Influência das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave:
Tecnologias de informação e comunicação, processo de ensino e aprendizagem, conectivismoResumo
Este artigo aborda a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva de desenvolvimento, propondo um modelo baseado no conectivismo como abordagem pedagógica. O contexto atual da sociedade do conhecimento e a importância do desenvolvimento de competências digitais na educação são analisados. O conectivismo é apresentado como uma teoria de aprendizagem para a era digital, destacando seus princípios fundamentais e seu impacto sobre os papéis do professor e do aluno. É apresentado um modelo que integra o conectivismo ao processo de ensino-aprendizagem de desenvolvimento, descrevendo seus componentes, as relações entre eles e os processos mediados por TIC que são aprimorados. São definidas duas características distintivas do modelo: originalidade tecnológica e capacidade de aprendizado ecológico. Por fim, são discutidas as implicações do modelo para a prática educacional, destacando a importância do design de ambientes de aprendizagem dinâmicos, a integração significativa das TIC, a avaliação autêntica e a formação contínua de professores
Referências
Castellanos, D., Castellanos, B., Llivina, M., Silverio, M., Reinoso, C. y García, C. (2002). Aprender y enseñar en la escuela. Pueblo y Educación.
Cueva, J. (2016). Las Tecnologías de la Información y la Comunicación para la Gestión del conocimiento en la Educación Primaria. [Tesis doctoral]. Universidad de las Tunas, Cuba. http://roa.ult.edu.cu/jspui/bitstream/123456789/3684/2/Resumen%20Jorge%20Luis%20Cueva.pdf
Keller, J. (2013). Conectivismo: Una teoría de aprendizaje para la era digital. Estados Unidos: Infogram. https://infogram.com/conectivismo-una-teoria-de-aprendizaje-para-laera-digital-1g6qo2qvwqvyp78
Pedraja, L. (2017). Sociedad del conocimiento y educación: desafíos y perspectivas. Revista Iberoamericana de Educación, 75(1), 21-36.
Pérez, R., Mercado, P., Martínez, M., Mena, E. y Partida, J. (2018). La sociedad del conocimiento y la sociedad de la información como la piedra angular en la innovación tecnológica educativa. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(16), 1-24. http://dx.doi.org/10.23913/ride.v8i16.371
Reinoso, C., Ballester, S., González, C., Torres, Y. y Ribot, G. (2013). El aprendizaje desarrollador. Teoría y práctica en la formación de educadores. Curso 31. La Habana, Cuba: Educación Cubana.
Rico, P., Santos, E. y Martín-Viaña, V. (2004). Proceso de enseñanza aprendizaje desarrollador en la escuela primaria. Teoría y Práctica. Pueblo y Educación.
Rico, P. y Silvestre, M. (2003). Proceso de enseñanza-aprendizaje. Pueblo y Educación.
Santos, E. (2013). Categorías del proceso de enseñanza aprendizaje. En: Proceso de enseñanza aprendizaje desarrollador en la escuela primaria. Teoría y Práctica. Pueblo y Educación.
Siemens, G. (2004a). Conectivismo: Una teoría de aprendizaje para la era digital. Chile: Ministerio del Interior y Seguridad Pública SENDA - Consorcio de Universidades del Estado de Chile. https://www.comenius.cl/recursos/virtual/minsal_v2/Modulo_1/Recursos/Lectura/conectivismo_Siemens.pdf
Siemens, G. (2004b). Connectivism: A learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2(1), 3-10.
Silvestre, M. (2012). Exigencias didácticas para dirigir un proceso de enseñanza-aprendizaje desarrollador y educativo. [CD-ROM]. La Habana, Cuba: Ministerio de Educación de la República de Cuba.
Unidad de promoción y Desarrollo (2013). Manual de Metodología Didáctica. Almería, España: Junta de Andalucía - Diputación de Almería. https://issuu.com/verocedillo/docs/curso_de_metodolog_a_did_ctica
Zilberstein, J. (2012). Tendencias en la Didáctica. Sus categorías en una concepción desarrolladora de la escuela primaria. [CD-ROM]. La Habana, Cuba: Ministerio de Educación de la República de Cuba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Luis Cueva Delgado, Michel Enrique Gamboa Graus, Misleydi Ramírez Serrano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.