Desenvolvimento de competências baseado na diversificação dos espaços de infraestrutura física na formação inicial dos profissionais.
Palavras-chave:
competências, infra-estrutura física, treinamento de profissionaisResumo
A pesquisa sobre o desenvolvimento de competências baseada na diversificação de espaços de infra-estrutura física na formação inicial de profissionais é um tema novo porque a maioria das pesquisas tem se concentrado na formação de profissionais em aspectos teóricos e metodológicos, deixando de lado a importância da infraestrutura física e sua influência no desenvolvimento das competências dos estudantes. Neste sentido, a implementação de estratégias didáticas que envolvem a diversificação dos espaços de infra-estrutura física na formação inicial dos profissionais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências dos estudantes, pois lhes proporciona experiências práticas e concretas que complementam sua formação teórica. Além disso, o contexto atual da educação levou a repensar a forma como a formação dos profissionais é realizada, tornando cada vez mais importante a implementação de novas estratégias que permitam uma formação abrangente e de qualidade. Este artigo, uma colaboração interinstitucional internacional, projeta a pesquisa de doutorado do autor líder, assessorado pelo co-autor. A população é toda estudante da Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí. A amostra é uma seleção representativa desses estudantes, uma amostra aleatória estratificada de acordo com o semestre em que estão estudando. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este tema pode contribuir para melhorar o processo de desenvolvimento de competências nos estudantes da instituição.
Referências
Arancibia, M. L. (2019). La formación inicial profesional y la diversificación de espacios educativos. Revista Educación y Pedagogía, 31(81), 89-99.
Barrantes, J. (2021). Formación profesional: la importancia de los espacios de aprendizaje. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 33-45.
Berruecos-Campuzano, M. T., Carrillo-Rodríguez, J. D. y García-Diéz, I. (2020). Formación inicial profesional: competencias y nuevas tecnologías. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(1), 221-240.
Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.
Erazo-González, J. E., Navarrete-Castro, J. C. y Navarrete-Moreno, M. (2021). Competencias digitales profesionales en estudiantes de educación. RENACI, 14(2), 47-64.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
González, R. (2019). La práctica profesional en la formación inicial de profesionales: problemas y desafíos. Revista de Educación, 378, 15-28.
Gutiérrez, L. (2017). Deserción estudiantil en la formación inicial de profesionales: causas y consecuencias. Revista de Investigación en Educación, 10(2), 5-17.
León, C. (2018). La integración de las tecnologías de la información y la comunicación en la formación profesional: retos y oportunidades. Revista de Tecnología Educativa, 56(3), 39-51.
Lima, A. C. y López, Y. M. (2018). La formación de competencias en la carrera de educación infantil en Ecuador. Educación y Educadores, 21(3), 475-491.
Peralta, P. (2020). Competencias para el profesional en la educación secundaria técnica. Revista de Investigación Académica, 26, 1-12.
Quiroz Aguilar, J. A. (2022). Las clases en línea desde las perspectivas de los estudiantes de ingeniería. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 10(1).
Rodríguez, D. A. y Espinoza, C. M. (2021). La importancia de la formación inicial de profesionales en la diversificación de espacios de aprendizaje para la innovación educativa. Revista Internacional de Investigación en Educación, 9(2), 139-154.
Salazar-Osorio, L. A., Hernández-González, O. A. y López-López, M. E. (2020). Impacto de las tecnologías de la información y comunicación en la educación. Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 30(2), 99-109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 José Renato Intriago Plaza, Michel Enrique Gamboa Graus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.