Contribuição das estratégias curriculares para a formação integral do estudante universitário a partir dos componentes da formação.
Palavras-chave:
currículo, estratégias curriculares, componentes de formaçãoResumo
As estratégias curriculares são eixos transversais do currículo que promovem a qualidade da formação dos profissionais e seu alto nível de preparação, não apenas na especialidade que estudam, mas também em outros conteúdos que lhes conferem uma cultura abrangente, a partir da concorrência de todas as disciplinas e matérias e seu tratamento a partir da integração dos componentes da formação. O objetivo do artigo é argumentar a partir dos componentes acadêmico, trabalho, pesquisa e extensão o tratamento das estratégias curriculares e sua contribuição para a formação integral dos estudantes do ensino superior. O artigo apresenta uma análise do tratamento das estratégias curriculares no Ensino Superior em Cuba. Para o efeito, foi realizado um estudo dos currículos dos 85 cursos de graduação do Ministério do Ensino Superior, bem como das suas disciplinas e matérias. Para além disso, foram tidos em conta outros documentos, tais como indicações e circulares emitidas por diferentes organizações que solicitam a inclusão de outras estratégias curriculares nos cursos universitários. Apresenta-se a relação entre as estratégias curriculares e os sectores e objectivos estratégicos do desenvolvimento sustentável e o seu tratamento a partir das componentes de formação. Para analisar o estudo dos documentos, chegar a conclusões e elaborar a proposta, foram utilizados métodos teóricos como a análise-síntese e a sistematização teórica.
Referências
Aguilera, E., Trujillo, Y., y Portuondo, O. L. (2022). Estrategia curricular Tecnologías de la Información y las Comunicaciones e investigación en la carrera Medicina. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(5), 78–97. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1486.
Almaguer, A. E., y Tamayo, J. L. (2022). Las estrategias curriculares en la formación del Licenciado en Educación, especialidad Biología. Didáctica y Educación, ISSN 2224-2643, 13(5), 37–55. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1377
Avila, Y., Espinosa, L., y Andaya, D. (2022). El consumo sostenible en la formación ambiental de los estudiantes de la licenciatura en Educación, especialidad en Biología. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(4), 67–88. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/137
Gaceta Oficial de la
González, S., Pérez, N. y Tamayo, E. (2021). La implementación de las estrategias curriculares en la formación de profesionales de Ciencias Pedagógicas. [Ponencia]. 10ma Conferencia Científica Internacional 2021, Holguín, Cuba. Recuperado a partir de https://eventos.uho.edu.cu/index.php/ccm/cci10
Horruitiner, P. (2012). La universidad cubana: el modelo de formación. Editorial Universitaria.
Jiménez, L. (2014). La interdisciplinariedad y las estrategias curriculares en la formación humanista del profesional de la educación cubano. Una experiencia en la especialidad Marxismo-Leninismo e Historia. Revista Atenas, 1 (25). 103-117. https://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/558
Matos, Y. y Sánchez, J. V. (2016). Procederes metodológicos: vía para implementar las estrategias curriculares. Revista Educación y Sociedad, 14 (1). 52-61. https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/149
Milian, Y. y Valdivia, M. A. (2016). Las Estrategias Curriculares en la formación profesional pedagógica del Licenciado en Educación Matemática-Física. Revista Atenas, 3 (35). 80-88. https://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/413
Ministerio de Educación Superior. (2016). Planes de Estudio E. Carreras del MES. Félix Varela.
Naciones Unidas (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe (LC/G. 2681-P/Rev. 3), Santiago. Recuperado a partir de https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/cb30a4de-7d87-4e79-8e7a-ad5279038718/content
Pérez, F., Díaz, J., Hurtado, G., Araña, Y. y Angulo, L. (2021). Estrategias curriculares: su implementación en el primer año de Licenciatura de Enfermería. Revista Medisur, 19(2): http://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/4717
Rodríguez, M. E. y Carrasco, M. de los Á. (2017). Metodología para la implementación de estrategia curricular de investigación e informática en la carrera de medicina. CCM [Internet]. 2017 Jun [citado 01/04/2019]; 21(2): [aprox. 12 p.]. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1560-43812017000200010&lng=es
Rodríguez, M. L., y Burgos, M. Y. (2014). El trabajo metodológico con la estrategia curricular de atención al 1 año: un reto desde el enfoque interdisciplinario en la carrera primaria. Revista Pedagógica Maestro y Sociedad, 11 (1), 54-60. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MiS/article/view/1648
Salazar, M., Coloma, O. y Salazar, D. M. (2018). La implementación de la estrategia curricular dominio de la lengua materna desde la construcción textual. Didáctica y Educación, IX (6) 225-242. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/8242
Salgado, R. E., Céspedes, F. J. y Sanchez, N. (2017). Implementación de estrategias curriculares en la formación del profesional en ciencias pedagógicas. ROCA. Revista científico - educacional de la provincia Granma, 13(4), 170- 181. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/275
Sandrino, M., Hernández, N., Madrazo, Y., Valdés, L. y Dopico, D. (2020). Implementación de estrategias curriculares en la asignatura Propedéutica Clínica y Semiología Médica. Revista de Ciencias Médica de Pinar del Rio, 24 (1). http://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/4151
Valdés, M., Hernández, T., Alfonso, M. y Remedios, J. M. (2017). La concepción e implementación de estrategias curriculares. Un reto a la calidad de la formación inicial. Gaceta Médica Espirituana, 19 (3). http://scielo.php?script=sciarttext&pid=S1608-89212017000300003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Gadiel Salgado Díaz, Indira Ismaela Salcedo Algarín, Deysi Fraga Cedré
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.