Estudo diagnóstico de habilidades pedagógicas profissionais para o trabalho multigraduado.
Palavras-chave:
educação primária, escolas de vários graus, habilidades, formação inicial de professoresResumo
O artigo tem como objetivo desvelar o estudo diagnóstico da formação de competências profissionais pedagógicas para o trabalho na escola multisseriada em alunos em formação inicial do curso de Licenciatura em Educação Básica, a partir da determinação das deficiências nesse sentido, que limitam seu desempenho profissional nessa esfera de atuação. Para o estudo, foram consideradas duas dimensões: a preparação dos professores da Disciplina Principal Integradora para contribuir com a formação de habilidades pedagógicas profissionais para o trabalho na escola multisseriada e a preparação dos alunos para o trabalho na escola multisseriada. Ambas as dimensões foram operacionalizadas entre indicadores, para obter informações sobre o domínio do conhecimento teórico e metodológico que professores e alunos possuem sobre as particularidades do processo de ensino-aprendizagem no grupo multietário. O processamento dos dados obtidos por meio da aplicação de diferentes métodos e técnicas de pesquisa, como a enquete, a entrevista, a revisão de documentos e a observação de aulas e outras atividades do processo de formação, permitiu identificar insuficiências na prática pedagógica e as causas que as condicionam, elementos necessários a serem levados em conta para a formação das habilidades necessárias para o trabalho no grupo multietário e para a proposta oferecida após a conclusão da pesquisa que fundamenta o presente artigo científico.
Referências
Céspedes, A. (2008). Concepción Teórica de la gestión didáctica del proceso de sistematización de las habilidades profesionales en la formación multígrado en la Licenciatura en Educación Primaria. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico Frank País García. Edición electrónica gratuita. Texto completo en www.eumed.net/tesis/2010/acg
Cruz, E. (2019). La formación inicial del profesional de la educación primaria en el multígrado, desde la disciplina principal integradora. [Tesis doctoral], Universidad de Holguín. https://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/6166.
Díaz, A. R., Díaz, Y., y Companioni, I. (2016). El desarrollo de la habilidad profesional pedagógica diagnosticar con enfoque psicopedagógico en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Primaria. Educación y Sociedad, 14(2), 77-91.
Fajardo, R. (2019). La formación del licenciado en Educación Primaria para la dirección del proceso de enseñanza-aprendizaje en el grupo clase multígrado. [Tesis de doctorado], Universidad de Matanzashttp://rein.umcc.cu/handle/123456789/592.
Frutos, Y., Varona, L. y Más, P. (2023). Diagnóstico sobre la preparación del profesional en formación de Pedagogía Psicología para la atención satisfactoria a los sujetos con trastorno de conducta. Luz, 22(1). https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1243
Gamboa Graus, M. E. (2023). Sample size calculation in scientific research. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. 11(1). https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3680/3623
González, G. C. (2006). Modelo pedagógico para la dirección del proceso de la escuela multígrado. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/5584
Marrero, H (2007). El aprendizaje grupal en escolares de aulas multígrado del sector rural. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/5220
Martínez, M. (2007). El desarrollo intelectual desde la dirección del aprendizaje, en escolares del multígrado complejo 4.-5.-6. Grados. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/2682
Martínez, M., Peña, D. C. y Rodríguez, J. C. (2015). La clase única de Matemática en grupos multígrado. Mendive, 13(4).
http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1395
Martínez, M. y Peña, D. C. (2019). Particularidades del proceso de enseñanza-aprendizaje en el grupo multígrado. Edusol, 19(67), 78-91.
Ministerio de Educación Superior (2016). Modelo del profesional de la carrera Licenciatura en Educación. Primaria Plan de Estudio E.
Peña, D. C., Martínez, M. y Ibáñez, A. L. (2020). La formación del maestro para la concepción de la clase en grupos multígrado. Luz, 19(1), 14-22. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1016.
Santos, L. E. (2016). Aulas multígrado y circulación de los saberes: Especificidades didácticas de la escuela rural. Currículum y Formación del profesorado, 15(2),71-91. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/20258
Santos, L. E. (2020). Didáctica multígrado: Algunas claves conceptuales para una pedagogía de la diversidad. https://www.grade.org.pe/creer/recurso/didactica-multígrado-algunas-claves-conceptuales-para-una-pedagogia-de-la-diversidad/.
Silva, N. (2011). Modelo pedagógico dirigido a la formación inicial del maestro primario para la escuela multígrado. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico Pepito Tey. https://www.roa.ult.edu.cu/handle/123456789/2617
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Yudy Yadira, Dora Caridad, Humberto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.