Impactos da implementação de uma estratégia teórico-prática para o desenvolvimento da competência didático-sociocultural.

Autores

  • Geovel Gómez Remedio Profesor
  • Vilma Violeta Borrero Ochoa Universidad de Las Tunas
  • Frank Arteaga Pupo Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

estratégia, competência, didático-socio-cultural, impactos, idiomas estrangeiros

Resumo

O artigo trata dos principais resultados da aplicação da estratégia teórico-prática para o desenvolvimento da estratégia didático-socio-cultural do curso de língua estrangeira na Universidade de Las Tunas. O objetivo é socializar os principais impactos alcançados por essa estratégia em sua introdução na prática pedagógica. A estrutura interna desse resultado científico tem um aspecto teórico e um prático, que estão intimamente inter-relacionados, de modo que as conceitualizações estabelecidas no primeiro são a base para o procedimento que faz parte do aspecto prático. Para a elaboração deste relatório, bem como para a avaliação da viabilidade e da eficácia da estratégia, foram utilizados essencialmente dois métodos: oficinas de opinião crítica e construção coletiva e experiência pedagógica vivencial. Além disso, foram utilizados outros métodos, em especial a observação participante. A avaliação da estratégia com base no uso de métodos científicos demonstrou sua viabilidade e eficácia no treinamento e desenvolvimento da competência didático-sócio-cultural dos alunos do curso de Línguas Estrangeiras (Inglês como Segunda Língua) por meio da disciplina Prática Integral da Língua Inglesa. Nesses resultados, foram destacados os principais impactos determinados pelo coletivo de autores, onde se denota a importância da externalização nas ações dos alunos de sua identidade didáticosócio-cultural.

 

Biografia do Autor

Vilma Violeta Borrero Ochoa, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular. Departamento de Lenguas Extranjeras.

Frank Arteaga Pupo, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Historia y Marxismo. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Investigador.

Referências

Cortina, V. (2005). El diagnóstico pedagógico en el proceso formativo del profesional de la educación en condiciones de universalización, tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Las Tunas, 2005.

De Armas, N., Marimón, J. A., Guelmes, E. L., Rodríguez, M. A., Rodríguez, A. y Lorences, J. (2003). Los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Centro de Ciencias e Investigaciones Pedagógicas. Universidad Pedagógica “Félix Varela”, Villa Clara.

Ferrales, D., Tejeda, I. y Arteaga, F. (2021). “LiusanLext Project” para desarrollar la competencia cultural y artística en lenguas extranjeras inglés con segunda lengua. Didasc@lia: Didáctica y Educación 12(3), 259-273.

Gómez, G., Borrero, V. y Velázquez, Y. (2019). Principales tendencias sobre la competencia sociocultural en la carrera lenguas extranjeras inglés con segunda lengua. Opuntia Brava. Volumen 11(Número especial2), 33-44.

Gómez, G., Borrero, V. y Vargas, S. (2023). Estrategia para la competencia sociocultural en la carrera Licenciatura en Educación, Lenguas Extranjeras. Mendive, Revista de Educación, 21(2).

Gómez, G., Borrero, V., Vargas, S. y Velázquez, Y. (2022). Consideraciones teóricas sobre la competencia sociocultural en la carrera Lenguas Extranjeras. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(3).

Hymes, D. H. (2001). Competence and performance in linguistic theory. Acquisition of languages: Models and methods. AcademicPress.

MES. (2016). Plan de Estudio “E” carrera Licenciatura en Educación. Lenguas Extranjeras (Inglés con Segunda Lengua). [Archivo PDF]. https://www.mes.go.cu/

Paz, E. de la (2021). El desarrollo de la competencia sociocultural en lengua inglesa del profesor de lenguas extranjeras desde su formación inicial. [Tesis de doctorado, no publicada]. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Félix Valera” Villa Clara, Cuba.

Rondón, E. (2017). La expresión oral en inglés en los estudiantes de la carrera de medicina. Tesis presentada en opción al grado científico de doctora en ciencias pedagógicas, 2017.

Smith, C. (2021). La orientación profesional en el proceso formativo de la disciplina didáctica de las lenguas extranjeras. Tesis presentada en opción al grado científico de doctor en ciencias pedagógicas. Universidad de Las Tunas, 2021.

Tejeda, I. (2014). La tutoría de carrera en el PEA de la formación inicial de profesionales de la educación en lenguas extranjeras. (Tesis doctoral inédita). Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey. Las Tunas, 2014.

Velázquez, Y. (2016) La autonomía en el aprendizaje del profesor en formación de lenguas extranjeras. [Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Las Tunas, 2016.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Gómez Remedio, G., Borrero Ochoa, V. V. ., & Arteaga Pupo, F. . (2023). Impactos da implementação de uma estratégia teórico-prática para o desenvolvimento da competência didático-sociocultural . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 193–218. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1736

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)