Estratégia para a profissionalização de professores no Instituto Vocacional Préuniversitário de Ciências Exatas.

Autores

  • Luis Tellez Lazo Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas https://orcid.org/0000-0001-6712-8269
  • José Alberto Rogers Gómez Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas
  • Oel Hernández Laguna Instituto Preuniversitario Vocacional de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge

Palavras-chave:

estratégia educacional, profissionalização de professores, treinamento de professores em serviço

Resumo

Este artigo é o resultado de um projeto de pesquisa associado ao Programa Setorial do Ministério da Educação da República de Cuba, que tem entre suas prioridades a melhoria contínua do sistema educacional cubano. A profissionalização dos professores é o problema abordado no processo de pesquisa. O objetivo foi a elaboração de uma estratégia de trabalho para a profissionalização de professores, contextualizada para os Institutos Pré-Universitários Vocacionais de Ciências Exatas (IPVCE). Sistematizamos os fundamentos da estratégia, sua estrutura interna e o procedimento para sua implementação no contexto do IPVCE Luis Urquiza Jorge, na província de Las Tunas. A estratégia se baseou na avaliação da variável: profissionalização docente, cujos resultados foram levados em conta no diagnóstico estratégico, na elaboração de ações e na proposta de indicadores a serem medidos. Os métodos utilizados foram a modelagem, a abordagem sistêmica e a sistematização teórica. Os principais resultados foram: a determinação da missão e da visão da estratégia; a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; a precisão das dimensões estratégicas com seu sistema de ações; bem como a proposta dos objetivos estratégicos a serem avaliados com seus critérios de medição e escala de medição. 

Biografia do Autor

Luis Tellez Lazo, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Eléctrica. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

José Alberto Rogers Gómez, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Informática. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Oel Hernández Laguna, Instituto Preuniversitario Vocacional de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Máster en Ciencias de la Educación. 

Referências

Barraza, H. J. (2019), “¿Cuál es la diferencia entre Propósito, Misión y Visión?”, Revista Entrepreneur en https://www.entrepreneur.com/article/294059

Barrios G., O., & Diez F., T. (2018). Estrategias: Una sistematización de definiciones en el campo educacional. Varona. Revista Científico Metodológica, (66).

Castellanos, L. (2015). Estrategia y planificación estratégica. Maracaibo, Zulia, Venezuela: IE Venezuela.

Ciprés, M. S., & Llusar, J. C. B. (2004). Concepto, tipos y dimensiones del conocimiento: configuración del conocimiento estratégico. Revista de economía y empresa, 22(52), 175-196.

Cruz, R. C. (2007). Valores-Misión-Visión. Contribuciones a la Economía, (2007-10), recuperado de: http://www.eumed.net/ce/2007b/rcc-0710.htm

Chandler, J. A. (2001). Local government today. New York, Third edition Manchester University Press

Grimá, T. J., & Tena, M. J. (1991). Análisis y formulación de estrategias empresariales. Barcelona: Editorial Hispano Europea.

Halten, K. J. (1987). El pensamiento estratégico. Madrid, Editorial Prentice Hall Hispanoamericana.

Koontz, H., Weihrich, H., & O'Donnell, C. (1985). Administración. New York, Editorial McGraw Hill.

Maldonado-Mera, B., Espinosa, K. B., & Cabrera, J. B. (2017). Análisis dimensional del concepto de estrategia. Revista Ciencia UNEMI, 10(25), 25-35.

Meza, A. (2013). Estrategias de aprendizaje. Definiciones, clasificaciones e instrumentos de medición. Propósitos y Representaciones, 1(2), 193-213. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2013.v1n2.48

Narváez Muñiz, L. T., Avilez Merino, R. D. L. M., & Galeas Guijarro, E. E. (2018). Estrategias y dimensiones competitivas de las empresas. Orientaciones metodológicas. Opuntia Brava, 10(4), 71-76.

Quinn, J. B. (1991). El Proceso Estratégico. Conceptos, contextos y casos. New York, Editorial Irwin.

Téllez, L. L., Rogers, G. J., & Hernández, L. O. (2023). Profesionalización docente en los Institutos Prevocacionales de Ciencias Exactas: evaluación y contextualización. Revista Didáctica y Educación, 14(4), 354–378.

Torán, F. (2012). Misión y Visión. Emprendiendo con sentido y rumbo. Colombia. Ediciones Corona Borealis.

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Tellez Lazo, L., Rogers Gómez, J. A. ., & Hernández Laguna, O. (2024). Estratégia para a profissionalização de professores no Instituto Vocacional Préuniversitário de Ciências Exatas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(4), 296–317. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2118

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>