Modelo de orientação profissional pedagógica para o Bacharelado em Educação Matemática na Pré-universidade.
Palavras-chave:
orientação profissional pedagógica, modelo pedagógico, motivação profissional, interesses profissionaisResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado sobre a orientação pedagógica profissional para o Bacharelado em Educação. Matemática, dada a necessidade de elevar os interesses profissionais dos estudantes para esta carreira. A pesquisa utilizou métodos do nível teórico e empírico de conhecimento, tais como análise-síntese, indutivodedutivo e modelagem. A partir de uma construção lógica e abstração da realidade educacional, um novo Modelo Pedagógico de orientação pedagógica profissional é fornecido, com uma abordagem sistêmica, derivando uma nova relação cognitivo-afetivo-motiva, aplicada no Nível Educacional Pré-universitário do território.
Referências
Addine, F. (2002). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En Colectivo de autores (Ed), Compendio de Pedagogía (pp. 80-101). Pueblo y Educación.
Álvarez, M., Almeida, B. y Villegas, E. V. (2004) El proceso de enseñanza- aprendizaje de la Matemática. Pueblo y Educación.
D’Angelo, O. (2002). Cuba y los retos de la complejidad. Subjetividad social y desarrollo. Revista Temas, 28, 50–55.
Gamboa, M.E. (2019). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.
Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165.
Gamboa, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1). https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3038
González, M. V, (1989). Niveles de integración de la motivación profesional [Tesis doctoral, Universidad de la Habana].
González, M. V. (2000). La Orientación Profesional como metodología educativa para el desarrollo de valores en estudiantes universitarios. Biblioteca digital. Web OEI.
González, V. (1993). Los niveles de integración de la motivación profesional. Revista Cubana de Psicología, 10(2).
Martínez, Y., Otero, C. y Álvarez, M. (2015). Programas. Ciencias Exactas. Educación Preuniversitaria. Pueblo y Educación.
Noguera, J. L, (2013). La motivación profesional pedagógica en estudiantes de las escuelas de instructores de arte. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Blas Roca Calderío de Granma], Matemática-Física, Manzanillo.
Sierra, R. (2008). La estrategia pedagógica. Su diseño e implementación. Pueblo y Educación.
Valle, A. (2012). La investigación pedagógica. Otra mirada. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. Ciudad de la Habana, Cuba.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-30 (2)
- 2023-01-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Yadisbel Saiz Silvera, Wilfredo Urquiza Humara, Euliser Fernández Martínez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.