Uma opção de grupo para aumentar a participação no Esporte para Todos nas escolas
Palavras-chave:
bem-estar, participação, esporteResumo
Um caminho para a prevenção da saúde e a conquista do bem-estar dos adolescentes é o Esporte para Todos na Escola (DPTE), onde há lacunas na motivação para participar. A pesquisa propõe uma estratégia de grupo para o fortalecimento da participação no DPTE. São apresentados os resultados da pesquisa orientada por esta estratégia nos 7º e 8º graus da ESBU ¨Capitán Roberto Rodríguez¨, no município de Santa Clara, VC, são apresentados. Foi selecionada uma amostra de 70 alunos. Entre os métodos utilizados, os Critérios de Perito, a
Experiência e os Métodos Estatísticos foram utilizados para determinar o desenvolvimento da participação no DPTE. É fornecida uma nova estratégia que orienta, a partir de suas características, fases e estrutura com a cooperação do grupo de adolescentes, o planejamento de atividades para mediar a participação no DPTE. A partir da estrutura de interpretação qualitativa-quantitativa, fica provado que a influência da estratégia é significativa, como evidenciado no julgamento dos especialistas sobre a validade, viabilidade, adequação e consistência da estratégia, nas mudanças favoráveis no desenvolvimento do grupo e no comportamento dos adolescentes manifestadas com o aumento da presença ativa e da motivação nas atividades. A estratégia proposta é válida pois constitui uma unidade de elementos orientadores propostos para fornecer uma solução para o problema científico exposto, pois forma a base para o planejamento da gestão das atividades do DPTE.
Referências
Águila, A. (2018). El deporte para todos en la circunscripción # 112 del Consejo Popular Condado Norte del municipio de Santa Clara [Tesis de Diploma UCLV]. Repositorio UCLV. http://soft.uclv.edu.cu
Deler, P. (2011). El Deporte Participativo. 1ra Ed. Deporte.
Herrera E. y Florez J. A. (2020). Factores motivacionales para la práctica de la actividad física en adolescentes: revisión bibliográfica. EFDeportes, 25(269), 139-151. https://doi.org./10.46642/efdv25i269.1768
Imbert N. y Reinoso C. (2012). Los procesos grupales: su diagnóstico y desarrollo. Pueblo
y Educación.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019). Libro Excel para calcular la competencia de expertos (CompetEx). http://roa.ult.edu.cu/jspui/handle/123456789/3958
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341–366.
Gómez Cardoso A., Iznaola Cuscó M.B., Rodríguez M.I. (2021). La motivación en el deporte. Deporvida, 18(49). http://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/786
Jaramillo Valencia, B. y Quintero Arrubla, S. (2021). Trabajando en equipo: múltiples perspectivas acerca del trabajo cooperativo y colaborativo. Educación y Humanismo, 23(41), 205-233. https://doi.org/10.17081/eduhum.23.41.4188.
Linares, C., Rivero, Y. y Mora, P. (2022). Participación y consumo cultural en Cuba. Una mirada desde sus ciudades. Temas, 85-105.
Pallares, S., Miro S., Perez Rivases A., Torregrosa, M., Ramis Y., Cruz J. y Viladrich C. (2020). Motivación hacia la actividad física de adolescentes, adulto mayor y exdeportista de élite. Un análisis cualitativo. Pensamiento Psicológico, 18(2).
Pérez S. (2019). Juegos tradicionales para incrementar la participación de los niños en el Deporte para todos [Tesis de Diploma UCLV]. Repositorio UCLV. http://soft.uclv.edu.cu
Rodríguez Martínez, P. I. y Guillén, F. (2017) Motivos de participación deportiva en jóvenes deportistas mexicanos. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(3), 105-116.
Zamora, R. R. y Espinoza L. A. (2017). Trabajo colaborativo y estrategias de aprendizaje en entornos virtuales. Revista Iberoamericana Investigación-Desarrollo, 7(14). https://doi.org/1023913/ride v7i144274
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Aurora Rosario Martínez Verde, Alicia de la Concepción Alfonso Serafín, Noely León Barreto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.