Preparação metodológicas dos professores de Matemática no trabalho com variáveis

Autores/as

  • José Luis Sabonete Calulo Universidade Cuito Cuanavale no Cuando Cubango-Angola
  • Michel Enrique Gamboa Graus Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Palabras clave:

Matemática, trabalho com variável, metodológico, ensino, aprendizagem

Resumen

Trabalho Metodológico é um método de intervenção e transformação da realidade objectiva, dirigido a propiciar a modificação do ponto de vista, estilos de trabalho e modos de actuação dos professores, com a finalidade de obter maior eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Constitui uma das vias principais na preparação dos professores, a partir das transformações. A presente investigação tem como objectivo, averiguar a situação actual do trabalho metodológico para a preparação de professores da 7a e 8a classes em conteúdos de trabalho com variáveis na Escola do I Ciclo do Ensino Secundário São Kizito em Menongue, Província do Cuando Cubango-Angola. Neste artigo, faremos referência a linha directriz “Trabalho com Variáveis”, que se trabalha em todos os níveis de ensino. Aludimos as manifestações, assim como, o resultado da análise feita aos inquéritos aplicados aos professores de Matemática.

Biografía del autor/a

José Luis Sabonete Calulo, Universidade Cuito Cuanavale no Cuando Cubango-Angola

Docente do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exatas da Escola Pedagógica

Michel Enrique Gamboa Graus, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Computación y Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Citas

Aguilera Almaguer, O. (2012). El trabajo metodológico como vía efectiva en la preparación de los docentes. http://www.gestiopolis.com/el-trabajo-metodologico-como-via-efectiva-en-la-preparacion-de-los-docentes

Castillo, Y. y Gamboa, M.E. (2020). Tratamiento didáctico interdisciplinario de las funciones matemáticas en la Educación Preuniversitaria. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(3), 299-324.

Chico, J.D., Gamboa, M.E. y Zaldívar, L. (2017). Desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas trigonométricos para os estudantes do II ciclo do ensino secundário 4 de abril-Caála, Huambo, Angola. Didasc@lia: didáctica y educación, 8(5), 259-278.

Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(1), 140-165.

Gamboa, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1). https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3038

González, V.E. (2014). Reflexiones sobre el trabajo metodológico y científico. https://www.monografias.com/trabajos72/reflexiones-trabajo-metodologico-cientifico-metodologico/reflexiones-trabajo-metodologico-cientifico-metodologico

Mandres, P. y Gamboa, M.E. (2012). Ejercicios para el desarrollo de la habilidad resolver problemas aritméticos en estudiantes de décimo grado. Didasc@lia: didáctica y educación, 3(5), 139-156.

Sabonete, J. L. (2015). Metodología para elevar o rendimiento escolar. Linha mestra para o desenvolvimento da aprendizagem sigificativa. Editorial acadénica Universitária. ULT-Cuba – Las tunas.

Sabonete, J. L. (2020). Trabalho orirntrdo para a obtenção do grau de licenciatura em ciencias da Educação na Opção de Ensino da Matemática. Escola Superior Pedagógica do Cuando Cubango. Universidade Cuito Cuanavale- Angola.

Sabonete, J. L., Gamboa Graus, M. E. e Mestre Gómez, U. (2016). Propuesta didáctica para el diseño de problemas matemáticos en escuelas angoleñas de segundo ciclo. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 7(5), 155-164.

Silva, J.L., Gamboa, M.E. y Domínguez, A. (2019). Actividades de evaluación sistemática para la enseñanza de la Matemática en la secundaria básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).

Publicado

16-12-2022

Cómo citar

Sabonete Calulo, J. L. ., & Gamboa Graus, M. E. . (2022). Preparação metodológicas dos professores de Matemática no trabalho com variáveis. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 300–314. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1594

ARK

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 > >>