A integração de conteúdos no processo de ensinoaprendizagem da Fonoaudiologia.
Palavras-chave:
Palavras-chave: integração, conteúdo, processo de ensinoaprendizagemResumo
É essencial projetar o processo ensino-aprendizagem que favoreça a integração dos conteúdos, já que a prática pedagógica exige um futuro profissional da educação que possua os conhecimentos e habilidades que possam ser convertidos em modos de ação competentes para resolver os problemas inerentes ao objeto de sua profissão. A fim de contribuir para a solução do problema, é formulado o seguinte objetivo: a concepção de tarefas de ensino integrativo, como um recurso didático, que permite a integração dos conteúdos das ciências psicológicas, didáticas e fonoaudiológicas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos do curso de Fonoaudiologia. As tarefas integrativas de ensino promoveram a integração do conhecimento e proporcionaram a este estudante habilidades pedagógicas profissionais para enfrentar sua futura atividade profissional em melhores condições.
Referências
Alarcón, R. (2015). La Ciencia de la Educación en una Universidad integrada e Innovadora. En R. Alarcón (Presidencia), Congreso Pedagogía 2015. Conferencia inaugural llevada a cabo en el XIV Congreso Internacional de Pedagogía, La Habana, Cuba. http://www.uh.cu/Conferencia-del-Dr-Rodolfo-Alarcon-Ortiz-Ministro-de-Educacion-Superior-de-Cuba-en-el-Congreso-Pedag
Blanco, A. (2003). Filosofía dela educación, seleccióndelecturas. Pueblo y Educación.
Blanco, A. (2001). Introducción a la Sociología de la Eucación. Pueblo y Educación.
Constitución de la República de Cuba. (2019). Publicación oficial del Ministerio de Justicia. La Habana.
Labarrere, G. y Valdivia, G. E. (2009). Pedagogía. Pueblo y Educación.
Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.
Gamboa, M.E., Carmenates, O.A. y Amat, M. (2010). El legado de Vigotsky en la profesión educativa. Opuntia Brava, 2(2).
Gamboa, M.E. y Carmenates, O.A. (2011). Influencia del pensamiento vigotskiano en el nivel micro del diseño curricular. Opuntia Brava, 3(1).
Guillén, E., Ramírez C. y Guillén, A. (2020). La Tarea docente integradora en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Física. Did@scalia: didáctica y educación, 11(2), 106-116.
Martínez Rubio, B. N. (2004). La formación de saberes interdisciplinarios en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Preescolar [Tesis doctoral inédita Centro de estudio para la Educación Superior Manuel F. Gran]. Universidad de Oriente. Cuba.
Ministerio de Educación Superior (2015). Modelo del profesional. Carrera Licenciatura en Educación Logopedia.
Montero, E., Almenares, D. y Martínez, M. (2017). La integración de contenidos en la formación permanente de los recién graduados en las Ciencias Pedagógicas. Olimpia, 46.
Partido Comunista de Cuba (2016). Actualización de los Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Revolución. Congreso del Partido en abril de 2016.
Zporozhet, A. V. (1985). Obras Completas de Vigotski .(Tomo 5). Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Niubys Alvarez Rodriguez, Blanca Nieves Rivas Almaguer, Isabel Pérez Amores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.