Desenvolvimento da criatividade e uso das TIC

Autores

  • Yadir Santiesteban Ramírez Dirección Municipal de Educación. Colombia, Las Tunas
  • Ermis González Pérez Centro Universitario Municipal Colombia. Universidad de Las Tunas
  • Luís Noel García Estévez Centro Universitario Municipal Colombia. Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

criatividade, tecnologias da informação e da comunicação, tarefa de ensino; sugestões didáticas.

Resumo

Este artigo aborda o problema do desenvolvimento da criatividade na educação primária através do uso das tecnologias de informação e comunicação. Baseia-se num posicionamento teórico da categoria de criatividade e analisa como ela deve ser tratada na sala de aula. Em particular, são discutidas as possibilidades oferecidas pelas tecnologias para o desenvolvimento da criatividade no processo de ensinoaprendizagem e são oferecidas sugestões didáticas para alcançá-la. Além disso, é apresentado um exemplo de uma tarefa de ensino que contribui para o desenvolvimento da criatividade através do uso de tecnologias de informação e comunicação. 

Biografia do Autor

Yadir Santiesteban Ramírez, Dirección Municipal de Educación. Colombia, Las Tunas

Licenciado en Educación Primaria. Profesor Asistente.

Ermis González Pérez, Centro Universitario Municipal Colombia. Universidad de Las Tunas

Licenciado en Física y Electrónica. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Luís Noel García Estévez, Centro Universitario Municipal Colombia. Universidad de Las Tunas

Licenciado en Cultura Física. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Auxiliar.

Referências

Barriga, F. (2008). Educación y Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación: ¿hacia un paradigma educativo innovador? Revista Electrónica Sinéctica,. 30. https://www.redalyc.org/pdf/998/99819167004.pdf

Del Moral, M.E. (1999). Tecnologías de la información y la comunicación TIC: creatividad y educación. Educar, 25, 33-52. http://educar.uab.cat/issue/view/v25

Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2016). Influencia de la realidad contextual en la planificación de una educación equitativa, inclusiva y de calidad. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 7(1).

Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 30-50.

García, L. J. (Ed.) (2008). La creatividad en la Educación. Pueblo y Educación.

Martínez, M. (2003). Calidad de la educación, actividad pedagógica y creatividad. Academia.

Partido Comunista de Cuba. (2017). Lineamientos de la política económica y social del partido y la Revolución. La Habana.

Rico et. al. (2000). Exigencias del Modelo de escuela primaria para la dirección por el maestro de los procesos de educación, enseñanza y aprendizaje. Pueblo y Educación.

Sánchez, M. (2019). El desarrollo de la creatividad de los actores del proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia en la Educación Secundaria Básica. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas. Universidad de Las Tunas.

Sarmiento, M. (2011). El desarrollo de la creatividad a través del proceso docente como problema social. Cuaderno Educación y Desarrollo. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6372773

Verlee W. L. (1986). Estrategias y modos de pensamiento visual-metafórico y multisensorial. Madrid. http://files.estrategias2010.webnode.es/200000137-093410a2d7/APRENDER%.pdf

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Santiesteban Ramírez, Y. ., González Pérez, E., & García Estévez, L. N. . (2022). Desenvolvimento da criatividade e uso das TIC . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 202–216. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1549

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.