Empresa de Servicios de Seguridad Integral S.A. (SEISA): um olhar sobre o treinamento vocacional e a orientação profissional

Autores

  • Danis Arael Rodríguez Espinosa Empresa SEISA
  • Yanet Vivar Acevedo Empresa SEISA
  • Alina Ofelia Chapman Goodridge SEISA

Palavras-chave:

círculo de interesse, treinamento vocacional, orientação vocacional  

Resumo

A Empresa de Servicios de Seguridad Integral S.A. (SEISA), no ano que acaba de terminar, se propôs a reavivar a formação profissional e a orientação profissional na área onde está localizada sua sede. Como uma de suas prioridades, começou a mapear o ambiente educacional em torno da empresa, a Escola Primária ¨Manuel Martínez Prieto¨ foi selecionada para consolidar seu objetivo, os vínculos começaram a ser estabelecidos, o acordo de colaboração foi assinado, vários contatos foram feitos com a direção da escola, o círculo de interesse foi criado e acordos foram feitos para o início de um relacionamento crescente e bonito. O programa para o círculo de interesse foi determinado e, na prática, a qualidade do treinamento vocacional e do processo de orientação vocacional foi considerada satisfatória.

Biografia do Autor

Danis Arael Rodríguez Espinosa, Empresa SEISA

Técnico en Transporte Automotor. Especialista en Gestión del Conocimiento, Instructor interno. 

Yanet Vivar Acevedo, Empresa SEISA

Técnico en Gestión del Conocimiento, Instructor interno. 

Referências

Gaceta Oficial de Cuba. (2020). Decreto No. 364. De la formación y desarrollo de la fuerza de trabajo calificada (GOC-2020-107-O10).

Gaceta Oficial de Cuba. (2019). Resolución No. 289/2019 Reglamento de la responsabilidad de las entidades en la formación y desarrollo de la fuerza de trabajo calificada en el nivel medio (GOC-2020-108-O10).

González Maura, V. (1994): Motivación profesional y personalidad, fortalecer la formación vocacional de niños y jóvenes. [Universidad Mayor Real y Pontificia de San Francisco].

González Serra, D., González Maura, V. y Brito Fernández, H. (1990). Motivación y orientación profesional [Ponencia Pedagogía 1990]. La Habana.

PNDES. (2030). Plan Nacional de Desarrollo Económico y Social hasta el año 2030. Objetivos específicos (1, 5, 14). pp. 22-24.

Sánchez Pupo, J.M., Fidalgo Acea, M.J., Alonso Hernández, E., Santiesteban Cicilia, L., Tejeda Santos, Á., González Acosta, R., Peña Valdés, Z., Machado Figueroa, O.G., … y Smith Batson, M.C. (2003). Metodología para el trabajo de formación vocacional y orientación profesional pedagógica en la enseñanza primaria, secundaria y preuniversitaria de Las Tunas. Resultado de Proyecto de Investigación.

Smith, M. C. (2015). System of strategic actions to contribute to the professional orientation in language teachers’ formation. Workshop on Foreign Languages, Communication and Culture. April, 2015. Holguín.

Velázquez, E. E. (2009). Fortalecer la formación vocacional de niños y jóvenes. En http://www.juventudrebelde.cu/cuba/2009-02-07.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Rodríguez Espinosa, D. A. ., Vivar Acevedo, Y. ., & Chapman Goodridge, A. O. (2023). Empresa de Servicios de Seguridad Integral S.A. (SEISA): um olhar sobre o treinamento vocacional e a orientação profissional . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 148–160. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1669

Edição

Seção

Artículos

ARK