H., Quirk, P. J., Jerit, J., & Rich, R. F. (2001). The Political Environment and Citizen Competence. American Journal of Political Science, 45(2), 410– 424. https://experts.illinois.edu/en/publications/the-political-environment-and-citizencompetence

López, R. (2017). Ética, axiología y formación de valores en la Cultura Física y los deportes. Slideshare. http://es.slideshare.net/profesorsoto/axiologiadeportivabombino1

Machado, M. I. (2014). La labor educativa en el proceso pedagógico del preuniversitario. [Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Blas Roca Calderío”. Guantánamo.

Mazzina, C. (2012). La importancia de la formación ciudadana. http://usuarios.muiltimania. es/politicas.net/articulos/formacion.htlm

Meléndez, M. T. (2011). Formación para la ciudadanía en el alumnado de secundaria en México: Diagnóstico desde un modelo democrático e intercultural [Tesis Doctoral], Universidad de Barcelona. http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/42479

http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/42479/2/01.MTMI_TESIS.pdf

Quiroz, R. E. (2009). Formación ciudadana y educación cívica: ¿cuestión de actualidad o resignificación? Revista Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, 14, 123-138. https://www.redalyc.org/pdf/652/65213214007.pdf

Silva, R. (2003). Modelo pedagógico para la formación ciudadana de los Maestros Primarios [Tesis de Maestría], Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona” La Habana, Cuba http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/442/4422329012/4422329012.pdf

Venet Muñoz, R. (2019). La formación ciudadana en el contexto universitario. Una mirada axiológico-cultural desde la educación para la paz y la no violencia. Revista Conrado, 15(70), 435-443

Vargas, J. M. (2012). Tiempos difíciles para la formación ciudadana: Entre la realidad y el ideal [Archivo en PDF]. http://www.redeseducacion.net/ciudadania.htm

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Anaya La O, C. I. ., Jorge Puig, L. M., & La O Zambrano, J. R. . (2024). Educação para a cidadania em nível préuniversitário. Um desafio atual . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(1), 130–149. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1849

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.