A integração de conteúdos no processo de ensinoaprendizagem da Fonoaudiologia.
Palavras-chave:
Palavras-chave: integração, conteúdo, processo de ensinoaprendizagemResumo
É essencial projetar o processo ensino-aprendizagem que favoreça a integração dos conteúdos, já que a prática pedagógica exige um futuro profissional da educação que possua os conhecimentos e habilidades que possam ser convertidos em modos de ação competentes para resolver os problemas inerentes ao objeto de sua profissão. A fim de contribuir para a solução do problema, é formulado o seguinte objetivo: a concepção de tarefas de ensino integrativo, como um recurso didático, que permite a integração dos conteúdos das ciências psicológicas, didáticas e fonoaudiológicas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos do curso de Fonoaudiologia. As tarefas integrativas de ensino promoveram a integração do conhecimento e proporcionaram a este estudante habilidades pedagógicas profissionais para enfrentar sua futura atividade profissional em melhores condições.
Referências
Alarcón, R. (2015). La Ciencia de la Educación en una Universidad integrada e Innovadora. En R. Alarcón (Presidencia), Congreso Pedagogía 2015. Conferencia inaugural llevada a cabo en el XIV Congreso Internacional de Pedagogía, La Habana, Cuba. http://www.uh.cu/Conferencia-del-Dr-Rodolfo-Alarcon-Ortiz-Ministro-de-Educacion-Superior-de-Cuba-en-el-Congreso-Pedag
Blanco, A. (2003). Filosofía dela educación, seleccióndelecturas. Pueblo y Educación.
Blanco, A. (2001). Introducción a la Sociología de la Eucación. Pueblo y Educación.
Constitución de la República de Cuba. (2019). Publicación oficial del Ministerio de Justicia. La Habana.
Labarrere, G. y Valdivia, G. E. (2009). Pedagogía. Pueblo y Educación.
Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.
Gamboa, M.E., Carmenates, O.A. y Amat, M. (2010). El legado de Vigotsky en la profesión educativa. Opuntia Brava, 2(2).
Gamboa, M.E. y Carmenates, O.A. (2011). Influencia del pensamiento vigotskiano en el nivel micro del diseño curricular. Opuntia Brava, 3(1).
Guillén, E., Ramírez C. y Guillén, A. (2020). La Tarea docente integradora en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Física. Did@scalia: didáctica y educación, 11(2), 106-116.
Martínez Rubio, B. N. (2004). La formación de saberes interdisciplinarios en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Preescolar [Tesis doctoral inédita Centro de estudio para la Educación Superior Manuel F. Gran]. Universidad de Oriente. Cuba.
Ministerio de Educación Superior (2015). Modelo del profesional. Carrera Licenciatura en Educación Logopedia.
Montero, E., Almenares, D. y Martínez, M. (2017). La integración de contenidos en la formación permanente de los recién graduados en las Ciencias Pedagógicas. Olimpia, 46.
Partido Comunista de Cuba (2016). Actualización de los Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Revolución. Congreso del Partido en abril de 2016.
Zporozhet, A. V. (1985). Obras Completas de Vigotski .(Tomo 5). Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Niubys Alvarez Rodriguez, Blanca Nieves Rivas Almaguer, Isabel Pérez Amores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.