Atividades para fortalecer o valor da solidariedade em alunos do ensino secundário básico
Palavras-chave:
atividades, formação de valores, solidariedadeResumo
As transformações no Ensino Secundário Básico têm como um dos seus objetivos fundamentais o desenvolvimento integral dos adolescentes, com influência marcante na formação de valores. Esta é uma das problemáticas que frequentemente encontramos neste nível de ensino. O presente trabalho tem como objetivo conceber atividades que respondam às exigências estabelecidas no Modelo de Ensino Secundário Básico. A sua importância prática consiste em oferecer atividades planeadas e sistemáticas com um forte caráter educativo que reúne os aspetos metodológicos essenciais para a sua implementação, com o objetivo de fortalecer o valor da solidariedade nos alunos do Ensino Secundário Básico, a partir do processo educativo docente. A investigação foi posta em prática na escola secundária básica Germán Columbié Cruz, do município de Las Tunas, e os resultados obtidos demonstraram que as atividades constituem uma forma de fortalecer o valor da solidariedade.
Downloads
Referências
Acebo, M. (2005). La formación del valor Identidad Latinoamericana en adolescentes de Secundaria Básica. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico “Pepito Tey”.
Alcocer, P. M., Morales, A. y González J. L. (2016). Formación docente para promover valores morales en la Universidad de Guayaquil. Revista Universidad y Sociedad, 8(2), 179-186. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202016000200024&lng=es&tlng=es
Báxter, E. (2007). Educar en valores: Tarea y reto de la sociedad. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Batista, G. (2003). Compendio de Pedagogía. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Buxarrais, M. R. (1998). Educar para la solidaridad. OEI Revista ACSUR Las Segovias. https://academia.edu/1532046/Educar_para_la_Solidaridad
Mined. (2007). VIII Seminario Nacional para educadores. Primera parte. Editorial Pueblo y Educación.
Mined. (2016). Plan de estudio de la Educación Secundaria Básica. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Martí, J. J. (2009). La edad de Oro. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Verdezoto, I. M., Lorenzo, R. y Jurado, M. I. . (2022). Metodología colaborativa para fortalecer los valores morales en estudiantes de la Básica Media de la Unidad Educativa Fiscomisional “Cristo Redentor”. Didáctica y Educación, 13(5), 98–123. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1489
Lezama, B. A. y Jara, I. J. (2023). El uso del juego didáctico como herramienta para mediar los valores morales en niños y niñas de 5 años de la Institución educativa inicial No 230 Huayobamba, San Marcos-Cajamarca. [Tesis de maestría], Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo. https://repositorio.unprg.edu.pe
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Yennis Cabrales Perdomo, Yenet Cabrales Perdomo, Waldo Osmidel Ávila Garcés

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.