Desafios atuais da formação profissional na educação cubana

Autores

  • Laura Leticia Mendoza Tauler Directora del Centro de Estudios en Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín
  • Consuelo Morán Piñero Centro de Estudios para la Formación Laboral, Universidad de Holguín
  • Prudencio Alberto Leyva Figueredo Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Holguín

Resumo

É apresentada uma proposta teórica e/ou metodológica que distingue o trabalho da educação cubana relacionada à formação profissional e sua educação para a vida, que conota os fundamentos teóricos gerais para seu estudo. Ela é desenvolvida em suas diversas modalidades com o objetivo de formar uma consciência plena dos produtores em crianças, adolescentes, jovens e adultos a fim de viver em uma sociedade de trabalhadores. É proposto um sistema de atividades experimentais que deve ser levado em consideração no trabalho formativo da escola, da família e da comunidade a fim de oferecer uma educação de qualidade, associada ao desenvolvimento das qualidades de trabalho da personalidade que, como um todo, permite aos estudantes dar direção às suas ações a fim de se envolverem na solução dos problemas da vida. São oferecidos requisitos práticos para determinar com métodos científicos os problemas, barreiras, potencialidades e prioridades que devem ser levados em consideração a fim de desenvolver o treinamento de trabalho a partir dos aspectos intra e inter-subjetivos do desenvolvimento da personalidade.

Biografia do Autor

Laura Leticia Mendoza Tauler, Directora del Centro de Estudios en Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín

Licenciado en Educación. Doctora en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular

Consuelo Morán Piñero , Centro de Estudios para la Formación Laboral, Universidad de Holguín

Licenciada en Educación, Investigadora.

Prudencio Alberto Leyva Figueredo , Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, Profesor Emérito. Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular, Profesor de Metodología de Investigación

Referências

Alarcón, M., y Gómez, A. (2006). La formación laboral como cualidad de la personalidad. [Ponencia]. II Taller Nacional sobre Formación Laboral. Instituto Superior Pedagógico “José de la Luz y Caballero”. Holguín.

Álvarez de Zayas, C. M., et al., (1999). La investigación científica en la sociedad del conocimiento. Santiago de Cuba, (s/a). (soporte digital).

Borrero, R.Y. y Gamboa, M.E. (2015). La formación laboral en la carrera de los profesionales de la Educación. Boletín Redipe, 4(2), 22-32.

Castellanos Simons, B., et al., (1999). Aproximación a un marco conceptual para la investigación educativa. En: Metodología de la Investigación Educacional. Desafíos y polémicas actuales. pp. 49-67. Editorial Pueblo y Educación.

López Hurtado, J. et al., (1994). Metodología de la Investigación Pedagógica. La Habana. En (soporte digital).

Leyva, P. A. y Mendoza, L.L. (2018). Formación Laboral y educación para la vida: una propuesta ante un reto contemporáneo. Revista Opuntia Brava, (10), 111-122. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/91

Leyva, P. A. y Mendoza, L.L. (2015). Fundamentos teóricos del método instructivo, educativo y desarrollador para la gestión y desarrollo de la formación laboral. Soporte digital. Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Ciencias Pedagógicas, Holguín.

Leyva, P., Alonso, L., Infante, A., Domínguez, E., Martínez, O. y Dorrego, M. (2015). Concepción de la formación laboral en las educaciones: Preescolar, Primaria, Secundaria Básica y Preuniversitaria. Soporte digital. Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Holguín.

Leyva, P., Alonso, L., Infante, A., Domínguez, E., Martínez, O. y Dorrego, M. (2016). El método instructivo, educativo y desarrollador para la gestión y desarrollo de la formación laboral. Soporte digital. Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Ciencias Pedagógicas, Holguín.

Rubinstein, S.L. (1969). Principios de Psicología General. La Habana: Instituto Cubano del Libro. Cuarta reimpresión. p. 627.

Smith, M. C. (2021). La orientación profesional en el proceso formativo de la disciplina didáctica de las lenguas extranjeras. [Tesis doctoral inédita] Universidad de Las Tunas. Cuba.

Valledor Estevill, R. F., et al., (2004). Estrategia para el perfeccionamiento de la actividad científico investigativa de los estudiantes de los institutos superiores pedagógicos. Informe final del Proyecto Ramal “Perfeccionamiento de la actividad científico investigativa de los estudiantes de los institutos superiores pedagógicos”. Las Tunas, 2004. (soporte digital).

Valledor Estevill, R. F., et al., (2009). Caracterización y estructura de la investigación educacional en el pregrado. En: Selección de lecturas de Metodología de la Investigación Educativa. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Mendoza Tauler, L. L. ., Morán Piñero , C. ., & Leyva Figueredo , P. A. . (2022). Desafios atuais da formação profissional na educação cubana. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(3), 338–358. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1468

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>