Treinamento em pesquisa: contextos e prioridades

Autores

  • Idania Matos Calzadilla
  • Prudencio Alberto Leyva Figueredo Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Holguín
  • Laura Leticia Mendoza Tauler Centro de Estudios en Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín

Resumo

Uma experiência é apresentada na formação de profissionais a partir do avanço da ciência, tecnologia e inovação no processo de profissionalização, para tornar a educação uma fonte de melhoria humana e uma condição dinâmica para o desenvolvimento sustentável no contexto de uma universidade inovadora. São apresentadas experiências para a melhoria da prática social, onde é abordada uma estratégia de monitoramento da introdução, generalização e avaliação do impacto dos resultados da pesquisa, seus indicadores e códigos de interpretação dos resultados. A proposta é baseada em experiências experimentais, a fim de oferecer uma educação para a vida rumo a uma prática pedagógica contemporânea na solução de problemas como condição social para a satisfação das necessidades e interesses dos profissionais na socialização do conhecimento.

Biografia do Autor

Idania Matos Calzadilla

Licenciado en Educación, Profesor del MININT

Prudencio Alberto Leyva Figueredo, Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, Profesor Emérito y Titular de Metodología de Investigación. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Laura Leticia Mendoza Tauler, Centro de Estudios en Ciencias de la Educación. Universidad de Holguín

Licenciada en Educación. Doctora en Ciencias Pedagógicas, Profesora Titular  

Referências

Águila, V. (2005). El concepto calidad en la educación universitaria: clave para el logro de la competitividad institucional. Revista Iberoamericana de Educación, 35(5). www.rieoei.org/calidad7.htm

Álvarez de Zayas, C. M., (1995). Metodología de la Investigación Científica. Santiago de Cuba. (soporte digital).

Álvarez de Zayas, C. M., et al., (1999). La investigación científica en la sociedad del conocimiento. Santiago de Cuba, (s/a). (soporte digital).

Borrero, R.Y. y Gamboa, M.E. (2015). La formación laboral en la carrera de los profesionales de la Educación. Boletín Redipe, 4(2), 22-32.

Castellanos Simons, B., et al., (2003). La gestión de la actividad de ciencia e innovación tecnológica y la competencia investigativa del profesional de la educación. Curso 18. Evento Internacional Pedagogía 2003. La Habana.

Castellanos Simons, B., et al., (2005a). Aproximación a un marco conceptual para la investigación educativa. En: Metodología de la Investigación Educacional. Desafíos y polémicas actuales. pp. 49-67. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Castellanos Simons, B., et al., (2005b). Esquema conceptual, referencial y operativo sobre la investigación. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Collazo Delgado, B., et al. La orientación en la actividad pedagógica. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2001.

García Batista, G., et al. (2004). La formación investigativa del docente. Un reto del nuevo milenio. En: Profesionalidad y práctica pedagógica. 59-70. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

García Batista, G., et al. (2009). La investigación educativa ante las exigencias de la formación de educadores en la actualidad. En: Selección de lecturas de Metodología de la Investigación Educativa. Págs.: 149-159. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

García Batista, G., et al. (2007). Profesionalidad y actividad investigativa del docente. La Habana, (s/a). (soporte digital).

García Batista, G., et al. (2007). Programa de la Disciplina Metodología de la Investigación Educativa. La Habana, (soporte digital).

García Inza, M. L. (1991). Maestro investigador. La Habana. (soporte digital).

Iesalc-Unesco, (2008). Declaración de la Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y el Caribe. Cartagena de Indias, Colombia. http://unesco.org.ve/docs/wrt/declaracioncresespanol.pdf

López Hurtado, J. et al., (1994). Metodología de la Investigación Pedagógica. La Habana. En (soporte digital).

Martínez González, M.E.; Urritia Aguilar, A.I.; Martínez Franco; Ponce-Rosas, R. y Gil Miguel, A. (2002). Perfil del estudiante de posgrado con éxito académico en la UNAM. Tarbiya. Revista de Investigación e Innovación Educativa 32, 133-145. Instituto Universitario de Ciencias de la Educación. Universidad Autónoma de Madrid. www.facmed.unam.mx/sem/pdf/.../PerfilEstudiantePosgrado.pdf

Unesco, (1998). Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el siglo XXI. Congreso Mundial de la Educación Superior, París. http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declaration_spa.htm#declaracion

Unesco, (2009). Declaración Congreso Mundial de la Educación Superior, París. http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declaration_spa.htm#declaracion

Valledor Estevill, R. F., et al., (2009). Caracterización y estructura de la investigación educacional en el pregrado. En: Selección de lecturas de Metodología de la Investigación Educativa. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Valledor Estevill, R. F., et al., (2008). El estudio histórico contextual en la investigación educacional. http://www/cep.ltu.rimed.cu. 20 de noviembre de 2008

Valledor Estevill, R. F., et al., (2004). Estrategia para el perfeccionamiento de la actividad científico investigativa de los estudiantes de los institutos superiores pedagógicos. Informe final del Proyecto Ramal “Perfeccionamiento de la actividad científico investigativa de los estudiantes de los institutos superiores pedagógicos”. Las Tunas, 2004. (soporte digital).

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Matos Calzadilla, I. ., Leyva Figueredo, P. A. ., & Mendoza Tauler, L. L. . (2022). Treinamento em pesquisa: contextos e prioridades. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(3), 359–378. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1469

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>