O uso de guias didáticos na disciplina Química II para Engenheiros de Processos Agroindustriais.
Palavras-chave:
guias didáticos, Química II, engenharia, processos agro-industriais.Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da disciplina Química II no curso de Engenharia de Processos Agroindustriais é muito difícil, portanto, a preparação dos alunos no segundo ano é uma tarefa complexa devido ao número limitado de horas de aula, às inadequações nos laboratórios e à impossibilidade de ter livros didáticos impressos contextualizados a esta disciplina, o que leva a limitações no aprendizado dos alunos. A fim de resolver estas dificuldades, foram desenvolvidos guias didáticos para os temas I (Compostos Orgânicos de Interesse Agroindustrial), II (Biomoleculas) e III (Metabolismo Celular). Uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa-quantitativa foi realizada na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Ciego de Ávila "Máximo Gómez Báez", durante três anos acadêmicos de 2019-2021. Foram utilizados métodos teóricos como analítico-sintético, indutivo-dedutivo, sistêmico-estrutural-funcional; e entre os métodos empíricos, destacam-se a revisão documental, uma pesquisa com estudantes e uma entrevista com professores. O uso de guias didáticos na disciplina Química II do curso de Engenharia de Processos Agroindustriais foi classificado como: muito adequado, tanto por professores como por estudantes. Em geral, esta última mostrou um alto grau de satisfação. O relatório final do assunto Química II mostrou resultados satisfatórios na promoção total (100%) em comparação com os resultados alcançados nos dois últimos anos escolares
Referências
Almoguea, M., Hernández, M., y Terrero, W. (2018). El método de enseñanza trabajo independiente en la disciplina Zootecnia General. Revista Conrado, 14(65), 374-380. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado
Boza, E. (2018). Guía de estudio de Topografía para el curso por encuentro. [Trabajo de Diploma Ingeniería Civil], Universidad Central “Martha Abreu”. Las Villas.
Casadevall, R. E. e Infante, I. (2016). Las guías de estudio de las asignaturas: Material metodológico para su elaboración en la Universalización de la Educación Superior Cubana. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1), 1-16.
Coello, E. C. (2018). Concepción didáctica del proceso de enseñanza-aprendizaje del Álgebra Lineal. Estrategia para su implementación en la carrera de Ingeniería Agroindustrial de la Universidad Técnica Estatal de Quevedo-Ecuador. [Tesis de Doctorado], Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca.
García, A., Jiménez, T. y de la Cruz, R. (2019). El proceso de dirección del trabajo independiente en el encuentro semipresencial. Márgenes, 7(1), 1-15. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/margenes/issue/view/821
Garriga, N. E., Salaert, I., García, J., Mestre, V. A., Naipe, M. C. y Alfonso, J. C. (2019). Guías en función del trabajo independiente para estudiantes de las Ciencias Médicas. Revista Médica Electrónica, 41(5), 1205-1216. http://www.revmedicaelectronica.sld.cu/index.php/rme/article/view/3151/4559
Horruitiner, P. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación. Editorial Félix Varela.
Manso, A., Rodríguez, M., Paz, O., Jaime, L., Moya, C. y Mena, E. (2019). Guías didácticas: experiencias de su empleo en la asignatura Introducción a la Medicina General Integral. Edumecentro, 11(1), 121-131. http://scielo.sld.cu/pdf/edu/v11n1/2077-2874-edu-11-01-121.pdf
Marín, L., Suárez, J., López, Y. y Pelegrín, A. (2018). La clase encuentro en la educación superior: algunas consideraciones teóricas-metodológicas. Rehuso, 3(3), 88-100. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Rehuso/article/view/1505
Martínez, G., Zardón, O. y Rodríguez, L. (2022). Aprendizaje basado en problemas para la enseñanza de la Química II en Ingeniería en Procesos Agroindustriales. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(3), 163-177.
Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudios E. Carrera: Ingeniería en Procesos Agroindustriales. La Habana.
Murcia, A. (2016). Diseño de guías didácticas para la enseñanza aprendizaje de la Morfología Humana en estudiantes de citohistotecnologia primer semestre Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud –FUCS. [Trabajo de Especialidad], Bogotá, Colombia Docencia Universitaria.
Pérez, L. M., Barrios, M., Milián, M., González, D., Torres, Y., y López. D. (2020). Guías didácticas para un aprendizaje desarrollador en la asignatura Ontogenia y Sistema Osteomioarticular. [Ponencia]. Primer Congreso Virtual Ciencias Básicas Biomédicas. Manzanillo. Granma.
Pino, R., y Urías, G. (2020). Guías didácticas en el proceso enseñanza-aprendizaje: ¿Nueva estrategia? Revista Scientific, 5(18), 371-392. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2020.5.18.20.371-392
Resolución Ministerial No 2/18. (2018). Reglamento para el Trabajo Docente y Metodológico en la Educación Superior. La Habana. Cuba.
Yera, A., Espinosa, E. y Martínez, G. (2021). Guías para el estudio de la química orgánica desde su vínculo con la vida. Didasc@lia: didáctica y educación. 12(5), 129-148.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Gerardo Martinez Jimenez, Rodolfo Luis Reyes Baños, Leyanis Rodríguez Betancourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.