Desenvolvimento profissional do médico de família para a promoção da saúde em adultos idosos com fraturas do quadril.
Resumo
A alta incidência de fraturas no quadril em idosos representa um novo desafio para os cuidados de saúde primários. O artigo responde à necessidade social de superar as limitações dos médicos de família em sua preparação para a promoção da saúde em adultos idosos com fraturas no quadril. Ela oferece a base de um modelo e uma estratégia de aperfeiçoamento profissional, que visa preparar os médicos de família para alcançar uma promoção de saúde de qualidade, permitindo a prevenção de complicações em adultos idosos com fraturas do quadril, aumentando sua expectativa e qualidade de vida, e contribuindo para o princípio da longevidade satisfatória na sociedade cubana. Tanto o modelo quanto a estratégia se baseiam nos postulados da abordagem sócio-humanista da educação médica e são apoiados pela interdisciplinaridade e pela unidade cognitivo-instrumental e afetivo-motiva. Os resultados apresentados são alcançados através do uso de métodos teóricos e empíricos como análise-síntese, modelagem, observação científica, testes pedagógicos e oficinas de opinião crítica. Os resultados da estratégia de melhoria, de acordo com os instrumentos aplicados, mostram as transformações desejadas na preparação dos médicos de família para realizar ações de promoção da saúde de qualidade e satisfazer suas necessidades de aprendizagem, assim como as das famílias, dos cuidadores e do adulto mais velho com fratura de quadril.
Referências
Álvarez de Zayas, CM. (1989). Fundamentos teóricos de la dirección del proceso docente educativo en la educación superior cubana. Editorial ENPES.
Arencibia, V. et. al. (2005). La formación continua a distancia de los profesionales de la educación. Evaluación de su impacto. Dirección Ciencia y Técnica del Ministerio de Educación. Curso 17 Pedagogía.
Candelaria Brito, J.C., Ferro González, B., Gutiérrez Gutiérrez, C. y Alonso Ayala, O. (2021). Estrategia de superación sobre Nefrogeriatría para el mejoramiento del desempeño profesional del médico de familia. EDUMECENTRO, 13(3).
Hurtado, L.C. (2018). Estrategia educativa para el mejoramiento del desempeño profesional del médico de familia en la detección temprana de la lepra. [Tesis]. La Habana: Universidad de Ciencias Médicas de La Habana.
Lescaille, N. (2017). Estrategia de superación para el mejoramiento del desempeño profesional del Licenciado en Imagenología y Radiofísica Médica, en la técnica de ultrasonido diagnóstico. [Tesis]. Universidad de Ciencias Médicas de la Habana.
López Espinosa, G., Lemus Lago, E., y Cañizares Luna, O. (2016). La superación profesional del médico de familia para la atención al trabajador. Acta Médica del Centro, 10(3), 73-77.
López, D.I. (2018). Estrategia educativa para el mejoramiento del desempeño de médicos y enfermeras de la familia en el manejo de la rabia. [Tesis]. Universidad de Ciencias Médicas de la Habana.
López Espinosa, G.J., Valcárcel Izquierdo, N., Lemus Lago, E.R., Yera Alós, I.B., González Ramírez, E.E., Quintana Mugica, R. (2021). Estrategia de superación profesional para la atención médica integral a la salud del trabajador. EDUMECENTRO, 13(3).
Mora, K.M., Santiesteban, Y. y Gamboa, M.E. (2020). El modo de actuación profesional médico del estudiante de medicina en formación inicial. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(6), 271-295.
Ochoa González, M., Borroto Pérez, M. (2015). Estrategia de superación profesional para fortalecer la formación ambiental de los profesores de la disciplina Medicina General Integral (MGI). Educación y Sociedad [Internet]. http://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/viewFile/126/pdf_2
Otero Ramos, I. (2018). Programa de superación profesional psicopedagógica para docentes de la carrera de medicina en Villa Clara. Repositorio Internacional. http://dspace.uclv.edu.cu/handle/123456789/9432?show=full
Rodríguez Leonard, Z., y Vásquez García, B. (2015). La promoción de salud como contenido de la superación profesional del médico de la familia. Revista Conrado, 11(50), 57-61.
Ruiz Díaz, A. (2010). Sistema de acciones de superación para la dirección pedagógica del aprender a estudiar. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2(12), 1-17.
Sandrino Sánchez, M., Hernández Rodríguez, I.M., Pérez Martín, M.M., Silva Borroto, M., Hernández Suárez, N., Hernández Castillo, L.Y. (2020). Regularidades de la superación profesional sobre fibrilación auricular en la Atención Primaria de Salud. MediSur, 18(6), 1084-1094.
Torres Montes de Oca, A. y Cuadréns Villalón, A.M. (2021). Fundamentos teóricos que sustentan la superación y el desempeño profesional de cirujanos generales en la atención preoperatoria. Rev cuba anestesiol reanim, 20(1), 1-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Eraclio Delgado Rifa, Blanca Nieve Martínez Rubio, Elvira Alonso Hernández
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.