Metodologia para a formação profissional do técnico médio em Agronomia no contexto da diversidade de projetos

Autores

  • María Cristina Castillo Castro Dirección General de Educación Jobabo
  • Luis Téllez Lazo Universidad de Las Tunas https://orcid.org/0000-0001-6712-8269
  • José Alberto Rogers Gómez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

Formação, Educação Técnica, projetos, contexto

Resumo

Como parte do III aperfeiçoamento, a Educação Técnica e Profissional tem a missão de formar a força de trabalho qualificada com diversas formas de organização para o seu desenvolvimento. Por isso, determina-se como problema da investigação: insuficiências na formação profissional do técnico médio em Agronomia; para a sua solução, apresenta-se como objetivo: elaborar uma metodologia para a formação profissional do técnico médio em Agronomia no contexto da diversidade de projetos, que considera a ampliação das relações entre a entidade laboral e o centro politécnico e o uso de diferentes contextos para realizar a formação através de cinco etapas e 12 procedimentos; para contribuir para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos aprendidos para a solução dos problemas profissionais no seu posto de trabalho. Isso trouxe consigo o uso de métodos como o sistémico estrutural funcional, a modelagem, a observação, a pesquisa e a entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Cristina Castillo Castro, Dirección General de Educación Jobabo

Licenciada en Educación, especialidad Primaria. Máster en Ciencias de la Educación. Metodológa de la Dirección General de Educación Jobabo

Luis Téllez Lazo, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Eléctrica. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas.

José Alberto Rogers Gómez, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Informática. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Referências

Alonso, L.A., Cruz, M.A. y Ronquillo, L.E. (2022). Enseñanza-aprendizaje profesional para formar trabajadores competentes. Manta – Manabí –Ecuador: Libro Mundo. (pp. 24-25)

Añorga, J. (1996). La Educación Avanzada: ¿Mito o realidad? La Habana: ISP “Enrique José Varona”, 1996. -- (Edición digital).

Barly, L. (2013). La superación pedagógica del tutor de la práctica preprofesional del Técnico Medio en la especialidad Electricidad. [Tesis doctoral], Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey, Las Tunas.

Centro Europeo de posgrados y empresas. CEUPE. (2021). ¿Qué es capacitación profesional?. https://www.ceupe.com>blog>ca.

Gaceta Oficial Extraordinaria No. 29. (2013). Ley No. 116, Código de Trabajo, Habana. Cuba.

(pp. 6-7).

López Falcón, A. (2021). Los tipos de resultados de investigación en las ciencias de la educación. Revista Conrado, 17(S3), 56-61.

Mena, M., Keeling, M. y Pérez, L. (2019). Sistematización científica pedagógica de la contribución de los educadores desde la producción intelectual. Revista Atenas. 1(45), 129 – 144. Recuperado de http://atenas.mes.edu.cu.

Ministerio de Educación de Cuba (MINED). (2024). Indicaciones metodológicas para el III perfeccionamiento en la Educación Técnico y profesional. La Habana.

Pérez, N. (2011). Metodología para la instrumentación del adiestramiento laboral del Bachiller Técnico en Agronomía. [Tesis doctoral], Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey, Las Tunas.

Rogers, J.A. (2020). La formación tecnológica en los estudiantes de la carrera licenciatura en educación informática desde la disciplina formación laboral investigativa. [Tesis doctoral], Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey, Las Tunas.

Salgado, J. A. (2015). Metodología para la capacitación técnica en la formación continua del profesional de nivel medio en Informática mediante la Educación a Distancia. [Tesis doctoral], Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey, Las Tunas.

Valledor, R. (2005). Metodología de la investigación educacional. Órgano Editor. Educación Cubana. La Habana. Cuba.

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Castillo Castro, M. C., Téllez Lazo, L., & Rogers Gómez, J. A. (2025). Metodologia para a formação profissional do técnico médio em Agronomia no contexto da diversidade de projetos. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(3), 217–236. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2258

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>