Treinamento científico de alunos e professores em escolas vocacionais préuniversitárias de ciências exatas. Ações propostas
Palavras-chave:
educação científica, professores, alunos, profissionalização de professoresResumo
A formação da reserva científica do país é uma tarefa inadiável, que foi compreendida desde os primeiros anos da Revolução; uma das soluções foi a fundação dos Institutos Pré-Universitários Vocacionais de Ciências Exatas (IPVCE), com a visão de garantir a substituição geracional dos cientistas, que tanto elevaram o nome de Cuba por meio das descobertas que fizeram. Essa grande responsabilidade recai sobre os professores que trabalham nesse tipo de instituição. Por várias razões, que não são objeto deste artigo, esses professores têm de enfrentar tarefas para as quais não foram preparados em sua formação inicial, e é por isso que se deve recorrer ao treinamento contínuo. Nos últimos anos, a abordagem constante para otimizar o desempenho profissional tem sido chamada de profissionalização. Para atender à demanda social e estatal de atenção diferenciada aos IPVCEs, foi fundado um projeto de pesquisa conjunto IPVCE-Universidade de Las Tunas, que está sendo realizado para contextualizar a profissionalização dos professores aos avanços científico-tecnológicos atuais. Em seu segundo ano de implementação, esse projeto já tem uma proposta de ações a serem implementadas estrategicamente, das quais a formação científica é um de seus aspectos. Este artigo aborda as bases teóricas, o diagnóstico realizado e as ações a serem tomadas.
Referências
Aránega Jiménez, R., y Ruiz Corbella, M. (2005). Indagar en el entorno cotidiano: clave para la formación científica de los educadores. Enseñanza de las ciencias, (Extra), 1-4.
Cuásquer Viveros, M. (2024). Orientación Vocacional y Proyecto de Vida a Través de Estrategias STEAM. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(3), 9682-9710.
Fabra Gallo, J. M., Martínez Márquez, Y. y Valcárcel Izquierdo, N. (2020). Estudio comparado de los contenidos de la asignatura Arquitectura de Computadoras: oportunidades de mejoras. Serie Científica de la Universidad de las Ciencias Informáticas, 13(8), 1-19.
Guerrero Cabrera, Y. (2022). La preparación a los docentes para el trabajo de formación vocacional y orientación profesional pedagógica en el Centro Politécnico Enrique Villegas Martínez (Doctoral dissertation, Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez).
Guillen Estévez, A. L., Ramírez Mesa, C. y Guillen Valdés, A. (2020). La tarea docente integradora en el proceso enseñanza aprendizaje de la Física. Didasc@ lia: Didáctica y educación, 11(2), 106-116.
Mendoza Vargas, E. Y., Murillo Campuzano, G. D. P. y Morales Sornoza, A. (2019). La enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior: Aportaciones desde Neurodidáctica. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 10(2), 23-36.
Muñoz Rodríguez, A., Loor Fernández, M. N., León Villacís, F. O. y Zambrano Mero, J. A. (2019). Los juegos didácticos para el desarrollo de la expresión oral en el aprendizaje del idioma inglés. Didasc@ lia: didáctica y educación, 10(1), 25-36.
Pilar Tierno, S., Solbes Matarredona, J. A., Gavidia, V., Tuzón, P. (2022). La formación científica y didáctica en el grado de Maestro en Educación Primaria y la presencia de la indagación según el profesorado. Interuniversitaria de formación del profesorado. 36(97), 143-161.
Ponce Vargas, J. M. (2018). El método dialéctico en la formación científica de los estudiantes de pedagogía. Actualidades Investigativas en Educación. 18(3). 1-20.
Téllez Lazo, L., Rógers Gómez, J. A. y Hernández Laguna, O. (2023). Profesionalización docente en los Institutos Prevocacionales de Ciencias Exactas: evaluación y contextualización. Didáctica y Educación, 14(4), 354-378.
Valledor Estevill, R. F. (2019). La innovación en la investigación educacional. La innovación teórica. Didasc@lia: Didáctica y Educación. 10(4), 17-32.
Valledor Estevill, R. F. (2021). Cultura científica y el método científico. Conferencia inaugural de la Cátedra Científica de la Universidad de Las Tunas. https://scholar.google.es/citations?user=avMLwfcAAAAJ&hl=es&oi=ao
Zacarías Ventura, H. R., Vilchez Guizado, J. y Supo Condori, J. A. (2021). Posturas didácticas sobre el método científico y su influencia en el desarrollo de competencias investigativas en estudiantes universitarios. Desafios, 12(2), 108-113.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Mildred Rebeca Blanco Gómez , Luis Téllez Lazo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.