Critérios para sistematização de experiências de inovação educacional

Autores

  • Madelaine Reynosa Yero Dirección Provincial de Educación, Las Tunas
  • Juan Miguel Barrios Dirección Provincial de Educación, Las Tunas
  • Michel Enrique Gamboa Graus Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

inovação, boas práticas, metodologias de ensino, critérios

Resumo

As mudanças que estão sendo feitas nas instituições educacionais com o objetivo de transformação dentro da estrutura da Terceira Melhoria requerem processos de inovação nas metodologias dos professores. Os membros do projeto Didática da Física, Química e Matemática no Ensino Médio Básico nas Escolas Pedagógicas, enquadrados no desafio de inovar a partir de nossas práticas de ensino, se propuseram a implementar novas formas de ensino e aprendizagem orientadas para a realização de boas práticas nas quais os professores se tornam um elemento facilitador e orientador dos processos de aprendizagem. Com este trabalho, resultado de análise, reflexão e colaboração, chegamos a um acordo sobre sistematizações teóricas já socializadas em outros artigos e uma série de ações pedagógicas implementadas em nossas metodologias, que podem vincular uma série de indicadores como boas práticas no processo de inovação na Diretoria Provincial de Educação e nas escolas pedagógicas. 

Biografia do Autor

Madelaine Reynosa Yero, Dirección Provincial de Educación, Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Marxismo-Leninismo e Historia. Doctora en Ciencias Pedagógicas. 

Juan Miguel Barrios, Dirección Provincial de Educación, Las Tunas

Licenciado en Educación. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Michel Enrique Gamboa Graus, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Computación y Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Banerjee, B., & Ceri, S. (2016). Creating Innovation Leaders. Springer International Publishing.

Barraza Macías, A. (2005). Una conceptualización comprehensiva de la innovación educativa. Innovación educativa, 5(28), 19-31.

Bernaza Rodríguez, G. J., Addine Fernández, F. y Cabrera Miranda, R. (2020). Construyendo ideas pedagógicas sobre la educación de posgrado ante los retos del desarrollo. Editorial Universitaria (Cuba).

Borrero, R.Y. y Gamboa, M.E. (2015). La formación laboral investigativa de los profesionales de la Educación en las carreras de ciencias naturales y exactas. Órbita Pedagógica, 2(1), 23-40.

Cañal de León, P. (2002). La Innovación Educativa. Editorial Akal.

Chocarro, E., Sobrino, A. y González-Torres, M.C. (2013). Scholarship of Teaching and Learning: un modelo de desarrollo profesional de los profesores universitarios. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profes orado, 16(1), 5-14.

Foray, D., & Raffo, J. (2012). Business-Driven Innovation: Is it Making a Difference in Education?. http://www.observatorioabaco.es/biblioteca/docs/240_OECD_WP_84_2012.pdf

Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165.

Gamboa, M. E. (2021). Formación de profesores de matemáticas de habla hispana para enseñar en países de habla inglesa. Revista ROCA, 17(4), 453-471.

Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).

Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2016). Influencia de la contextualización didáctica en la coherencia curricular del proceso enseñanza-aprendizaje de la Matemática. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).

Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2017). Influencia de los organizadores del curriculum en la planificación de la contextualización didáctica de la Matemática. Boletín Redipe, 6(1), 90-112.

Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2020). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).

González Castro, C. y Cruzat Arriagada, M. (2019). Innovación educativa: La experiencia de las carreras pedagógicas en la Universidad de Los Lagos, Chile. Educación, 28(55), 103-122.

Magda, A. J., & Buban, J. (2018). The state of innovation in higher education: A survey of academic administrators. Louisville, KY: The Learning House.

Martínez Vicente, J. M., Peralta Sánchez, F. J., Ureña Uceda, A. y Jiménez Martínez, M. D. (Eds.). (2021). La innovación educativa en la práctica docente de Educación Secundaria (Vol. 80). Universidad Almería.

Palacios Núñez, M. L., Toribio López, A., & Deroncele Acosta, A. (2021). Innovación educativa en el desarrollo de aprendizajes relevantes: una revisión sistemática de literatura. Revista Universidad y Sociedad, 13(5), 134-145.

Parra, M., Gamboa, M.E., López, J. y Borrero, R.Y. (2017). Procedimientos heurísticos para resolver problemas matemáticos aplicados a resolución de problemas químicos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(1).

Parra Rodríguez, J. F., Gamboa Graus, M. E. y Santiesteban Almaguer, J. (2021). Metodología para el desarrollo de la competencia de dirección en educación. Editorial Académica Española.

Reynosa Yero, M. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Innovar para mejorar la competencia de dirección en la educación tunera. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(4), 238–252.

Reynosa Yero, M., Quintero Mantecón, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la innovación educativa como Competencia de Dirección en Educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 204-228.

Sánchez Mendiola, M. (2017). Innovar o no innovar, ¿he ahí el dilema? Revista Digital Universitaria (RDU), 19(1).

Sánchez Mendiola, M. (2018). Perspectivas de la innovación educativa en universidades de México: Experiencias y reflexiones de la RIE 360. https://ade.edugem.gob.mx/handle/acervodigitaledu/49006

Tierney, W. G., & Lanford, M. (2016). Conceptualizing innovation in higher education. In Higher education: Handbook of theory and research (pp. 1-40). Springer, Cham.

Publicado

2022-12-16 — Atualizado em 2022-12-20

Versões

Como Citar

Reynosa Yero, M. ., Miguel Barrios, J. ., & Gamboa Graus, M. E. . (2022). Critérios para sistematização de experiências de inovação educacional . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 315–329. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1596 (Original work published 16º de dezembro de 2022)

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>