Atividades de orientação educacional realizadas pelo psicólogo educacional para promover a prevenção da gravidez na adolescência

Autores

  • Lianne Mosqueda Padrón Universidad de Las Tunas
  • Lucía Rafael Martínez Universidad de Las Tunas
  • Yorlan José Rivas Avila Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

prevenção, gravidez na adolescência, actividades de orientação educativa

Resumo

Este estudo se refere à gravidez na adolescência como um dos impactos negativos na saúde sexual e reprodutiva durante esta etapa; portanto, o psicólogo educacional, como conselheiro por excelência em espaços sócio-educacionais, deve contribuir para a prevenção deste problema. O objetivo da pesquisa é desenvolver atividades de orientação educacional realizadas pelo psicólogo educacional com o objetivo de prevenir a gravidez na adolescência. O diagnóstico foi realizado em uma escola secundária básica e os métodos do nível teórico e empírico foram determinados. Como resultado, as atividades de orientação educacional de natureza preventiva constituem uma solução alternativa para elevar o nível de conhecimento sobre métodos e formas de prevenção da gravidez na adolescência, o conhecimento sobre as conseqüências da gravidez na adolescência e o significado pessoal que eles atribuem à maternidade e paternidade responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lianne Mosqueda Padrón, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Máster en Educación. Doctoranda en Ciencias de la Educación. Profesora Asistente. Departamento Pedagogía-Psicología.

Lucía Rafael Martínez, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidades Traducción e Intérprete de Francés y Pedagogía -Psicología. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular. Departamento Lenguas Extranjeras.

Yorlan José Rivas Avila , Universidad de Las Tunas

Licenciado en Psicología. Master en orientación educativa. Doctor en Ciencias dela Educación. Profesor Asistente. Profesor de Psicología en la Facultad Ciencias de la Educación.

Referências

Álvarez, B., Mirabal, J. C. y Valdés, V. (2022). Embarazo en la adolescencia como problema social y de la ciencia a nivel primario de salud. Revista Cubana de Medicina General Integral, 38(2), 1-4. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252022000200001&lng=es&tlng=es.

Colectivo de autores. (2007). Modelo de Escuela, Secundaria Básica. La Habana: Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. Recuperado de https://www.ecured.cu/Modelo_de_Escuela,_Secundaria_B%C3%A1sica_(Libro)

Constitución de la República de Cuba. (2019). La Habana: Editora Política.

COVID-19. Revista Cubana de Pediatría, 93(2), 1-5. http://scielo.sld.cu/pdf/ped/v93n2/1561-3119-ped-93-02-e1444.pdf

Díaz, P. J. y Fajardo, C. S. (2021). El embarazo en la adolescencia desde la perspectiva actual en

García, L. y Alonso, M. (2022). Prevalencia del embarazo en las adolescentes. Medimay, 29(3), 406-415. https://revcmhabana.sld.cu/index.php/rcmh/article/view/2208

López, A. y Ramos, G. (2021). Acerca de los métodos teóricos y empíricos de investigación: significación para la investigación educativa. Revista Conrado, 17 (S3), 22-31. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2133

Ministerio de Educación Superior. (2016). Modelo del Profesional. Carrera Licenciatura en Educación Especialidad Pedagogía-Psicología. La Habana: MES. http://www.mes.gob.cu.

Mosqueda Padrón, L. (2019). Técnicas participativas para favorecer la prevención del embarazo precoz en el maestro en formación inicial de escuelas pedagógicas. (Tesis de Maestría, Universidad de Las Tunas) Educación.

Mosqueda, L. (2020). Educación sexual: camino a la prevención del embarazo precoz. EduSol, 20(72), 160-174. http://scielo.sld.cu/pdf/eds/v20n72/1729-8091-eds-20-72-160.pdf

Mosqueda, L., Díaz, C. y Rafael, L. (2022). Retos del estudiante de Pedagogía-Psicología en el cumplimiento del rol profesional para desarrollar la educación de la sexualidad con enfoque integral. Educere, 27(86), 123-136. http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/educere/article/view/18660

Roca, A. A. (2015). Educación integral de la sexualidad con enfoque de género y de derechos en el sistema educacional. VIII Ciclo de cooperación entre el MINED y el UNFPA (2014-2018). Gestión de programas y proyectos. La Habana: Ministerio de Educación de la República de Cuba.

Sánchez, C.P., López M.M., Alfonso C.Y. (2018). La orientación educativa en la actividad pedagógica profesional del docente universitario. Conrado, 14(65), 1-7. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/81

UNESCO. (2015). Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4. Paris, Francia. Recuperado de https://www.cu.undp.org/content/cuba/es/home/sustainable-development-goals.html

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Mosqueda Padrón, L., Rafael Martínez, L. ., & Rivas Avila , Y. J. . (2025). Atividades de orientação educacional realizadas pelo psicólogo educacional para promover a prevenção da gravidez na adolescência. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(1), 45–60. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1621

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.