Modelo de orientação profissional pedagógica para o Bacharelado em Educação Matemática na Pré-universidade.

Autores

  • Yadisbel Saiz Silvera IPU “Guillermo González Polanco”. Guisa. Granma.
  • Wilfredo Urquiza Humara Universidad de Granma
  • Euliser Fernández Martínez Centro Universitario Municipal de Guisa. Universidad de Granma

Palavras-chave:

orientação profissional pedagógica, modelo pedagógico, motivação profissional, interesses profissionais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado sobre a orientação pedagógica profissional para o Bacharelado em Educação. Matemática, dada a necessidade de elevar os interesses profissionais dos estudantes para esta carreira. A pesquisa utilizou métodos do nível teórico e empírico de conhecimento, tais como análise-síntese, indutivodedutivo e modelagem. A partir de uma construção lógica e abstração da realidade educacional, um novo Modelo Pedagógico de orientação pedagógica profissional é fornecido, com uma abordagem sistêmica, derivando uma nova relação cognitivo-afetivo-motiva, aplicada no Nível Educacional Pré-universitário do território. 

Biografia do Autor

Yadisbel Saiz Silvera, IPU “Guillermo González Polanco”. Guisa. Granma.

Licenciada en Educación, especialidad Matemática. Instructor. 

Wilfredo Urquiza Humara, Universidad de Granma

Licenciado en Educación, especialidad Física. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Euliser Fernández Martínez, Centro Universitario Municipal de Guisa. Universidad de Granma

Licenciado en Educación, especialidad Matemática. Profesor Auxiliar.

Referências

Addine, F. (2002). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En Colectivo de autores (Ed), Compendio de Pedagogía (pp. 80-101). Pueblo y Educación.

Álvarez, M., Almeida, B. y Villegas, E. V. (2004) El proceso de enseñanza- aprendizaje de la Matemática. Pueblo y Educación.

D’Angelo, O. (2002). Cuba y los retos de la complejidad. Subjetividad social y desarrollo. Revista Temas, 28, 50–55.

Gamboa, M.E. (2019). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.

Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165.

Gamboa, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1). https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3038

González, M. V, (1989). Niveles de integración de la motivación profesional [Tesis doctoral, Universidad de la Habana].

González, M. V. (2000). La Orientación Profesional como metodología educativa para el desarrollo de valores en estudiantes universitarios. Biblioteca digital. Web OEI.

González, V. (1993). Los niveles de integración de la motivación profesional. Revista Cubana de Psicología, 10(2).

Martínez, Y., Otero, C. y Álvarez, M. (2015). Programas. Ciencias Exactas. Educación Preuniversitaria. Pueblo y Educación.

Noguera, J. L, (2013). La motivación profesional pedagógica en estudiantes de las escuelas de instructores de arte. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Blas Roca Calderío de Granma], Matemática-Física, Manzanillo.

Sierra, R. (2008). La estrategia pedagógica. Su diseño e implementación. Pueblo y Educación.

Valle, A. (2012). La investigación pedagógica. Otra mirada. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. Ciudad de la Habana, Cuba.

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Saiz Silvera, Y., Urquiza Humara, W. ., & Fernández Martínez, E. . (2023). Modelo de orientação profissional pedagógica para o Bacharelado em Educação Matemática na Pré-universidade . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 378–395. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1590 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.