Atividades para fortalecer o valor da solidariedade em alunos do ensino secundário básico

Autores

  • Yennis Cabrales Perdomo Escuela Secundaria Básica Urbana: Germán Columbié Cruz, Las Tunas
  • Yenet Cabrales Perdomo Universidad de Las Tunas
  • Waldo Osmidel Ávila Garcés Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

atividades, formação de valores, solidariedade

Resumo

As transformações no Ensino Secundário Básico têm como um dos seus objetivos fundamentais o desenvolvimento integral dos adolescentes, com influência marcante na formação de valores. Esta é uma das problemáticas que frequentemente encontramos neste nível de ensino. O presente trabalho tem como objetivo conceber atividades que respondam às exigências estabelecidas no Modelo de Ensino Secundário Básico. A sua importância prática consiste em oferecer atividades planeadas e sistemáticas com um forte caráter educativo que reúne os aspetos metodológicos essenciais para a sua implementação, com o objetivo de fortalecer o valor da solidariedade nos alunos do Ensino Secundário Básico, a partir do processo educativo docente. A investigação foi posta em prática na escola secundária básica Germán Columbié Cruz, do município de Las Tunas, e os resultados obtidos demonstraram que as atividades constituem uma forma de fortalecer o valor da solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yennis Cabrales Perdomo, Escuela Secundaria Básica Urbana: Germán Columbié Cruz, Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Marxismo Leninismo e Historia. Máster en Ciencias de la Educación.

Yenet Cabrales Perdomo, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Física. Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Auxiliar. Departamento Matemática Física

Waldo Osmidel Ávila Garcés, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Química. Máster en Química.

Referências

Acebo, M. (2005). La formación del valor Identidad Latinoamericana en adolescentes de Secundaria Básica. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico “Pepito Tey”.

Alcocer, P. M., Morales, A. y González J. L. (2016). Formación docente para promover valores morales en la Universidad de Guayaquil. Revista Universidad y Sociedad, 8(2), 179-186. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202016000200024&lng=es&tlng=es

Báxter, E. (2007). Educar en valores: Tarea y reto de la sociedad. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Batista, G. (2003). Compendio de Pedagogía. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Buxarrais, M. R. (1998). Educar para la solidaridad. OEI Revista ACSUR Las Segovias. https://academia.edu/1532046/Educar_para_la_Solidaridad

Mined. (2007). VIII Seminario Nacional para educadores. Primera parte. Editorial Pueblo y Educación.

Mined. (2016). Plan de estudio de la Educación Secundaria Básica. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Martí, J. J. (2009). La edad de Oro. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Verdezoto, I. M., Lorenzo, R. y Jurado, M. I. . (2022). Metodología colaborativa para fortalecer los valores morales en estudiantes de la Básica Media de la Unidad Educativa Fiscomisional “Cristo Redentor”. Didáctica y Educación, 13(5), 98–123. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1489

Lezama, B. A. y Jara, I. J. (2023). El uso del juego didáctico como herramienta para mediar los valores morales en niños y niñas de 5 años de la Institución educativa inicial No 230 Huayobamba, San Marcos-Cajamarca. [Tesis de maestría], Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo. https://repositorio.unprg.edu.pe

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Cabrales Perdomo, Y., Cabrales Perdomo, Y., & Ávila Garcés, W. O. (2025). Atividades para fortalecer o valor da solidariedade em alunos do ensino secundário básico. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(3), 16–35. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1703

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.