Avaliação com uma abordagem profissional na formação inicial de professores de matemática
Palavras-chave:
modo de actuaciónResumo
Este artigo propõe uma concepção de avaliação com um marcado caráter formativo, que se baseia em promover a auto-avaliação e a co-avaliação como forma de compartilhar experiências de aprendizagem entre os professores estagiários e permitir ao professor estagiário perceber seu progresso e adaptar o processo ensino-aprendizagem. Este conceito foi implementado em dois grupos do curso de Bacharelado em Educação Matemática utilizando a intervenção na prática como método, o que permitiu verificar o progresso feito em nível individual e de grupo na emissão de julgamentos avaliativos e sua correspondência com as notas atribuídas para as diferentes atividades avaliativas. As opiniões dos professores estagiários envolvidos neste processo revelam seu potencial para promover a comunicação no processo de ensino-aprendizagem, para conceber a avaliação como um processo e para envolver o professor estagiário neste processo.
Palavras-chave: Treinamento inicial, avaliação, modo de ação, abordagem profissional.
Referências
Abraira, C. (1996). Evaluación Formativa de un Programa para la Enseñanza de las Matemáticas a Alumnos de Magisterio. Revista española de Pedagogía, No.203, Enero-Abril, Madrid, España.
Garcés C., W. (1997). El Sistema de Tareas como Modelo de Actuación Didáctico en la Formación Inicial de Profesores de Matemática–Computación. Tesis de maestría no publicada. Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín, Cuba
Garcés C., W. (2003). Desarrollo de Modo de Actuación para el Trabajo con Sistema de Tareas en la Formación Inicial de Profesores de Matemática–Computación. Tesis doctoral no publicada, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín, Cuba
García Ramos, J.M. (1989). Bases pedagógicas de la evaluación. Madrid. Síntesis.
Gil, D. y M, Guzmán. (1993). Enseñanza de las Ciencias y la Matemática Tendencias e innovaciones. Madrid, España.
Heredero, F. (1994). Reflexiones Personales de un Profesor sobre la Interacción entre sus Alumnos en el Aula y fuera del Aula. En: Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, No.20, Mayo - Agosto, Universidad de Zaragoza.
Popham, J. (1980).Problemas y técnicas de la evaluación educativa .Anaya, Madrid, España.
Solé, I. (1991) ¿Se Puede Enseñar lo que se ha de Construir? Cuadernos de Pedagogía 188. La Habana
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-15 (2)
- 2022-07-13 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Wilber, Nolbert González Hernández
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.