Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de Química II na Engenharia de Processos Agroindustriais.
Resumo
O treinamento abrangente do Engenheiro de Processos Agroindustriais é totalmente alcançado quando o conteúdo químico está presente em sua estrutura cognitiva e processual. Sem isso, seria impossível fazer um uso otimizado das capacidades dos processos agroindustriais, bem como da bio-produtividade das espécies que são objeto de seu trabalho, em harmonia com o meio ambiente. Entretanto, o ensino deste conteúdo tende a ser apresentado de forma tradicional e descontextualizado do perfil profissional do graduado deste grau, o que resulta em limitações no aprendizado dos estudantes. O objetivo deste artigo é propor procedimentos didáticos baseados no Aprendizado Baseado em Problemas para o ensino do conteúdo de Química II na Engenharia de Processos Agroindustriais na Universidade de Ciego de Ávila. Seu projeto levou em conta os problemas profissionais do engenheiro de processos agroindustriais no treinamento e na preparação do professor; instrumentos foram desenvolvidos e aplicados para elucidar as necessidades de aprendizagem do aluno, suas atitudes em relação ao aprendizado da Química II e suas expectativas em relação ao espaço acadêmico. Assim, os resultados obtidos nas pesquisas de satisfação representam o melhor argumento para reconhecer o valor e a utilidade deste tipo de metodologia de ensino no processo de ensino-aprendizagem da Química II. Os alunos apreciam e se sentem motivados quando deixam de ser sujeitos passivos que recebem informações do professor para serem diretamente responsáveis por seu próprio aprendizado.
Referências
Alarcón, R. (2016). Universidad innovadora por un desarrollo humano sostenible: mirando al 2030. [Ponencia]. 10mo Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2016, La Habana, Cuba.
Arenas, A. C. (2017). Enfoques de enseñanza basados en el aprendizaje. Ediciones de la U.
Bustamante, D. A. (2021). Estrategia formativa académica sustentada en un Modelo de sistematización experimental para la resolución de problemas ingenieriles. [Tesis doctoral, Universidad Señor de Sipán]. Ciencias de la Educación.
Cañas, M. F. (2018). Aprendizaje Basado en Problemas (Aprendizaje Basado en Problemas), competencias y a enseñanza de química para Ingenieros. [Ponencia]. 16th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology: “Innovation in Education and Inclusion”, Lima, Perú. http://dx.doi.org/10.18687/LACCEI2018.1.1.66
Contreras, M. L. y Guallpa, M. C. (2015). El Aprendizaje Basado en Problemas (Aprendizaje Basado en Problemas) para la enseñanza de las Ciencias Naturales en Quinto Año de Educación General Básica. [Tesis de Pregrado, Universidad de Cuenca]. Educación General Básica. http://dspace.ucuenca.edu.ec/handle/123456789/25319
Escribano, A. y Del Valle, Á. (2015). El Aprendizaje Basado en Problemas (Aprendizaje Basado en Problemas).Una propuesta metodológica en Educación Superior. Narcea Ediciones.
Guerra, D. R. y Montoya, C. (2015). Procedimientos didácticos para la solución de problemas en la enseñanza-aprendizaje de la Biología-Química. EduSol, 15(50), 27-38.
Herrera, D. M. y Jiménez, L. T. (2021). Aplicación del método de aprendizaje basado en problemas Aprendizaje Basado en Problemas para el fortalecimiento de la competencia científica de indagación con estudiantes de grado décimo en el área de Química. [Tesis de Maestría, Corporación Universitaria Minuto de Dios - UNIMINUTO] Educación. https://repository.uniminuto.edu/bitstream/10656/13104/1/TM.ED_HerreraDiana-JimenezLady_2021
Maya, C. e Iglesias, J. (2019). Aprendizaje basado en problemas para la enseñanza de la química en la universidad. [Ponencia]. V Congreso Internacional sobre Aprendizaje, Innovación y Competitividad. Madrid, España. http://dx.doi.org/10.26754/CINAIC.2019.0065
Méndez, A. (2015). Diseño de una guía didáctica para la enseñanza de la química a ingenieros civiles en formación desde el enfoque de aprendizaje basado en problemas (Aprendizaje Basado en Problemas). Revista Educación e Ingeniería, 10(19), 39-48. https://doi.org/10.26507/rei.v10n19.481
Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudios E. Carrera: Ingeniería en Procesos Agroindustriales. La Habana.
Núñez, N. y Escobar, R. (2017). El estado de actual del aprendizaje de la Química Agrícola en la formación del ingeniero agrónomo en la Universidad de Holguín. Revista Cubana Química, 29(2), 255-265.
Parra, M., Gamboa, M.E., López, J. y Borrero, R.Y. (2017). Procedimientos heurísticos para resolver problemas matemáticos aplicados a resolución de problemas químicos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(1).
Ramos, A. (2018). ¿Cómo producir una experiencia profunda y transformadora en un curso experimental de fisicoquímica? Educación Química, 29(2), 62-73. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2018.2.63708
Restrepo, B. (2005). Aprendizaje basado en problemas (Aprendizaje Basado en Problemas): una innovación didáctica para la enseñanza universitaria. Educación y educadores, 9, 9-19.
Sánchez, I. A. (2020). Aprendizaje basado en problemas (Aprendizaje Basado en Problemas) como estrategia para el aprendizaje de la estequiometría. [Tesis de Maestría, Universidad Nacional de Colombia] Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/78572
Travieso, D. y Ortiz, T. (2018). Aprendizaje basado en problemas y enseñanza por proyectos: alternativas diferentes para enseñar. Revista Cubana de Educación Superior. 1(1), 124-133.
Varela, H. S., García, M. C. y Correa, Y. (2021). Aprendizaje basado en problemas para la enseñanza de las ciencias naturales. Humanidades Médicas, 21(2), 573-596.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Gerardo Martinez Jimenez, Orelbe Zardón Molerio, Leyanis Rodríguez Betancourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.