Uma opção de grupo para aumentar a participação no Esporte para Todos nas escolas
Palavras-chave:
bem-estar, participação, esporteResumo
Um caminho para a prevenção da saúde e a conquista do bem-estar dos adolescentes é o Esporte para Todos na Escola (DPTE), onde há lacunas na motivação para participar. A pesquisa propõe uma estratégia de grupo para o fortalecimento da participação no DPTE. São apresentados os resultados da pesquisa orientada por esta estratégia nos 7º e 8º graus da ESBU ¨Capitán Roberto Rodríguez¨, no município de Santa Clara, VC, são apresentados. Foi selecionada uma amostra de 70 alunos. Entre os métodos utilizados, os Critérios de Perito, a
Experiência e os Métodos Estatísticos foram utilizados para determinar o desenvolvimento da participação no DPTE. É fornecida uma nova estratégia que orienta, a partir de suas características, fases e estrutura com a cooperação do grupo de adolescentes, o planejamento de atividades para mediar a participação no DPTE. A partir da estrutura de interpretação qualitativa-quantitativa, fica provado que a influência da estratégia é significativa, como evidenciado no julgamento dos especialistas sobre a validade, viabilidade, adequação e consistência da estratégia, nas mudanças favoráveis no desenvolvimento do grupo e no comportamento dos adolescentes manifestadas com o aumento da presença ativa e da motivação nas atividades. A estratégia proposta é válida pois constitui uma unidade de elementos orientadores propostos para fornecer uma solução para o problema científico exposto, pois forma a base para o planejamento da gestão das atividades do DPTE.
Referências
Águila, A. (2018). El deporte para todos en la circunscripción # 112 del Consejo Popular Condado Norte del municipio de Santa Clara [Tesis de Diploma UCLV]. Repositorio UCLV. http://soft.uclv.edu.cu
Deler, P. (2011). El Deporte Participativo. 1ra Ed. Deporte.
Herrera E. y Florez J. A. (2020). Factores motivacionales para la práctica de la actividad física en adolescentes: revisión bibliográfica. EFDeportes, 25(269), 139-151. https://doi.org./10.46642/efdv25i269.1768
Imbert N. y Reinoso C. (2012). Los procesos grupales: su diagnóstico y desarrollo. Pueblo
y Educación.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019). Libro Excel para calcular la competencia de expertos (CompetEx). http://roa.ult.edu.cu/jspui/handle/123456789/3958
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341–366.
Gómez Cardoso A., Iznaola Cuscó M.B., Rodríguez M.I. (2021). La motivación en el deporte. Deporvida, 18(49). http://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/786
Jaramillo Valencia, B. y Quintero Arrubla, S. (2021). Trabajando en equipo: múltiples perspectivas acerca del trabajo cooperativo y colaborativo. Educación y Humanismo, 23(41), 205-233. https://doi.org/10.17081/eduhum.23.41.4188.
Linares, C., Rivero, Y. y Mora, P. (2022). Participación y consumo cultural en Cuba. Una mirada desde sus ciudades. Temas, 85-105.
Pallares, S., Miro S., Perez Rivases A., Torregrosa, M., Ramis Y., Cruz J. y Viladrich C. (2020). Motivación hacia la actividad física de adolescentes, adulto mayor y exdeportista de élite. Un análisis cualitativo. Pensamiento Psicológico, 18(2).
Pérez S. (2019). Juegos tradicionales para incrementar la participación de los niños en el Deporte para todos [Tesis de Diploma UCLV]. Repositorio UCLV. http://soft.uclv.edu.cu
Rodríguez Martínez, P. I. y Guillén, F. (2017) Motivos de participación deportiva en jóvenes deportistas mexicanos. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(3), 105-116.
Zamora, R. R. y Espinoza L. A. (2017). Trabajo colaborativo y estrategias de aprendizaje en entornos virtuales. Revista Iberoamericana Investigación-Desarrollo, 7(14). https://doi.org/1023913/ride v7i144274
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Aurora Rosario Martínez Verde, Alicia de la Concepción Alfonso Serafín, Noely León Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.