Elementos de identidade da localidade de Las Tunas para a formação da identidade musical local.

Autores

  • Elemnia Álvarez Merino Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

identidade musical local, protagonista, experiência pedagógica vivencial

Resumo

A formação da identidade musical local no treinamento inicial de instrutores de arte musical é um aspecto importante a ser

levado em consideração. Contribuímos com as definições de identidade musical local e com a formação da identidade musical local em sua formação. A experiência aplicada foi realizada na disciplina Oficinas de Aperfeiçoamento Artístico, que ocorreu em oficinas de opinião crítica e reflexão coletiva; Além disso, foram desenvolvidas experiências e vivências pedagógicas por meio de oficinas metodológicas e projetos com o envolvimento da comunidade como protagonista, denominados "A música de Las Tunas em meu bairro", que favoreceram o vínculo dos instrutores de arte musical com os autores, intérpretes e coletivos que, a partir das comunidades, contribuíram para garantir o ciclo de vida da cultura artística em um clima afetivo positivo, com experiências concretas e exemplos pessoais, que favoreceram a presença de emoções, sentimentos, normas de comportamento social e vontade de trabalhar em suas especialidades depois de formados.

Biografia do Autor

Elemnia Álvarez Merino, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidades Preescolar y Música. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular del Dpto. docente Primera Infancia

Referências

Acebo Rivera, M. (2005). La Formación del valor identidad latinoamericana en los adolescentes de la Educación Secundaria Básica desde el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Historia de América. [Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencia Pedagógicas]. Las Tunas.

Álvarez Ramos, S. (2011). La preparación para dirigir el trabajo cultural en las instituciones educativas en la formación inicial del licenciado en instructor de arte. [Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencia Pedagógicas]. Ciego de Ávila.

Álvarez Merino, E., Quesada Báez, A., y Acebo Rivero, M. (2012). La formación de la identidad musical local del tunero. Didáctica y Educación, 3(5), 61–74. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/126.

Álvarez Merino, E. (2008). La Interdisciplinariedad en la Educación Musical. www.innovación.ciget.lastunas.cu

Álvarez Merino, E. (2014). Los Elementos identitarios de la música local en la formación del instructor de arte. http://innovación.ciget.lastunas.cu

Álvarez Merino, E. (2015). La formación de la identidad musical local en la formación inicial del instructor de arte de música. [Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencia Pedagógicas]. Las Tunas.

Álvarez Merino, E. (2019). Estrategia pedagógica para la formación de la identidad musical local del Instructor de Arte, especialidad Música. Opuntia Brava, 12(2), 105-116. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1014

Calderón Suárez, O. (2011). Actividades para fortalecer el valor identidad musical en los alumnos de música de la escuela de instructores “Rita Longa”. [Tesis en opción al título académico de Máster]. Las Tunas.

Cortón, B. (2008). Estrategia de intervención pedagógica para potenciar a la escuela como principal centro cultural de la comunidad. [Tesis en opción al Grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Santiago de Cuba: ISP Frank País.

De la Torre Molina, C. (1995). Conciencia de mismidad: alma de la cultura cubana. Revista Temas. No. 2: 111-115. https://ftp.isdi.co.cu/Biblioteca/BASE%20DE%20DATOS%20DE%20GREENSTONE/revistat/archives/HASH01b6.dir/doc.pdf

De la Torre Molina, C. (2001). Las Identidades. Una Mirada Desde la Psicología. Centro de Investigación y Desarrollo de la Cultura Cubana, p.329. Juan Marinello. La Habana. Cuba. https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/15430/1/Las_identidades.pdf

Fernández Retamar, R. (1998). Cultura es, para nosotros, el rostro coherente de una sociedad. Periódico Granma. 7 de noviembre. La Habana.

Díaz Pendás, Horacio (2002). Enseñanza de la Historia. Lecturas para docentes. Pueblo y Educación.

Vigotsky, L. S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Editorial Científico-Técnica.

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Álvarez Merino, E. . (2024). Elementos de identidade da localidade de Las Tunas para a formação da identidade musical local . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(3), 434–449. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2109

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.