Desenvolvimento de competências baseado na diversificação dos espaços de infraestrutura física na formação inicial dos profissionais.
Palavras-chave:
competências, infra-estrutura física, treinamento de profissionaisResumo
A pesquisa sobre o desenvolvimento de competências baseada na diversificação de espaços de infra-estrutura física na formação inicial de profissionais é um tema novo porque a maioria das pesquisas tem se concentrado na formação de profissionais em aspectos teóricos e metodológicos, deixando de lado a importância da infraestrutura física e sua influência no desenvolvimento das competências dos estudantes. Neste sentido, a implementação de estratégias didáticas que envolvem a diversificação dos espaços de infra-estrutura física na formação inicial dos profissionais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências dos estudantes, pois lhes proporciona experiências práticas e concretas que complementam sua formação teórica. Além disso, o contexto atual da educação levou a repensar a forma como a formação dos profissionais é realizada, tornando cada vez mais importante a implementação de novas estratégias que permitam uma formação abrangente e de qualidade. Este artigo, uma colaboração interinstitucional internacional, projeta a pesquisa de doutorado do autor líder, assessorado pelo co-autor. A população é toda estudante da Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí. A amostra é uma seleção representativa desses estudantes, uma amostra aleatória estratificada de acordo com o semestre em que estão estudando. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este tema pode contribuir para melhorar o processo de desenvolvimento de competências nos estudantes da instituição.
Referências
Arancibia, M. L. (2019). La formación inicial profesional y la diversificación de espacios educativos. Revista Educación y Pedagogía, 31(81), 89-99.
Barrantes, J. (2021). Formación profesional: la importancia de los espacios de aprendizaje. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 33-45.
Berruecos-Campuzano, M. T., Carrillo-Rodríguez, J. D. y García-Diéz, I. (2020). Formación inicial profesional: competencias y nuevas tecnologías. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(1), 221-240.
Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.
Erazo-González, J. E., Navarrete-Castro, J. C. y Navarrete-Moreno, M. (2021). Competencias digitales profesionales en estudiantes de educación. RENACI, 14(2), 47-64.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
González, R. (2019). La práctica profesional en la formación inicial de profesionales: problemas y desafíos. Revista de Educación, 378, 15-28.
Gutiérrez, L. (2017). Deserción estudiantil en la formación inicial de profesionales: causas y consecuencias. Revista de Investigación en Educación, 10(2), 5-17.
León, C. (2018). La integración de las tecnologías de la información y la comunicación en la formación profesional: retos y oportunidades. Revista de Tecnología Educativa, 56(3), 39-51.
Lima, A. C. y López, Y. M. (2018). La formación de competencias en la carrera de educación infantil en Ecuador. Educación y Educadores, 21(3), 475-491.
Peralta, P. (2020). Competencias para el profesional en la educación secundaria técnica. Revista de Investigación Académica, 26, 1-12.
Quiroz Aguilar, J. A. (2022). Las clases en línea desde las perspectivas de los estudiantes de ingeniería. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 10(1).
Rodríguez, D. A. y Espinoza, C. M. (2021). La importancia de la formación inicial de profesionales en la diversificación de espacios de aprendizaje para la innovación educativa. Revista Internacional de Investigación en Educación, 9(2), 139-154.
Salazar-Osorio, L. A., Hernández-González, O. A. y López-López, M. E. (2020). Impacto de las tecnologías de la información y comunicación en la educación. Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 30(2), 99-109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 José Renato Intriago Plaza, Michel Enrique Gamboa Graus
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.