Avaliação com uma abordagem profissional na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Alina de la Caridad Cintero Muñoz Hospital Clínico Quirúrgico Lucia Iñiguez Landin. Holguín
  • Luis Aníbal Alonso Betancourt Educación
  • Prudencio Alberto Leyva Figueredo Universidad de Holguín

Resumo

Este artigo propõe uma concepção de avaliação com um marcado caráter formativo, que se baseia em promover a auto-avaliação e a co-avaliação como forma de compartilhar experiências de aprendizagem entre os professores estagiários e permitir ao professor estagiário perceber seu progresso e adaptar o processo ensino-aprendizagem. Este conceito foi implementado em dois grupos do curso de Bacharelado em Educação Matemática utilizando a intervenção na prática como método, o que permitiu verificar o progresso feito em nível individual e de grupo na emissão de julgamentos avaliativos e sua correspondência com as notas atribuídas para as diferentes atividades avaliativas. As opiniões dos professores estagiários envolvidos neste processo revelam seu potencial para promover a comunicação no processo de ensino-aprendizagem, para conceber a avaliação como um processo e para envolver o professor estagiário neste processo. 

Biografia do Autor

Alina de la Caridad Cintero Muñoz, Hospital Clínico Quirúrgico Lucia Iñiguez Landin. Holguín

Doctora en Medicina. Especialista de Primer Grado en Medicina Natural y Tradicional.

Prudencio Alberto Leyva Figueredo, Universidad de Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Emérito. 

Referências

Abreu, R. y Soler, J. (2014). Didáctica de la Educación Técnica y Profesional (ETP). Soporte digital. Universidad de Ciencias Pedagógicas para la ETP, La Habana, Cuba.

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Moya, C. A. (2020). Metodología para la obtención de resultados científicos en una tesis de maestría en pedagogía profesional. Revista de Formación y Calidad Educativa, 8 (2).

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Ronquillo, L. E. (2020). El proceso de enseñanza-aprendizaje profesional: Un enfoque actual para la formación del trabajador. Editorial Mar y Trinchera

Ávila, E. y Fernández, E. (2019). Un método para el aprendizaje de la Psicología General en maestros de EB en formación inicial. Revista Luz, 19 (1), 15-29.

Bermúdez, R., León, M., Abreu, R. L., Pérez, L. M., Carnero, M. y Arzuaga. (2014). Pedagogía de la Educación Técnica y Profesional. Editorial Pueblo y Educación.

Cuevas, A., Hernández, R., Leal, B. E. y Mendoza, C. P. (2016). Enseñanza-aprendizaje de ciencia e investigación en educación básica en México. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18 (3).

Galeana, L. (2015). Aprendizaje basado en proyectos. Soporte digital. Universidad de Colima

Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

García, M., Corrales, I. y Reyes, J. J. (2015). La formación axiológica en los profesionales cubanos de la salud: una mirada hacia la universidad. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 14(1).

Gil-Galván, R. (2018). El uso del aprendizaje basado en problemas en la enseñanza universitaria: análisis de las competencias adquiridas y su impacto. Revista Mexicana de Investigación Educativa (RMIE), 3 (76).

Jurado, M., Avello, R. y Bravo, G. (2020). Caracterización de la comunicación interpersonal en el proceso enseñanza - aprendizaje. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 22 (e09), 1-11. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e09.2284

Leyva, P. A, Mendoza, L. L., Barberán, J. (2018). La formación profesional actual: propuestas innovadoras. Revista Opuntia Brava, 10 (3).

Lucio, R., Miranda, J. y Caicedo, D. (2019). El aprendizaje basado en proyectos, una novedosa experiencia en el estudio de métodos de la investigación científica. Revista Opuntia Brava, 11 (Especial 2).

Milán, D., García, M., Cabrera, C., Hernández, Y., Rodríguez, Y, Miralles, E. (2020). Perspectiva de profesores y estudiantes de Medicina sobre la implementación de las estrategias curriculares. Revista de Educación Médica Superior 34 (3).

Ministerio de Salud Pública. MINED. (2019). Plan de estudios E de la formación del estudiante de Medicina. Soporte magnético. La Habana. Cuba

Miranda, D., Prieto, R., Tosar, M. A., Sánchez, M. E., Ruisanchez, I. y Tamayo, A. (2019). Referentes teóricos para la preparación pedagógica de los tutores de la carrera de Medicina. Revista de Educación Médica Superior 33 (2).

Mora, K.M., Santiesteban, Y. y Gamboa, M.E. (2020). El modo de actuación profesional médico del estudiante de medicina en formación inicial. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(6), 271-295.

Porta N. S. y Tarrió, C. (2019). La capacitación para el desempeño laboral de los trabajadores productivos. Revista Pedagogía Profesional, 17 (1).

Pupo, A. Verdecia, O. y Ramon, J. E. (2020). Metodología para la educación médica de los estudiantes de Medicina durante la rotación por Urología. Revista de Formación y Calidad Educativa 8(2).

Rus, E. (2018). Tipos de Investigación. http://economipedia.com/definiciones/tipos-de-investigación.html

Salas, R. S. y Salas, A. (2017). Modelo de formación del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. Editorial: Ecimed. Ciencias Médicas.

Valera, L. y Téllez, L. (2019). El proyecto profesional como forma de organización de la disciplina principal integradora de la carrera Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. Opuntia Brava, 11(Especial 1), 204-213.

Contabilidad y Finanzas. Revista Opuntia Brava, 8 (11). https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/678

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Cintero Muñoz, A. de la C. ., Alonso Betancourt, L. A., & Leyva Figueredo, P. A. . (2022). Avaliação com uma abordagem profissional na formação inicial de professores de matemática. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(3), 247–269. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1420

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>