Educação ambiental para alunos com distúrbios comportamentais. Notas para um debate

Autores

  • Diana Laura Rodríguez Lezcano Centro Universitario Municipal Consolación del Sur. Pinar del Río
  • Javier Anulfo Martínez Páez Universidad de Pinar del Río
  • Alba Marina Lezcano Gil Centro Universitario Municipal Consolación del Sur

Palavras-chave:

educação, educação ambiental, meio ambiente, meio ambiente, reintegração,

Resumo

O valor do tratamento da Educação Ambiental no Sistema Nacional de Educação como uma dimensão transversal por meio dos canais estabelecidos foi demonstrado por sua contribuição para a cultura integral de todos os alunos. Essa análise mostra a presença de uma contradição entre as exigências da sociedade cubana em relação à reintegração social dos alunos com transtornos de conduta no menor tempo possível à vida social no ambiente em que vivem e as manifestações comportamentais inadequadas em relação ao ambiente, que ainda existem nesses alunos e que constituem barreiras que limitam sua participação social. Tendo em vista o exposto, o objetivo é sistematizar os antecedentes mais significativos que caracterizaram o processo de educação ambiental em alunos com distúrbios de comportamento, enfatizando as tendências e as concepções teóricas desse processo no contexto educacional, dada sua importância atual e seu caráter inclusivo na sociedade.

Biografia do Autor

Diana Laura Rodríguez Lezcano, Centro Universitario Municipal Consolación del Sur. Pinar del Río

Licenciada en Educación, Especialidad Educación Especial. Estudiante de la Maestría de Educación Especial. Profesora instructora

Javier Anulfo Martínez Páez, Universidad de Pinar del Río

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor titular.

Alba Marina Lezcano Gil, Centro Universitario Municipal Consolación del Sur

Máster en Ciencias Gestión Ambiental. Licenciada en Contabilidad. Profesora asistente.

Referências

Alonso, M, (2019) El trastorno de conducta en La educación primaria detección e Intervención. Trabajo de Fin de Grado en Educación Primaria. Universidad de Valladolid. Segovia.

Aviles, F. B. (2017). Trastornos de la conducta infantil. Obtenido de https://spaoyex.es/sites/default/files/pdfs/p7.pdf

Betancourt, J. (2002). La configuración psicológica de los menores con Trastornos Emocionales y de la Conducta (TEC). Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas. Ciudad de la Habana.

Bosch, J. E.(2021) La educación ambiental en los escolares con trastornos de la conducta y su influencia en los diferentes contextos formativos: escuela, familia y comunidad.

Bosch, J.E., Sánchez, Á., Fonseca, F. (2022) Diagnóstico de Educación Ambiental y formación de la conducta ambiental en escolares con trastornos afectivo-conductuales. Revista Científico - Educacional de la provincia Granma. volumen 18 (2022) Número 1 (enero-marzo) Universidad de Granma. Bayamo MN, Cuba.

Cita,G. y Hernández, C. (2018). La atención educativa de escolares con trastornos de la conducta. Utilización del video según sus funciones. Varona, Revista Científico-Metodológica, Edición especial, 2018. ISSN: 1992-8238

Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe. ONU. https://repositorio.cepal.org/bitstream/ handle/11362/40155/24/S1801141_es.pdf

Cuba. Asamblea Nacional del Poder Popular. (1997). Ley No.81 del Medio Ambiente. Gaceta Oficial de la República de Cuba, 95(7). http://www.sld.cu/galerias/ pdf/sitios/insat/ley-81-citma.pdf

Cuba. Grupo Nacional para la implementación de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. (2019). Informe Nacional sobre la Implementación de la Agenda 2030. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). https://foroalc2030. cepal.org/2019/files/informe_nacional_voluntario_de_cuba_sobre_implementacion_de_la_ agenda_2030.pdf

Cuba. Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente. (2016). Estrategia Ambiental Nacional 2016/2020. Revista digital de Cuba (CUBAHORA). https:// www.cubahora.cu/uploads/documento/2019/05/21/ estrategia-ambiental-nacional-2016-2020.pdf

García, O. (2013). Metodología orientada al tratamiento del contenido biodiversidad en la enseñanza de la biología en secundaria básica. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Ciencias Pedagógicas "Blas Roca Calderío”, Manzanillo, Granma.

González-Escobar, C. H. (2017). La educación ambiental ante el problema ético del desarrollo. Revista Electrónica Educare (Educare ElectronicJournal), 21(2), 1-19.

Grillo, E and da Silva, (2004). Early manifestations of behavioral disorders in children and adolescents. Jornal de Pediatria, 80(S2), 21-27.

Gutiérrez, J. M. (2019). 50 Años de Educación Ambiental: un balance incompleto hacia la Educación Ecosocial en el Antropoceno. Boletín Carpeta Informativa del CENEAM. Recuperado a partir de https://www.miteco.gob.es/es/ce neam/articulos-de-opinion/201905-g-bastida_tcm30-496628.pdf

Jaula, J. A., Márquez, L. H., Ferragut, E., & Casas l, M. (2018). La Universidad Contemporánea ante la encrucijada de la Sostenibilidad. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, 7(5), 714-731. https://doi.org/10.3895/rbpd.v7 n5.9058

Jaula, J. (2008) Medio ambiente, desarrollo sostenible y una perspectiva socialista desde Cuba. En Luciano Vasapollo (Ed.), Capitale, Nature e Lavoro. L´esperienza di Nuestra América (págs. 213-230). Roma.

Llopiz, K., Santos, I., Marín, L., Ramos, R. P., Ramos, M. J., Tejada, A. A., Núñez, L. A., & Alberca, N. E. (2020). La Educación ambiental en los niños con necesidades educativas especiales. Retos y perspectivas de desarrollo. Propósitos y Representaciones, 8(3), 1-10.

Márquez, D. L., Hernández, A., Márquez, L. H., y Casas, M. (2021). La educación ambiental: evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 301-310.

Martínez, C. (2004). La educación ambiental para el desarrollo del trabajo comunitario en las instituciones educativas. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, UCP “José de la Luz y Caballero”, Holguín, Cuba

Martínez, J .F.(2009). Educación y gestión ambiental. Disponible en http:// www.unescoeh.org/ext/manual/html/fundamentos2.html. Consultado 05-01-2020

Pérez, C. (2004). La educación ambiental para el desarrollo del trabajo comunitario en las instituciones educativas. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, UCP “José de la Luz y Caballero”, Holguín, Cuba.

Rodríguez, P. (2019). Trastornos del comportamiento. Pediatría Integral, 760-768.

Sánchez, , P., León, V. E., Hernández. N., (2019) Estrategia de educación ambiental para la atención a escolares con alteraciones de la conducta. Revista DELOS Desarrollo Local Sostenible ISSN1988-5245, Vol 12. N° 34 Junio www.eumed.net/rev/delos/34/index.htm

Santos, T. M. (2014) La preparación profesional en Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible de los docentes de la especialidad Zootecnia veterinaria. : http://www.dspace.uclv.edu.cu

Vázquez, J., Feria, M., Palacios, L., & De la Peña, F. (2010). Guía clínica para el trastorno negativista desafiante. México: Instituto Nacional de Psiquiatría Ramón de la Fente Muñiz. (Serie: Guías clínicas para la atención en trastornos mentales). Recuperado de: http://www.inprf-cd.gob.mx/guiasclinicas/trastorno_negativista.pdf

Vigoa, Y. (2014). La formación de la conducta ambiental en el escolar con diagnóstico de retraso mental leve. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, UCP " Blas Roca Calderío”, Granma, Cuba.

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Rodríguez Lezcano, D. L. ., Martínez Páez, J. A., & Lezcano Gil, . . A. M. . (2023). Educação ambiental para alunos com distúrbios comportamentais. Notas para um debate . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 98–123. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1663

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.