Gestão do conhecimento e salas de aula virtuais em nível de graduação na Universidade de Las Tunas

Autores

  • Olga Silvia Carbonell Mariño CTC,FMC
  • Sonia María Martínez Guerra Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, salas de aula virtuais, plataforma de ensino universitário, Moodle

Resumo

A virtualização dos processos substantivos das universidades é uma necessidade. A gestão do conhecimento torna-se um elemento-chave se considerarmos a diversidade de espaços nos quais cada aluno pode encontrar as informações que favorecerão sua formação como profissional. O uso de plataformas, como o Moodle, para a criação e o uso de salas de aula virtuais, espaços a partir dos quais os professores podem promover essa gestão, se estende ao ensino superior. Apesar disso, há dificuldades no uso desses ambientes virtuais, essencialmente devido à insuficiente preparação teórica e metodológica para o uso de ferramentas educacionais, de modo que oficinas metodológicas são propostas para promover isso. A validação dos resultados corroborou as transformações tanto nos professores quanto nos alunos, de acordo com as demandas do processo de treinamento.

 

Biografia do Autor

Sonia María Martínez Guerra, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Especial. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Departamento Redes Tecnología Educativa Educación a Distancia

Referências

Almuiñas Rivero, J. L. y Galarza López, J. (2015). La gestión de la información y el conocimiento: una oportunidad para las instituciones de Educación Superior. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 16- 22.

Area Moreira, M., San Nicolás Santos, M. y Sanabria Mesa, A. (2018). Las aulas virtuales en la docencia de una universidad presencial: la visión del alumnado. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. 21(2), 179-198.

Avila Aguilera, Y. C. (2020). Las aulas virtuales en el proceso de enseñanza aprendizaje. [Material para el Trabajo Docente Metodológico]. Universidad de Las Tunas.

Barrera, V. y Guapi, A. (2018). La importancia del uso de las plataformas virtuales en la educación superior. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. En línea: https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/07/plataformas-virtuales-educacion.html

Correa Diaz, A. M., Benjumea Arias, M. y Valencia Arias, A. (2019). La gestión del conocimiento: Una alternativa para la solución de problemas educacionales. Educare, 23(2), 1- 27.

Echeverri, A., Lozada, N. y Arias, J. E. (2018). Incidencia de las prácticas de gestión del conocimiento sobre la creatividad organizacional. Información Tecnológica, 29(1), 71- 82.

Escorcia Guzmán, J. y Barros Arrieta, D. (2020). Gestión del conocimiento en instituciones de educación superior: caracterización desde una reflexión teórica. https://repositorio.cuc.edu.co/handle/11323/6896

Medina González, V., Almansa Martínez, A. y Castillo Esparcia, A. (2020). Gestión del conocimiento en las universidades: Comunicar en entornos digitales. InMediaciones De La Comunicación, 15(1), p. 41 - 66.

Ministerio de Educación Superior. (2016). Nota a los Rectores y Directores de ECTI. 26 de mayo de 2016. En soporte digital.

Vázquez-González, G. C., Jiménez-Macías, I. U. y Juárez Hernández, L. G. (2022). Clasificación de Estrategias de Gestión del Conocimiento para impulsar la innovación educativa en Instituciones de Educación Superior. GECONTEC: Revista Internacional de Gestión del Conocimiento y la Tecnología, 10(1), 18- 35.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Carbonell Mariño, O. S., & Martínez Guerra, S. M. . (2023). Gestão do conhecimento e salas de aula virtuais em nível de graduação na Universidade de Las Tunas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 43–56. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1541

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.