Educação no trabalho assistida por Inteligência Artificial Generativa para a formação da competência investigativa em residentes de Medicina Geral Integral

Autores

  • Adelmar Agüero Uliver Universidad de Ciencias Médicas de Holguín
  • Luis Aníbal Alonso Betancourt Universidad de Holguín
  • Prudencio Alberto Leyva Figueredo Universidad de Holguín

Palavras-chave:

Medicina Geral Integral, Medicina Familiar, competência investigativa, educação no trabalho, Inteligência Artificial Generativa

Resumo

Propõe-se um procedimento inovador para a formação da competência investigativa em residentes de Medicina Geral Integral (Medicina Familiar), integrando a Inteligência Artificial Generativa (IAG) no âmbito da educação no trabalho. A novidade científica reside na sinergia entre a abordagem integradora do desempenho investigativo do especialista em Medicina Familiar e o uso de ferramentas de IAG para otimizar a identificação e resolução de problemas de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi utilizada uma metodologia quantitativa pré-experimental, utilizando métodos de análise-síntese, abordagem sistémica, observação de campo e o teste estatístico Qui-quadrado. Os resultados mostram melhorias significativas na competência investigativa dos residentes, com 95% de confiabilidade, o que valida a aplicabilidade do procedimento em contextos nacionais e internacionais, ajustado às particularidades do processo formativo da especialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelmar Agüero Uliver, Universidad de Ciencias Médicas de Holguín

Máster en Educación Médica. Especialista de 2. Grado en Medicina General Integral,   Profesor Auxiliar.  Universidad de Ciencias Médicas de Holguín

Luis Aníbal Alonso Betancourt, Universidad de Holguín

Profesor e Investigador Titular. Universidad de Holguín. Master en Pedagogía Profesional.

Prudencio Alberto Leyva Figueredo, Universidad de Holguín

Profesor Emérito. Master en Educación Universidad de Holguín,

Referências

Acosta, M. P., Coral, D. I., & Calvopiña, E. S. (2022). La formación de la competencia investigativa en los estudiantes de Licenciatura. Revista Cubana de Educación Superior, 41(2), 218-230. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=60467215014

Acosta Gaibor, M. P., Coral Bastidas, D. I., & Calvopiña Sarmiento, E. S. (2022). La formación de la competencia investigativa en los estudiantes de Licenciatura en Enfermería durante la educación en el trabajo. Didáctica y Educación, 13(3), 220–246. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1419

Brynjolfsson, E., & McAfee, A. (2017). The second machine age: Work, progress, and prosperity in a time of brilliant technologies. W.W. Norton & Company. https://wwnorton.com/books/9780393350647

Escobar, N. V. (2010). Perfeccionamiento de la formación investigativa del médico en etapa de especialización basado en competencias profesionales [Tesis de doctorado], Universidad "Frank País". Santiago de Cuba, Cuba.

Goodfellow, I., Bengio, Y., & Courville, A. (2016). Deep learning. MIT Press. https://www.deeplearningbook.org/

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (5ta ed.). EDAMSA Impresiones. http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/.pdf

Holzinger, A., Langs, G., Denk, H., Zatloukal, K., & Müller, H. (2019). Causability and explainability of artificial intelligence in medicine. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 9(4), e1312. https://doi.org/10.1002/widm.1312

Marquez, A. M., Acosta, R. U., & Fernández, M. E. (2020). Validación del perfil de competencias investigativas para estudiantes de la carrera Licenciatura en Cultura Física. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3), 45-58.

Ministerio de Salud Pública. (2023a). Programa de la especialidad de primer grado en Medicina Familiar [Soporte magnético]. La Habana, Cuba: Minsap.

Ministerio de Salud Pública. (2023b). Programa del médico y enfermera de la familia [Soporte magnético]. La Habana, Cuba: Minsap.

Rodríguez, Z., Rizo, R., Mirabal, A., Nazario, A. M., & García, M. E. (2017). Educación en el trabajo en la enseñanza médica superior. Revista MEDISAN, 21(7), 911-920. http://www.medisan.sld.cu/index.php/san/article/view/911

Russell, S., & Norvig, P. (2021). Artificial intelligence: A modern approach (4th ed.). Pearson. https://www.pearson.com/store/p/artificial-intelligence-a-modernapproach/P100000253378

Salas, R. S., & Salas, A. (2017). Modelo de formación del médico cubano: Bases teóricas y metodológicas. Editorial Ciencias Médicas.

Salas, R., Salas, L., & Salas, A. (2022). Las competencias y la educación médica cubana. Editorial Eicmed.

Topol, E. J. (2019). Deep medicine: How artificial intelligence can make healthcare human again. Basic Books. https://www.basicbooks.com/titles/eric-topol/deep-medicine/9781541644632/

Valcárcel, N., & Antuan, A. (2021). Epistemología de las ciencias de la educación médica: Sistematización cubana. Ciencias Médicas. https://abacoenred.org/wp-content/uploads/2023/02/EPISTEMOLOGIA-DE-LA-EDUCACION-MEDICA.pdf

Vidal-Ledo, M., Villalón, M. J., Montero, A., & Sánchez, I. (2010). Búsqueda temática digital: La Atención Primaria de Salud y la universalización de la enseñanza. Revista de Educación Médica Superior, 24(4). http://bvs.sld.cu/revistas/ems/vol_24_4_10/ems15410.htm

xAI. (2025). Grok 3: Una herramienta de Inteligencia Artificial Generativa para la investigación médica. https://x.ai/grok

Zepeda, M.E., Cardoso, E.O. y Cortes, J.A. (2024). Influencia de la inteligencia artificial en la educación media y superior. Revista Iberoamericana y para el Desarrollo Educativo. 14 (28). https://doi.org/10.23913/ride.v14i28.1949

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Agüero Uliver, A., Alonso Betancourt, L. A., & Leyva Figueredo, P. A. (2025). Educação no trabalho assistida por Inteligência Artificial Generativa para a formação da competência investigativa em residentes de Medicina Geral Integral . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(5), 30–50. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2287

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>