Potencial do conteúdo etno-histórico-aboriginal no processo de ensino-aprendizagem da História cubana.

Autores

  • Alfredo Caballero Labrada Profesor universitario
  • Gustavo Josué López Ramírez Universidad de Las Tunas
  • Osmel Reyes Pacheco Universidad de Las Tunas

Resumo

O ensino da História cubana desempenha um papel inevitável na formação dos profissionais do Bacharelado em Educação, Marxismo-Leninismo e História, devido à natureza formativa de seu sistema de conhecimentos. A pesquisa visa argumentar o potencial do conteúdo etno-histórico-aboriginal no processo de ensino-aprendizagem da História cubana; para este fim, enfatizamos as características do conteúdo etno-histórico-aboriginal e oferecemos algumas considerações que favorecem sua abordagem integral na sala de aula. O trabalho começa determinando várias insuficiências que limitam o tratamento deste conteúdo. Para chegar ao problema, contamos com o método materialístico-dialético, pesquisas e entrevistas com professores e alunos, análise de relatórios metodológicos e a análise e crítica das fontes. Do exposto acima, determinamos que o potencial do conteúdo em questão para revelar o legado aborígine ao processo de formação e desenvolvimento da nacionalidade cubana não é plenamente explorado, portanto, é necessária uma maior preparação histórico-didática dos professores para permitir o tratamento do etno-histórico-aboriginal e assim promover o aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Gustavo Josué López Ramírez, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Marxismo-Leninismo e Historia. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Decano de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas

Osmel Reyes Pacheco, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Marxismo-Leninismo e Historia. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Vicedecano de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas

Referências

Álvarez de Zayas, R. M. (2006). Didáctica de la Historia y de las Ciencias Sociales. Bolivia: Editorial Kipus, Cochabamba.

Canal Mesa Redonda. (29 de enero de 2021). Historia del arte militar en Cuba (Capítulo 1 y 2) [Archivo de Vídeo]. Youtube. Disponible en https://m.youtube.com

Castellanos, D. (2003). Estrategias para promover el aprendizaje desarrollador en el contexto escolar. [Ponencia]. Curso Internacional de Pedagogía 2003, La Habana, Cuba.

Chevallard, Y. (1985). La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires, AIQUE Grupo Editor.

Garrido, H. (21 de enero de 2020). Presentación del Proyecto “Cuba Indígena” en la Conferencia en la Universidad de Los Ángeles (UCLA), California, USA. [Indigenous Cuba: A Photographic and Scientientific Search por Cuba s original inhabitants]. https://proyectocubaindigena.blogspot.com

López, V. A. (2017). La importancia de rescatar la identidad cultural, ante un mundo globalizado. https://amp-milenio-com.cdn.ampproject.org/v/s/amp.milenio.com/opinion/variosautores/universidad-tecnologica-del-valle-del-mezquital/importancia-rescatar-identidad-cultural-mundo-globalizado?amp_js_v

Ministerio de Educación Superior. (2020). Modelo del profesional, carrera Licenciatura en Educación, especialidad Marxismo e Historia. En PDF.

Pérez, E. (2021). La historia reciente como contenido en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia de América en la Educación Preuniversitaria. [Tesis de Doctorado inédita], Universidad de Las Tunas, Cuba.

Reyes, J. I. (1999). La historia familiar y comunitaria como vía para el aprendizaje de la historia nacional y de la vinculación del alumno de secundaria básica con su contexto social. [Tesis de Doctorado], Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona”, La Habana, Cuba. https://scholar.google.com.cu

Reyes, J. I. (2017). Fundamentos Teóricos de la Didáctica de la Historia Social Integral. [Archivo de PDF].

Silvestre, M. (2001). Aprendizaje, educación y desarrollo. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Silvestre, M. y Toruncha, J. (2002). Hacia una Didáctica desarrolladora. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Tamayo, Y., Reyes, J. I. y Infante, Y. O. (2015). Potencialidades de la enseñanza de la Historia para desarrollar la cultura de paz. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 6(1), pp. 285-304. http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Caballero Labrada, A., López Ramírez, G. J. ., & Reyes Pacheco, O. . (2022). Potencial do conteúdo etno-histórico-aboriginal no processo de ensino-aprendizagem da História cubana. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(3), 145–162. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1397

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)