Considerações teóricas sobre o conceito de governação educativa no contexto educativo cubano
Palavras-chave:
governação, governação educativa, educação, gestão, educação, liderançaResumo
A competência de governança educativa nos gestores revela atualmente os mecanismos internos de estrutura e funcionamento das instituições educativas, bem como as suas relações com o meio ambiente, sendo o contexto económico, político e social um determinante da sua identidade, desenvolvimento e normatividade em função de determinados objectivos. O presente trabalho responde aos novos resultados do projeto de investigação setorial, "Sistema metodológico integral para o desenvolvimento da competência de governança educativa", pertencente à Universidade de Las Tunas. Apresenta-se uma síntese que, do ponto de vista teórico, avaliza os resultados para a utilização do termo governança no campo educativo, bem como a sua utilidade como competência nos gestores para a investigação, aplicação e transformação do processo de gestão educativa e na implementação das mudanças que se produzem com a nova conceção teórico-metodológica que se está a viver na Terceira Melhoria da Educação em Cuba. Estes fundamentos revelam a necessidade de adotar uma abordagem que oriente o processo de gestão educativa para uma nova forma de governação sem perder a essência da tradição pedagógica cubana e as caraterísticas do modelo de desenvolvimento socioeconómico e político cubano.
Referências
Constitución de la República de Cuba. (2019). https://biblioteca.clacso.edu.ar
Cuenca, R. (2020). El futuro de los sistemas educativos en clave de gobernanza. Una introducción. Instituto de Estudios Peruanos (IEP), Perú. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação. Vol. 83. Núm. 1. Mayo-Agosto / Maio-Agosto. 238 páginas. Revista cuatrimestral / Revista quadrimestral. Madrid, OEI, 2020. https://rieoei.org/RIE/article/view/3911
Díaz Canel Bermúdez, M. M. (2023). La gestión de la ciencia y la innovación en el sistema de la educación general en Cuba. Conferencia magistral. Pedagogía 2023. La Habana. Cuba. https://www.presidencia.gob.cu/
Garzón Daza, C & Rodríguez Parra, P. (2019). La Gobernanza y su incidencia en los procesos de calidad en las instituciones de la Educación Superior. Revista Boletín REDIPE 8 (10): 111-124. Octubre. ISSN 2256-1536.
https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7528328.pdf
Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (ICCP). (2020). Propuestas para la transformación de las instituciones y modalidades educativas. Cuba. Editorial Pueblo y Educación, 2020. ISBN 978-959-13-3841-9
López Rupérez, F.; García García, I. y Expósito Casas, E. (2020). Un marco analítico para la evaluación de la calidad de la gobernanza de los sistemas educativos. Universidad Camilo José Cela (UCJC), España; Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), España. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 83. https://rieoei.org/RIE/article/view/3672
Maldonado Mera, B. del R., Buenaño Cabrera, J. J., & Benavides Espinosa, K. V. (2018). Aproximación a un modelo de gobernanza del Sistema de Educación Superior ecuatoriano. Revista San Gregorio, 1(24), 78–89. https://doi.org/10.36097/rsan.v1i24.707
Ministerio de Educación. (2014) Resolución Ministerial 186. “Adecuaciones para el trabajo en el curso escolar 2014-2015”.
https://www.mined.gob.cu/wp-content/uploads/2019/04/7-RM-186-14.pdf
Ministerio de Educación. (2023). Resolución Ministerial 121. “Nuevas formas de trabajo en las instituciones y modalidades educativas”. Cuba.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2015). Educación 2030: Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Garantizar une educación inclusiva y equitativa de calidad y promover oportunidades de aprendizaje permanente para todos. París. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2016). Desglosar el Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Educación 2030, guía. París. https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/ODS4_0.pdf
Parra, Rosa R. y Chávez, G. (2016). La gobernabilidad y gobernanza de los sistemas educativos y su relación con la implementación de las políticas educativas. Universidad Autónoma de Nayarit. L. Talina, (eds.). Gobernabilidad y política universitarias. Proceedings -©ECORFAN-México, Nayarit, 2016. https://www.ecorfan.org/proceedings/CDU_VIII/TOMO%208_8.pdf
Parra, J. F., Gamboa, M. E. & González, M. (2019). Competencia de dirección en educación. Aproximación teórica y realidad. OmniScriptum Publishing Group, Moldova: Editorial Académica Española. https://www.eae-publishing.com/catalog/details/store/es/book/978-620-0-01061-2/competencia-de-direcci%C3%B3n-en-educaci%C3%B3n-aproximaci%C3%B3n-te%C3%B3rica-y-realidad
Parra, J. F., Ramayo, Y. & Santiesteban, Y. (2017). Las competencias de dirección en educación. Una aproximación a su definición, estudio e interrelaciones en un contexto moderno, globalizado y complejo. Opuntia Brava, 9(1), 280-290. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/934
Parra, J. F., Gamboa, Graus, M. E. & Santiesteban, Y. (2022). Metodología para desarrollar la competencia de dirección en educación: Competencias directivas. https://www.amazon.es/Metodolog%C3%ADa-desarrollar-competencia-direcci%C3%B3n-educaci%C3%B3n/dp/6203883085
Parra Rodríguez, J. F. (2023). Hacia una concepción de competencia gobernanza educacional. http://gobernanza.lt.rimed.cu/2023/11/06/
Pérez Véliz, A. (2020). La educación en Cuba a la luz de los derechos fundamentales. Cuestiones constitucionales, (42), 271-308. Epub 09 de marzo de 2021. https://doi.org/10.22201/iij.24484881e.2020.42.14344
Solesin, L. (2020). La Gobernanza mundial de la educación, 2030: Los desafíos que plantea un panorama en evolución. Cátedra UNESCO de Educación para el Desarrollo Humano y la Solidaridad entre Pueblos; Universidad Católica del Sagrado Corazón. https://www.buenosaires.iipe.unesco.org
Tejada, J. (2012). La alternancia de contextos para la adquisición de competencias profesionales en escenarios complementarios de educación superior: marco y estrategia. Educación XX1, 15(2). http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70624504010
Valle Lima, A. D. (2003). La transformación educativa. Ed. Pueblo y Educación. La Habana. Cuba. ISBN 959-13-0987-2
Zurbriggen, C. (2011). Gobernanza: una mirada desde América Latina. Perfiles latinoamericanos, 19(38), 39-64.
http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-76532011000200002&lng=es&tlng=es.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Magloiris Turruelles López, Jorge Luis Reyes Izaguirre, Yudannys Cano Merino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.