A integração de conteúdos no processo de ensinoaprendizagem da Fonoaudiologia.

Autores

  • Niubys Alvarez Rodriguez Universidad de Las Tunas
  • Blanca Nieves Rivas Almaguer Universidad de Las Tunas
  • Isabel Pérez Amores Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

Palavras-chave: integração, conteúdo, processo de ensinoaprendizagem

Resumo

É essencial projetar o processo ensino-aprendizagem que favoreça a integração dos conteúdos, já que a prática pedagógica exige um futuro profissional da educação que possua os conhecimentos e habilidades que possam ser convertidos em modos de ação competentes para resolver os problemas inerentes ao objeto de sua profissão. A fim de contribuir para a solução do problema, é formulado o seguinte objetivo: a concepção de tarefas de ensino integrativo, como um recurso didático, que permite a integração dos conteúdos das ciências psicológicas, didáticas e fonoaudiológicas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos do curso de Fonoaudiologia. As tarefas integrativas de ensino promoveram a integração do conhecimento e proporcionaram a este estudante habilidades pedagógicas profissionais para enfrentar sua futura atividade profissional em melhores condições. 

Biografia do Autor

Niubys Alvarez Rodriguez, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Logopedia. Profesora asistente del Departamento de Educación Especial

Blanca Nieves Rivas Almaguer, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación Especial. Doctora en Ciencias Pedagógicas, Profesora Titular de la disciplina Formación Pedagógica General del departamento de Educación Especial

Isabel Pérez Amores, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación Primaria. Máster en Ciencias de la Educación. Profesora asistente del Departamento de Educación Especial.

Referências

Alarcón, R. (2015). La Ciencia de la Educación en una Universidad integrada e Innovadora. En R. Alarcón (Presidencia), Congreso Pedagogía 2015. Conferencia inaugural llevada a cabo en el XIV Congreso Internacional de Pedagogía, La Habana, Cuba. http://www.uh.cu/Conferencia-del-Dr-Rodolfo-Alarcon-Ortiz-Ministro-de-Educacion-Superior-de-Cuba-en-el-Congreso-Pedag

Blanco, A. (2003). Filosofía dela educación, seleccióndelecturas. Pueblo y Educación.

Blanco, A. (2001). Introducción a la Sociología de la Eucación. Pueblo y Educación.

Constitución de la República de Cuba. (2019). Publicación oficial del Ministerio de Justicia. La Habana.

Labarrere, G. y Valdivia, G. E. (2009). Pedagogía. Pueblo y Educación.

Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

Gamboa, M.E., Carmenates, O.A. y Amat, M. (2010). El legado de Vigotsky en la profesión educativa. Opuntia Brava, 2(2).

Gamboa, M.E. y Carmenates, O.A. (2011). Influencia del pensamiento vigotskiano en el nivel micro del diseño curricular. Opuntia Brava, 3(1).

Guillén, E., Ramírez C. y Guillén, A. (2020). La Tarea docente integradora en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Física. Did@scalia: didáctica y educación, 11(2), 106-116.

Martínez Rubio, B. N. (2004). La formación de saberes interdisciplinarios en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Preescolar [Tesis doctoral inédita Centro de estudio para la Educación Superior Manuel F. Gran]. Universidad de Oriente. Cuba.

Ministerio de Educación Superior (2015). Modelo del profesional. Carrera Licenciatura en Educación Logopedia.

Montero, E., Almenares, D. y Martínez, M. (2017). La integración de contenidos en la formación permanente de los recién graduados en las Ciencias Pedagógicas. Olimpia, 46.

Partido Comunista de Cuba (2016). Actualización de los Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Revolución. Congreso del Partido en abril de 2016.

Zporozhet, A. V. (1985). Obras Completas de Vigotski .(Tomo 5). Pueblo y Educación.

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Alvarez Rodriguez, N., Rivas Almaguer, B. N. ., & Pérez Amores, I. . (2022). A integração de conteúdos no processo de ensinoaprendizagem da Fonoaudiologia . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 217–233. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1559

Edição

Seção

Artículos

ARK