A formação inicial do profissional do ensino fundamental no conteúdo da escola multisseriada.
Palavras-chave:
treinamento, processo de ensino-aprendizagem, conteúdo, escola multisseriada, procedimento metodológicoResumo
O tratamento do conteúdo da escola multisseriada é uma necessidade na formação inicial dos profissionais da Educação Básica. Formar professores do ensino fundamental para que cumpram seu papel profissional no contexto rural, em uma sala de aula multisseriada, implica dotá-los de recursos pessoais para resolver sozinhos os problemas da prática educativa, encontrando respostas sobre como desenvolver o processo de ensino-aprendizagem desde a etapa de organização dos conteúdos de ensino, a gestão do currículo prescritivo até como gerar fios condutores comuns para todo o grupo e, em seguida, diversificar os conteúdos e as propostas de ensino. Por conseguinte, o objetivo do artigo foi argumentar um procedimento metodológico para o tratamento do conteúdo da escola multisseriada no curso de Bacharelado em Educação Básica, que é o resultado da sistematização teórica da pesquisa realizada pelos professores desse curso. Em sua elaboração, foram utilizados diferentes métodos em nível teórico, como análise-síntese e indução-dedução, modelagem e enfoque sistêmico; em nível empírico, foram utilizadas a observação participante, a entrevista e a análise documental, que mostraram a necessidade de sua implementação no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
Cruz, E., Marrero, H. y Alcina, M. (2018). Consideraciones sobre planificación de clases en las condiciones del grupo clase multigrado para favorecer la formación inicial. Revista Luz, 18(2), 65-76.
De la Vega, L. F. (2020). Docencia en Aulas Multigrado: Claves para la Calidad Educativa y el Desarrollo Profesional Docente. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(2), 153-175. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782020000200153
Escudero, J. M., González, M. T. y Rodríguez, M.J. (2018). Los contenidos de la formación continuada del profesorado: ¿Qué docentes se están formando? Revista Educación XX1, 21(1), 157-180. http://doi: 10.5944/educXX1.15807
Galván Mora, L. R. y Espinosa Gerónimo, L. (2017). Diversidad y prioridades educativas en escuelas multigrado. Sinéctica 49.
Gell Labañino, A. y Guilarte Columbié, H. (2005). La formación inicial y permanente del maestro rural. Perspectivas desde la Universalización. En Pedagogía 2005. MINED. La Habana. Cuba.
González, A. L., Becerra, M. E., y Moreno, J. (2021). La enseñanza y el aprendizaje en las escuelas primarias multigrado en México y Colombia. Revista Conrado, 17(79), 351-359. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/issue/view/59
Mejía, F., Argándar, E., Arruti, M., Olvera, A. y Estrada, M. del Mar. (2016). Programa de Aprendizaje en Multigrado: una experiencia de mejora educativa en el estado de Puebla. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 46(3), 111-135. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27047597005
Peirano, C., Puni Estévez, S. y Astorga, M. I. (2015). Educación rural: oportunidades para la innovación. Cuadernos de Investigación Educativa, 6(1), 53-70.
Peña, D. C., Martínez, M. e Ibáñez, A. L. (2020). La formación del maestro para la concepción de la clase en grupos multigrado. Revista Luz, 19(1), 14-22.
Pino, F. y Tapia, R. (2003). Procedimientos metodológicos para definir áreas de uso residencial en el medio rural. Revista INVI, 18(48), 9-22.
Rico, P., Santos, E. M. y Martín-Viaña, V. (2008). Exigencias del Modelo de escuela primaria para la dirección por el maestro de los procesos de educación y aprendizaje. Pueblo y Educación.
Romero, E., Sánchez, A. y Aguiar, G. (2022). Talleres teatrales para el desarrollo de la narración oral en escolares de la escuelaprimaria. Revista EduSol, 22(78), 2-10.
Santos, L. E. (2016). Aulas multigrado y circulación de los saberes: Especificidades didácticas de la escuela rural. Revista Currículum y formación del profesorado. 15(2), 2-91.
Santos, L. E. (2020). Didáctica multigrado: Algunas claves conceptuales para una pedagogía de la diversidad. https://hdl.handle.net/20.500.12820/651
Zapico-Barbeito, M. H., Martínez Piñeiro, E y Montero Mesa, M. L. (2017). Demandas sociales y formación inicial del profesorado: ¿Un callejón sin salida?, Revista Currículum y formación del profesorado. 21(1), 80-102. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/index
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Yoandi Salas Suárez, Onaida Calzadilla González, Dora Caridad Peña Infante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.