Desenvolvimento da personalidade com qualidades favoráveis: Um pré-requisito para a motivação profissional dos estudantes docentes.

Autores

  • Jesús Cuéllar Álvarez Policlínico Docente José Ramón León Acosta. Santa Clara
  • Melva García Martínez Universidad Central Marta Abreu de las Villas.
  • Yaquelín Gómez Morales Universidad Central Marta Abreu de las Villas

Palavras-chave:

motivação profissional pedagógica, processo educativo, comunicação

Resumo

A formação de professores é uma necessidade urgente para a educação geral em Cuba. O objetivo do trabalho é incentivar a motivação pedagógica profissional dos estudantes. A pesquisa abrangeu um período de setembro de 2020 a novembro de 2021. Uma descrição transversal qualitativa foi utilizada para o estudo e 41 alunos da décima primeira série da UIP "Mariano Clemente Prado" na cidade de Santa Clara foram registrados como amostra através de amostragem intencional, de um universo de 60 alunos. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos: a entrevista aberta e o questionário para estudantes. Os resultados apontam para um déficit na motivação intrínseca dos estudantes e um baixo nível de utilização da tecnologia educacional pelos estudantes adolescentes. Conclusões: a necessidade de realizar ações educativas que permitam o desenvolvimento do uso educativo tecnológico de forma interativa e recíproca entre educadores e estudantes.

Biografia do Autor

Jesús Cuéllar Álvarez, Policlínico Docente José Ramón León Acosta. Santa Clara

Licenciado en Psicología. Máster en Psicopedagogía.

Melva García Martínez, Universidad Central Marta Abreu de las Villas.

Licenciada en Educación. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular.

Yaquelín Gómez Morales, Universidad Central Marta Abreu de las Villas

Licenciada en Artes Plásticas. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular.

Referências

Alonso, R., Plaza, I. y Orfali, C. (2019). Barriers in teacher perception about the use of technology for evaluation in higher education. Digital Education Review, 35, 170-185. https://doi.org/10.1344/der.2019.35.170-185

Albán, O. (2021). La motivación estudiantil en la educación superior; importancia del estudio en la actualidad. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(1)

Bayola, G. (2015). El papel de la psicología para la motivación en el proceso docente educativo. https://www.monografias.com/usuario/perfiles/guiomara_estenoz_bayola

Cáceres, M. (2019). La formación pedagógica de los profesores universitarios. Una propuesta en el proceso de profesionalización. http://www.researchgate.net/publication/331841250

Cuéllar, J. Martín, L. y Cabrera, I. (2017). Propuesta de guía psicoeducativa encaminada a mejorar la comunicación educativa-docente estomatológica. Revista Edumecentro. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S207728742014000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Cubeles, A. y Riu, D. (2018). The effective integration of ICTs in universities: the role of knowledge and academic experience of professors. Technology, Pedagogy and Education, 27(3), 339-349. Disponible en: https://doi.org/10.1080/1475939X.2018.1457978

Del Castillo, Y. (2010). Acceso y permanencia en una educación de calidad. La motivación en el estudiante de idiomas en los primeros dos semestres. Paper presented at the Congreso Iberoamericano de Educación METAS 2021.

García, F., Corell, A., Abella, V. y Grande, M. (2020). La evaluación online en la educación superior en tiempos de la COVID-19. EKS Education in the Knowledge Society, 21, 1-26. https://doi.org/10.14201/eks.23013

Gudmundsdottir, G., Gassó, H., Rubio, J. y Hatlevic, O. (2020). Student teachers’ responsible use of ICT: Examining two samples in Spain and Norway. computers and Education, 152(103877). https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103877

Hernández, R. M., Rojas, K. I., & Rodríguez, Y. (2016). Bosquejo histórico del concepto de motivación profesional. Su abordaje en el contexto cubano. Paper presented at the Evento Provincial Pedagogía, Matanza.

López, L., Correa, L. y Rojas, M. (2017). Representaciones sociales: formación y uso de tecnologías de información y comunicación. Profesores de educación básica secundaria. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 50, 256-276. Disponible en: https://bit.ly/2P3hMFS

Llanes, A. (2016). Estrategia educativa para el desarrollo de las habilidades profesionales desde las prácticas pre profesionales en la especialidad contabilidad. https://www.eumed.net/libro_gratis/2011a/893/index.html.

Mariño Castellano, E. M. (2013). La motivación profesional pedagógica: un reto para las ciencias pedagógicas (Tesis de Maestría), Instituto Superior Pedagógico Frank País, Holguín.

Mora, K.M., Santiesteban, Y. y Gamboa, M.E. (2020). El modo de actuación profesional médico del estudiante de medicina en formación inicial. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(6), 271-295.

Pacheco, A. e Infante A. (2020). La resignificación de las TIC en un ambiente virtual de aprendizaje. Campus Virtuales, 9(1), 85-99. http://uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/537/398

Peña, Y., Castro, G., Gamboa, M.E. y Toranzo, N. (2017). La función orientadora. Impacto en la formación inicial del profesional de la educación en las universidades cubanas. Pertinencia Académica, 2(3), 35-58.

Quesada, M. y Solernou A. (2017). Acercamiento al estudio de la comunicación educativa en una facultad universitaria en salud. Educ Med Super [Internet];27(4):[aprox. 8 p.]. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S086421412013000400005&lng=es

Salim, N., Valencia, A., Bermúdez, J. y Ortega, C. (2016). Percepciones estudiantiles acerca del uso de nuevas tecnologías en instituciones de Educación Superior en Medellín. Revista Lasallista de Investigación, 13(2), 151-162. https://doi.org/10.22507/rli.v13n2a14

Smith, M.C., Gamboa, M.E. y Alonso, E. (2020). La orientación profesional en el proceso formativo del profesor de las lenguas extranjeras. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(6), 233-257.

Tapasco, O. y Giraldo, J. (2017). Estudio Comparativo sobre percepción y uso de las TIC entre Profesores de Universidades Públicas y Privadas. Formación Universitaria, 10(2), 3-12. https://doi.org/10.4067/S0718-50062017000200002

Tejera, JF., Iglesias, M., Cortés, M., Bravo, G., Mur, N., López, JV. (2017). Las habilidades comunicativas en las carreras de las Ciencias de la Salud. Medisur. http://www.medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/2087/943

Urías, L., Urías M. y Valdés, A. (2017). Creencias docentes del uso de tecnologías por familias para involucrarse en educación. Apertura, 9(2), 148-159. http://dx.doi.org/10.32870/Ap.v9n2.1100

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Cuéllar Álvarez, J. ., García Martínez, M. ., & Gómez Morales, Y. . (2022). Desenvolvimento da personalidade com qualidades favoráveis: Um pré-requisito para a motivação profissional dos estudantes docentes. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(5), 323–334. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1578

Edição

Seção

Artículos

ARK