Comunicação assertiva e tecnologias da informação: ferramentas para o crescimento profissional do bacharel em Pedagogia Psicologia.
Palavras-chave:
comunicação assertiva, tecnologias da informação, bacharelado em Pedagogia-Psicologia.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a importância da comunicação assertiva e das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na atuação profissional do bacharel em Pedagogia-Psicologia da Educação. O problema surge das insuficiências no desenvolvimento da comunicação assertiva e do uso das TICs nos alunos do Bacharelado em Pedagogia-Psicologia da Educação na graduação, o que limita sua formação integral. Na pesquisa realizada, são utilizados métodos como o histórico-lógico, o analítico-sintético, o indutivo-dedutivo e a experiência pedagógica vivencial. Inicia-se com o estudo do modelo do profissional dessa carreira e, em seguida, enfoca a comunicação assertiva e as TICs e sua importância no desenvolvimento desse profissional, obtendo como resultado uma sistematização que mostra que, com o desenvolvimento da comunicação assertiva e o uso adequado das TICs, os profissionais de pedagogia e psicologia serão agentes ativos no desenvolvimento de suas funções profissionais.
Referências
Aguilar, M. (2012). Aprendizaje y Tecnologías de Información y Comunicación: Hacia nuevos escenarios educativos. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 10 (2), 801-811.
Álvarez, L. (2015). Didáctica de la Pedagogía y la Psicología. Pueblo y Educación.
Caballero, E., Cruz, Y. y Otero, Y. (2018). La comunicación asertiva: un método de estimulación en la formación del profesional pedagógico. Revista Luz, 17 (4), 15-25.
Caballo, V. (1997). Manual de evaluación y entrenamiento de las habilidades sociales. Siglo XXI.
Castro, G. y Calzadilla, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.
Castro, G., Peña, Y. y Boffill, T. (2019). Fidel Castro como paradigma de comunicador en la formación inicial del estudiante de pedagogía-psicología. Opuntia Brava, 11(1), 25-34.
Colás, M., De Pablos, J. y Ballesta, J. (2018). Incidencia de las TIC en la Enseñanza En El Sistema Educativo Español: Una Revisión de La Investigación. Revista de Educación a Distancia (RED), 18(56). https://revistas.um.es/red/article/view/321471
Corrales, A., Quijano, N. y Góngora, E. (2017). Empatía, comunicación asertiva y seguimiento de normas. Un programa para desarrollar habilidades para la vida. Enseñanza e investigación en Psicología, 22(1), 58-65.
Cruz, M. (2018). Information and Communication Technologies (ICT) as an interdisciplinary research form with an intercultural approach to the process of student training. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 18(2), 196-215.
Espinoza, E. E., Jaramillo, M., Josselyn, C. y Pambi, R. (2018). La implementación de las TIC en el proceso de enseñanza aprendizaje. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 1 (3), 10–17.
Galán, M. (2019). Las TIC como herramienta para la inclusión educativa en Educación Primaria [Tesis de Grado, Universidad de Jaén].
Gamboa Graus, M. E. (2019). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Garcés, E., Garcés, E., y Alcívar, O. (2016). Las Tecnologías de la Información en el cambio de la Educación Superior en el siglo XXI: reflexiones para la práctica. Universidad y Sociedad, 8(4), 171-177.
García, M. (2017). Las TICs en la educación superior, innovaciones y retos. Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanístas, 6(12), 1-18.
Hernández, R. (2017). Impacto de las TIC en la educación: Retos y Perspectivas. Propósitos y representaciones, 5(1), 325-347.
Intriago, M., Vélez, M., Lenin, N. y Santana, G. (2021). Impacto de la comunicación educativa a través de la tecnología de la información y comunicación en el contexto universitario ecuatoriano. South Florida Journal of Development, 2(2), 3393-3404.
Luján, P. M. (2019). Liderazgo transformacional y comunicación asertiva en docentes de una Universidad Pública [Tesis Doctoral, Universidad Cesar Vallejo]. https://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12692/27125
Martínez, M. (2018). La asesoría psicopedagógica como función profesional en la formación inicial del Licenciado en Educación Pedagogía-Psicología [Archivo PDF].
MES. (2016). Modelo del profesional para la Carrera Licenciatura en Educación, Pedagogía-Psicología. Plan de estudio E. La Habana. Cuba.
Mondragón, J. (2012). Habilidades y estrategias de comunicación en el proceso. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/25661/1/Tema_7.pdf
Pérez, C. (2014). Aula virtual para el curso principios filosóficos, epistemológicos y éticos de los deportes de combate [Tesis de Maestría, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”, Holguín].
Roque García, E., Guirado Rivero, V. C. y Rey Benguría, C. (2020). La preparación del docente para la atención a los sistemas preferenciales de comunicación en la infancia prescolar. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(5), 294-303.
Sasa, Y. (2020). La comunicación asertiva como estrategia pedagógica para mejorar las relaciones entre docentes de matemáticas y estudiantes [Tesis de Grado, Universidad Abierta y a Distancia, UNAD]. https://repositorio.unad.edu.co
Suárez, N. y Custodio, J. (2014). Evolución de las tecnologías de información y comunicación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Vínculos, 11(1), 209-220.
Vázquez, D. (2014). Concepción didáctica para la dirección científico investigativa en la formación inicial del psicopedagogo [Tesis Doctoral, Instituto Central de Ciencias Pedagógicas]
Vilca, I. (2019). Comunicación asertiva y clima organizacional en las instituciones educativas secundarias [Tesis de Maestría, Universidad Nacional del Altiplano de Perú]. http://repositorio.unap.edu.pe/bitstream/handle/UNAP/12261/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Greccy Castro Miranda, Leisis Josefa Hernández Botello, Jorge Bernardo Díaz Pablo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.