Prevenção da deserção estudantil com base na orientação profissional das ciências básicas na formação inicial de engenheiros civis.
Palavras-chave:
prevenção, abandono do estudante, orientação profissional, ciências básicas, educação em engenharia civilResumo
A novidade da pesquisa sobre a prevenção do abandono escolar baseado na orientação de carreira no processo de ensinoaprendizagem das ciências básicas no treinamento inicial de engenheiros civis reside na importância de abordar um problema que afeta o treinamento de futuros profissionais de engenharia civil, e que pode ter conseqüências tanto para sua experiência universitária quanto para seu futuro emprego. Além disso, o foco na orientação de carreira é uma resposta à necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Neste sentido, a pesquisa busca proporcionar novas estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem das ciências básicas e contribuir para a formação de engenheiros civis mais competentes e preparados para enfrentar os desafios do mundo de hoje. Este artigo, uma colaboração internacional interinstitucional, projeta a pesquisa de doutorado do autor principal, assessorado pelo co-autor. A população para caracterizar o problema do processo de prevenção da deserção estudantil no curso de Engenharia Civil da Universidade Laica Eloy Alfaro de Manabí são todos os alunos matriculados no curso de Engenharia Civil da universidade. A amostra é selecionada estratificada por ano letivo. Desta forma, uma visão mais completa e detalhada dos problemas do curso poderia ser obtida. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este assunto pode contribuir para melhorar o processo no curso de Engenharia Civil da instituição.
Referências
Castro, M. (2019). La deserción universitaria como problema de gestión: una revisión de la literatura. Revista Científica de Administración, 47, 29-38.
Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.
Freire Samaniego, J. D. y Corrales Suárez, N. A. (2018). Riesgos psicosociales y su influencia en el desempeño laboral de los docentes universitarios. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(4), 53-68.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
García Gallegos, K. H., Sarmiento Berrezueta, S. M. y Rodríguez Saif, M. J. (2020). Propuesta epistémica de la evaluación formativa contextualizada de los docentes de educación superior en ecuador. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(5), 117-133.
Gaspar González, E. (2018). Un acercamiento teórico para el desarrollo de la orientación profesional a través de la formulación y evaluación de proyectos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(1).
Gómez, E. (2017). Deserción estudiantil en la educación superior: causas y consecuencias. Revista Iberoamericana de Educación, 73, 51-68.
Leyva Figueredo, A., Mendoza Tauler, L. y Martínez Cuba, O. (2018). La orientación profesional: Retos en la práctica educativa. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(2), 219-230.
Liu, X., Gao, X., Li, W., & Chen, H. (2020). Factors affecting the dropout intention of engineering students: A case study of a university in China. Sustainability, 12(20), 8529. doi: 10.3390/su12208529
Mendoza-Sierra, G., Reyes-Rodríguez, D. y Márquez-Mendoza, R. (2021). Costos de la deserción universitaria: un estudio de caso en Colombia. Revista Científica General José María Córdova, 19(32), 69-80. doi: 10.21830/19006586.673
Mora, J. (2021). Deserción estudiantil universitaria: causas y estrategias de prevención. Revista de Investigación Académica, 67, 19-30.
Oliveira, R. S., & Meneghin, F. (2019). Fatores que influenciam a evasão na graduação em Engenharia Civil. Revista Gestão & Tecnologia, 19(2), 75-93. doi: 10.20396/ges.o19201816
Paz Illescas, C. E., Acosta Gaibor, M. P., Bustamante Cruz, R. E. y Paz Sánchez, C. E. (2019). Neurociencia vs. neurodidáctica en la evolución académica en la educación superior. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(1), 207-228.
Quintero, J. (2018). La deserción estudiantil en la educación superior: factores y soluciones. Revista Latinoamericana de Investigación en Educación, 45, 135-147.
Ramírez-Cardona, G. M. y Alvarado-Navarro, A. (2019). Deserción y calidad de la educación en México. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 10, 97-119. doi: 10.18222/equiv10.2019.05
Romero Fernández, A., Robayo Andrade, E., Padilla Buñay, A., Álvarez Cortés, L., & Pailiacho Yucta, H. R. (2019). Análisis de la deserción estudiantil en carreras de ciencias técnicas de la Universidad Regional Autónoma de los Andes (UNIANDES). Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(2).
Smith Batson, M. C., Gamboa Graus, M. E. y Alonso Hernández, E. (2020). La orientación profesional en el proceso formativo del profesor de las lenguas extranjeras. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(6), 233-257.
Thiry, H., Weston, T. J., Laursen, S. L., & Hunter, A.-B. (2018). Promoting Persistence in Undergraduate Science Majors: A Model for Institutional Support of Underrepresented Students. CBE—Life Sciences Education, 17(1), ar7. doi: 10.1187/cbe.17-05-0084
Torres Guevara, N. C., Carpio Camacho, A. y Echevarría Gómez, M. C. (2022). Modelo para la gestión de la orientación educativa y profesional en Cuba desde la universidad médica local. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2).
Van Camp, T., Laforce, S., & De Maeyer, S. (2018). Preventing student dropout in higher education: Evidence from a series of multi-level models for the case of engineering education. Teaching in Higher Education, 23(4), 477-495. doi: 10.1080/13562517.2017.1415686
Zhang, Y., Han, X., & Wang, Z. (2018). A study on the influencing factors of college students’ dropout in China based on the literature review. Higher Education Studies, 8(3), 10-18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Efrén Segundo Loor Loor; Michel Enrique Gamboa Graus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.