A formação inicial do profissional do ensino fundamental no conteúdo da escola multisseriada.

Autores

  • Yoandi Salas Suárez Universidad de Holguín
  • Onaida Calzadilla González Universidad de Holguín
  • Dora Caridad Peña Infante Universidad de Holguín

Palavras-chave:

treinamento, processo de ensino-aprendizagem, conteúdo, escola multisseriada, procedimento metodológico

Resumo

O tratamento do conteúdo da escola multisseriada é uma necessidade na formação inicial dos profissionais da Educação Básica. Formar professores do ensino fundamental para que cumpram seu papel profissional no contexto rural, em uma sala de aula multisseriada, implica dotá-los de recursos pessoais para resolver sozinhos os problemas da prática educativa, encontrando respostas sobre como desenvolver o processo de ensino-aprendizagem desde a etapa de organização dos conteúdos de ensino, a gestão do currículo prescritivo até como gerar fios condutores comuns para todo o grupo e, em seguida, diversificar os conteúdos e as propostas de ensino. Por conseguinte, o objetivo do artigo foi argumentar um procedimento metodológico para o tratamento do conteúdo da escola multisseriada no curso de Bacharelado em Educação Básica, que é o resultado da sistematização teórica da pesquisa realizada pelos professores desse curso. Em sua elaboração, foram utilizados diferentes métodos em nível teórico, como análise-síntese e indução-dedução, modelagem e enfoque sistêmico; em nível empírico, foram utilizadas a observação participante, a entrevista e a análise documental, que mostraram a necessidade de sua implementação no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Onaida Calzadilla González, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Facultad de Ciencias de la Educación.

Dora Caridad Peña Infante, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Facultad de Ciencias de la Educación.

Referências

Cruz, E., Marrero, H. y Alcina, M. (2018). Consideraciones sobre planificación de clases en las condiciones del grupo clase multigrado para favorecer la formación inicial. Revista Luz, 18(2), 65-76.

De la Vega, L. F. (2020). Docencia en Aulas Multigrado: Claves para la Calidad Educativa y el Desarrollo Profesional Docente. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(2), 153-175. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782020000200153

Escudero, J. M., González, M. T. y Rodríguez, M.J. (2018). Los contenidos de la formación continuada del profesorado: ¿Qué docentes se están formando? Revista Educación XX1, 21(1), 157-180. http://doi: 10.5944/educXX1.15807

Galván Mora, L. R. y Espinosa Gerónimo, L. (2017). Diversidad y prioridades educativas en escuelas multigrado. Sinéctica 49.

Gell Labañino, A. y Guilarte Columbié, H. (2005). La formación inicial y permanente del maestro rural. Perspectivas desde la Universalización. En Pedagogía 2005. MINED. La Habana. Cuba.

González, A. L., Becerra, M. E., y Moreno, J. (2021). La enseñanza y el aprendizaje en las escuelas primarias multigrado en México y Colombia. Revista Conrado, 17(79), 351-359. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/issue/view/59

Mejía, F., Argándar, E., Arruti, M., Olvera, A. y Estrada, M. del Mar. (2016). Programa de Aprendizaje en Multigrado: una experiencia de mejora educativa en el estado de Puebla. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 46(3), 111-135. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27047597005

Peirano, C., Puni Estévez, S. y Astorga, M. I. (2015). Educación rural: oportunidades para la innovación. Cuadernos de Investigación Educativa, 6(1), 53-70.

Peña, D. C., Martínez, M. e Ibáñez, A. L. (2020). La formación del maestro para la concepción de la clase en grupos multigrado. Revista Luz, 19(1), 14-22.

Pino, F. y Tapia, R. (2003). Procedimientos metodológicos para definir áreas de uso residencial en el medio rural. Revista INVI, 18(48), 9-22.

Rico, P., Santos, E. M. y Martín-Viaña, V. (2008). Exigencias del Modelo de escuela primaria para la dirección por el maestro de los procesos de educación y aprendizaje. Pueblo y Educación.

Romero, E., Sánchez, A. y Aguiar, G. (2022). Talleres teatrales para el desarrollo de la narración oral en escolares de la escuelaprimaria. Revista EduSol, 22(78), 2-10.

Santos, L. E. (2016). Aulas multigrado y circulación de los saberes: Especificidades didácticas de la escuela rural. Revista Currículum y formación del profesorado. 15(2), 2-91.

Santos, L. E. (2020). Didáctica multigrado: Algunas claves conceptuales para una pedagogía de la diversidad. https://hdl.handle.net/20.500.12820/651

Zapico-Barbeito, M. H., Martínez Piñeiro, E y Montero Mesa, M. L. (2017). Demandas sociales y formación inicial del profesorado: ¿Un callejón sin salida?, Revista Currículum y formación del profesorado. 21(1), 80-102. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/index

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Salas Suárez, Y., Calzadilla González, O. ., & Peña Infante, D. C. . (2023). A formação inicial do profissional do ensino fundamental no conteúdo da escola multisseriada . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 231–250. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1809

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)