Avaliação do aprendizado de matemática com base na reflexão metacognitiva no ensino médio.
Palavras-chave:
Matemática, estratégias didáticas, avaliação, reflexão metacognitivaResumo
A novidade científica da pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em Matemática III com base na reflexão metacognitiva no Ensino Médio está na necessidade de melhorar as práticas de avaliação na educação, especialmente na área de matemática. Esse desenvolvimento baseia-se no reconhecimento de que a avaliação da aprendizagem é uma ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade educacional e que a reflexão metacognitiva pode ajudar os alunos a entender melhor seus próprios processos de aprendizagem e, assim, melhorar seu desempenho na disciplina. Além disso, agora há uma conscientização cada vez maior da importância da metacognição no aprendizado da matemática e sua relação com a melhoria do desempenho acadêmico. Portanto, a pesquisa nesse campo tem o potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento de estratégias e práticas eficazes para o ensino e a avaliação da matemática no ensino médio. Este artigo, uma colaboração interinstitucional internacional, projeta a pesquisa de doutorado do autor principal, orientado pelo coautor. A população é o número total de alunos da UAGro High School No. 32 em Iguala de la Independencia, Guerrero, que estão cursando Matemática III. A amostra é selecionada intencionalmente entre os grupos com os quais o pesquisador trabalha. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre esse tópico pode contribuir para melhorar o processo de avaliação da aprendizagem de Matemática III na instituição.
Referências
Ali, M. A., & Amiruddin, M. (2020). Metacognitive reflection and academic achievement: A systematic review of research. Active Learning in Higher Education, 21(3), 353-367.
Bautista, A., Díaz, L. y Guevara, J. (2021). Evaluación formativa y estrategias metacognitivas en la enseñanza de la matemática. Educación y Ciencia, (25), 79-90.
Cai, J., Moyer-Packenham, P., & Fan, H. (2017). Metacognitive reflection in mathematics problem solving: implications for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 20(1), 77-98.
Cárdenas-Rodríguez, N., León-Mantero, C. y Reyes-Castillo, P. (2021). La reflexión metacognitiva en el aprendizaje de las matemáticas: una revisión teórica. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 51(1), 1-21.
Espinoza, F. y Téllez, A. (2019). La reflexión metacognitiva como estrategia de enseñanza y evaluación en el aprendizaje de las matemáticas. Revista de Investigación Académica, 57.
Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American psychologist, 34(10), 906-911.
Flores-Martínez, A. y Landa-Juárez, H. (2020). Metacognición y aprendizaje de las matemáticas en la educación media superior. Investigación en Educación Médica, 9(37), 187-192.
Gamboa Graus, M. E. (2019). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Gamboa Graus, M. E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165.
Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).
Gamboa Graus, M. E. (2023). Mejorando la Coherencia Didáctica. Editorial Académica Española.
Gamboa Graus, M. E. y Borrero Springer, R. Y. (2020). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).
Gamboa Graus, M. E. y Borrero Springer, R. Y. (2023). Planificación didáctica basada en la contextualización. Editorial Académica Española.
Huang, R., & Yang, Y. (2020). The effects of metacognitive reflection on mathematical learning outcomes: a systematic review. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 51(1), 54-69.
Salazar-Campillo, P. y Álvarez-Salazar, M. (2021). Metacognición en matemáticas: análisis de su relación con el rendimiento académico. Revista de Investigación Académica, 57, 1-12.
Sánchez, Y. y Sánchez, J. (2019). La metacognición y su impacto en la enseñanza de la matemática. Revista Científica I+D Tecnológico, 1(1), 48-57.
Schraw, G., & Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, 19(4), 460-475.
Silva, J. L., Gamboa, M. E. y Domínguez, A. (2019). Actividades de evaluación sistemática para la enseñanza de la Matemática en la secundaria básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).
Stiggins, R. J. (1994). Student-centered classroom assessment (2nd ed.). Merrill.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Felix Roselia Estrada Urbina, Michel Enrique Gamboa Graus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.