Estudo diagnóstico de habilidades pedagógicas profissionais para o trabalho multigraduado.

Autores

  • Yudy Yadirar Marrero Aballe Universidad de Holguin
  • Dora Caridad Peña Infante Universidad de Holguín
  • Humberto Marrero Silva Universidad de Holguín

Palavras-chave:

educação primária, escolas de vários graus, habilidades, formação inicial de professores

Resumo

O artigo tem como objetivo desvelar o estudo diagnóstico da formação de competências profissionais pedagógicas para o trabalho na escola multisseriada em alunos em formação inicial do curso de Licenciatura em Educação Básica, a partir da determinação das deficiências nesse sentido, que limitam seu desempenho profissional nessa esfera de atuação. Para o estudo, foram consideradas duas dimensões: a preparação dos professores da Disciplina Principal Integradora para contribuir com a formação de habilidades pedagógicas profissionais para o trabalho na escola multisseriada e a preparação dos alunos para o trabalho na escola multisseriada. Ambas as dimensões foram operacionalizadas entre indicadores, para obter informações sobre o domínio do conhecimento teórico e metodológico que professores e alunos possuem sobre as particularidades do processo de ensino-aprendizagem no grupo multietário. O processamento dos dados obtidos por meio da aplicação de diferentes métodos e técnicas de pesquisa, como a enquete, a entrevista, a revisão de documentos e a observação de aulas e outras atividades do processo de formação, permitiu identificar insuficiências na prática pedagógica e as causas que as condicionam, elementos necessários a serem levados em conta para a formação das habilidades necessárias para o trabalho no grupo multietário e para a proposta oferecida após a conclusão da pesquisa que fundamenta o presente artigo científico.

Biografia do Autor

Yudy Yadirar Marrero Aballe, Universidad de Holguin

Licenciada en Educación Primaria. Profesora Auxiliar, Máster en Ciencias de la Educación. Segunda Jefa de Departamento de Educación Inicial y Primaria. Facultad Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín. Cuba

Dora Caridad Peña Infante, Universidad de Holguín

Licenciada en Matemática. Profesora Titular, Doctor en Ciencias Pedagógicas. Jefa de Departamento de Educación Inicial y Primaria. Facultad Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín. Cuba

Humberto Marrero Silva, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Primaria. Profesor Auxiliar, Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor del Departamento de Educación Especial Logopedia. Facultad Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín. Cuba.

Referências

Céspedes, A. (2008). Concepción Teórica de la gestión didáctica del proceso de sistematización de las habilidades profesionales en la formación multígrado en la Licenciatura en Educación Primaria. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico Frank País García. Edición electrónica gratuita. Texto completo en www.eumed.net/tesis/2010/acg

Cruz, E. (2019). La formación inicial del profesional de la educación primaria en el multígrado, desde la disciplina principal integradora. [Tesis doctoral], Universidad de Holguín. https://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/6166.

Díaz, A. R., Díaz, Y., y Companioni, I. (2016). El desarrollo de la habilidad profesional pedagógica diagnosticar con enfoque psicopedagógico en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Primaria. Educación y Sociedad, 14(2), 77-91.

Fajardo, R. (2019). La formación del licenciado en Educación Primaria para la dirección del proceso de enseñanza-aprendizaje en el grupo clase multígrado. [Tesis de doctorado], Universidad de Matanzashttp://rein.umcc.cu/handle/123456789/592.

Frutos, Y., Varona, L. y Más, P. (2023). Diagnóstico sobre la preparación del profesional en formación de Pedagogía Psicología para la atención satisfactoria a los sujetos con trastorno de conducta. Luz, 22(1). https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1243

Gamboa Graus, M. E. (2023). Sample size calculation in scientific research. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. 11(1). https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3680/3623

González, G. C. (2006). Modelo pedagógico para la dirección del proceso de la escuela multígrado. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/5584

Marrero, H (2007). El aprendizaje grupal en escolares de aulas multígrado del sector rural. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/5220

Martínez, M. (2007). El desarrollo intelectual desde la dirección del aprendizaje, en escolares del multígrado complejo 4.-5.-6. Grados. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/2682

Martínez, M., Peña, D. C. y Rodríguez, J. C. (2015). La clase única de Matemática en grupos multígrado. Mendive, 13(4).

http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1395

Martínez, M. y Peña, D. C. (2019). Particularidades del proceso de enseñanza-aprendizaje en el grupo multígrado. Edusol, 19(67), 78-91.

Ministerio de Educación Superior (2016). Modelo del profesional de la carrera Licenciatura en Educación. Primaria Plan de Estudio E.

Peña, D. C., Martínez, M. y Ibáñez, A. L. (2020). La formación del maestro para la concepción de la clase en grupos multígrado. Luz, 19(1), 14-22. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1016.

Santos, L. E. (2016). Aulas multígrado y circulación de los saberes: Especificidades didácticas de la escuela rural. Currículum y Formación del profesorado, 15(2),71-91. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/20258

Santos, L. E. (2020). Didáctica multígrado: Algunas claves conceptuales para una pedagogía de la diversidad. https://www.grade.org.pe/creer/recurso/didactica-multígrado-algunas-claves-conceptuales-para-una-pedagogia-de-la-diversidad/.

Silva, N. (2011). Modelo pedagógico dirigido a la formación inicial del maestro primario para la escuela multígrado. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico Pepito Tey. https://www.roa.ult.edu.cu/handle/123456789/2617

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Marrero Aballe, Y. Y., Peña Infante, D. C., & Marrero Silva, H. (2023). Estudo diagnóstico de habilidades pedagógicas profissionais para o trabalho multigraduado . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 251–266. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1820

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.