Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-04-24. Leia a versão mais recente.

Orientação educacional à família para estimular o desenvolvimento sensório-motor no primeiro ano de vida.

Autores

  • José Luis Céspedes Sánchez Deporte
  • Elvira Alonso Hernández Universidad de Las Tunas
  • Maria de la Caridad Smith Batson Centro de Estudios Pedagógicos Universidad de Las Tunas

Resumo

A orientação educacional às famílias é uma das premissas do desenvolvimento sensorial-motor no primeiro ano de vida das crianças, tem como objetivo proporcionar conhecimento, não apenas do nível alcançado, mas também do potencial que pode ser alcançado. O relatório aqui apresentado contém um modelo educacional que revela o conteúdo da orientação educacional para a família, com base nas relações entre seus subsistemas e componentes. A contribuição prática da pesquisa reside em uma estratégia educacional, que é construída por meio de ações educativas físicas de caráter participativo, integradas no processo de orientação à família durante a estimulação da criança, com base na individualidade e diversidade. São propostos indicadores para avaliar a zona sensório-motora de desenvolvimento proximal e estimular seu desenvolvimento tanto quanto possível através de um sistema de apoio às famílias. O modelo e a estratégia educacional foram submetidos à avaliação de especialistas para corroborar sua confiabilidade, viabilidade e importância. As transformações desejadas foram alcançadas nas crianças e suas famílias e para contribuir para alcançar o máximo desenvolvimento integral possível na primeira infância.

Biografia do Autor

Elvira Alonso Hernández, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Psicología-Pedagogía. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular.

Maria de la Caridad Smith Batson, Centro de Estudios Pedagógicos Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Inglés. Máster en Desarrollo Social. Doctora en Ciencias de la Educación. Profesora Auxiliar.

Referências

Amaro Castañeda, T., et al. (2016). La familia y el desarrollo motor del niño. Una mirada a la diversidad de condiciones y contextos. [Ponencia]. XII Encuentro Internacional de Educación Inicial y Preescolar. De la gestación al futuro: Diversidad cultural y desarrollo integral”. CELEP.

Bécquer, G. (2014). La motricidad fina. Proyecto de Investigación. Perfeccionamiento del Currículo Preescolar Cubano. Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (CELEP), La Habana.

Colás, I et al. (1994). Investigación educativa, Ediciones Alfar, S.A. Sevilla.

Colectivo de autores. (2021). Programa educativo de la Primera Infancia, Primero al 6to. Año de Vida. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba.

Del Pino, J. (1997). La Orientación Profesional en los inicios de la formación superior pedagógica: Una propuesta desde el enfoque problematizador. [Tesis doctoral inédita]. ISPEJV. La Habana.

Fernández-Pérez de Alejo, G. (2006). Estimulación temprana y preescolar para los niños con Necesidades Educativas Especiales. En Soporte Digital. La Habana.

Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341–366. http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1327

González Rodríguez, C. (2001). La actividad motriz del niño de 0 a 1 año. Revista Digital - Buenos Aires 7(38)- Julio de 2001.

Hernández Corvo, R. (2005). Movimiento Infantil. Ed: Deportes, La Habana.

Leyva Carralero, D. (2017). Acciones dirigidas al a preparación de la familia para estimular el desarrollo de la Macha independiente en los niños de 9-12 meses atendidos en el Programa Educa a tu hijo. http:// innovacióntec.ciget.lastunas.cu/

López, A y Siverio, A. (2006). El proceso de enseñanza-aprendizaje en Educación Física. La Habana. Editorial Deportes. http://www.libreroonline.com/cuba/libros/1594/lopez-rodriguez- alejandro/el-proceso-de-ensenanza-aprendizaje-en-educacion-fisica.html.

Marx, C. y Engels, F. (1973). El origen de la familia, la propiedad privada y el estado. Obras escogidas en 2 tomos. Tomo II. Editorial Progreso, Moscú [s.a.].

Moll, L.C. (1989). Vygotsky ea educaçao. Ed. Artes Médicas Porto Alegre.

Piaget J. (1965). La construcción de lo real en el niño. Bs. As.: Proteo.

Rodríguez González, D. (2013). El diagnóstico de la amplitud de la zona de desarrollo próximo: Una experiencia cubana. Revista Psicoespacios, 7(2) 11, diciembre 2013, pp. 307-347, http://revistas.iue.edu.co/index.php/Psicoespacios

Siverio Gómez, A.M., et al. (1995). Estudio sobre las particularidades del niño preescolar cubano. Ciudad de La Habana, Editorial Pueblo y Educación.

UNESCO. (2017). Proyecto Regional de Educación para América Latina y el Caribe. http://www.unesco.org

Vigotsky, L. (1989). Interacción entre enseñanza y desarrollo. En Selección de lecturas de Psicología- Pedagógica y de las Edades, Tomo III. Editora Universidad.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-24

Versões

Como Citar

Céspedes Sánchez, J. L., Alonso Hernández, . E., & Smith Batson, M. de la C. . (2022). Orientação educacional à família para estimular o desenvolvimento sensório-motor no primeiro ano de vida . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(2), 264–290. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1358

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)