Contextualização pedagógica e didática da educação física escolar. Uma necessidade no contexto educacional atual

Autores

  • Bernardo Jeffers Duarte Universidad de Las Tunas
  • Yaquelin Ruiz García Universidad de Las Tunas
  • María de la Caridad Smith Batson Centro de Estudios Pedagógicos. Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

recurso pedagógico, recurso didático de apreensão, abordagem fisico-educativa integral, avaliação integral, atividade cognitivo-motora.

Resumo

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem exigido a melhoria contínua dos sistemas de educação, o que tem gerado contradições lógicas na prática pedagógica atual da educação física que nega as bases dos últimos programas de melhoria e o potencial físico-educacional da educação física. Isto mostra que, independentemente da melhoria atual, a educação física não atende às expectativas educacionais da escola cubana; ela foi projetada para preparar indivíduos para o momento e não para a vida. Esta situação levou à busca de posições teórico-metodológicas que sustentam o modelo e uma metodologia para a formação de uma cultura físico-educativa que se manifesta na autogestão da educação física pessoal e personalizada, na e para a vida, com esforços econômicos e sanitários vantajosos, baseados no enfoque físico-educativo integral e nos postulados de aprendizagem ativa e de desenvolvimento, que conota sua singularidade. Foram utilizados os seguintes métodos: histórico-lógico, análise e síntese, processamento e crítica de fontes, análise dos produtos da atividade pedagógica, medição e o método dialético holístico. 

Biografia do Autor

Bernardo Jeffers Duarte, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Deportes y Cultura física. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Coordinador de Programa de Formación Doctoral en Ciencias de la Cultura Física, Docente en la Facultad de Cultura Física.

Yaquelin Ruiz García, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Deportes y Cultura física.  Máster en Actividad Física en la Comunidad. Profesora en la Facultad de Cultura Física.

María de la Caridad Smith Batson, Centro de Estudios Pedagógicos. Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Inglés. Doctora en Ciencias de la Educación. Docente Investigadora.

Referências

Bermúdez, R. y Martín, L. (2004). Aprendizaje Formativo y crecimiento personal. Pueblo y Educación.

Castellanos Simons, D. (2003). Estrategia para promover el aprendizaje desarrollador en el contexto escolar. Universidad Pedagógica Enrique José Varona. Materia en soporte electrónico. La Habana.

Colectivo de autores. (1989). Pedagogía. Pueblo y Educación.

Del Villar, F. (2001). La función docente en la educación física. En Vázquez, B. (Ed), Bases educativas de la actividad física y el deporte (pp. 199-226). Síntesis.

Devis, J. y Peiró, C. (1992). Nuevas perspectivas curriculares en Educación Física: la salud y los juegos modificados. INDE Publicaciones.

Ferreiro Gravié, R. et al. (1985). Higiene de los niños y adolescentes. Pueblo y Educación.

Gamboa, M.E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.

Gamboa, M.E. (2019b). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

García Blanco, S. (1996). La Educación Física en Platón. En IV Simposium: Historia de la Educación Física (pp. 27-32). Impresora Gráfica Varona.

González-Cutre, D. (2017). Estrategias didácticas y motivacionales en las clases de educación física desde la teoría de la autodeterminación. (pp.46-47) Edición Web (WWW.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/e-moti-on/index)44

Hernández, R. (2005). Movimiento Infantil. Deportes.

Jeffers, B. (2004). La evaluación integral de la actividad física en la educación secundaria básica. [Tesis doctoral, Instituto Central de Ciencias Pedagógicas de la República de Cuba]. http://roa.ult.edu.cu/jspui/handle/123456789/537

López, A. (2006). El proceso de enseñanza aprendizaje en Educación Física. Hacia un enfoque integral físico-educativo. (pp. 15). Deportes.

Llanusa Gobel, José, (1990). El Deporte en Cuba: análisis para un debatir. José Martí.

Mazorra Zamora, R. (1988). Actividad física y salud. Editorial Científico Técnica.

Martí Pérez, J. (1975). Obras Completas. Tomos: 8; 13; 15; 19 y 21. Ciencias Sociales.

Méar, J.A. (1987). La co-evaluación en Educación Física y Deportiva. EPS, 207, 41-44.

Menéndez, S., Calderón, C., Mejías, G. y Valdés, Y. (2008). Un enfoque productivo en la clase de la Educación Física. Deportes.

Ruiz Aguilera, A. (2012). Teoría y Metodología de la enseñanza de la Educación Física y el deporte escolar. Pueblo y Educación.

Valdés, A. Y. (2009). Teoría y Metodología de la Educación Física. (pp. 68) Deportes.

Vigotsky, L. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Ciencia y Técnica.

Zilberstein, J. (1999). Didáctica integradora de las ciencias. Experiencia Cubana. Editorial Academia.

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Jeffers Duarte, B. ., Ruiz García, Y. ., & Smith Batson, M. de la C. . (2023). Contextualização pedagógica e didática da educação física escolar. Uma necessidade no contexto educacional atual . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 189–217. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1527 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>