As concepções dos gestores educativos sobre o trabalho do psicólogo escolar
Palavras-chave:
Função de aconselhamento, psicopedagogo escolar, estabelecimento de ensino, gestores educativosResumo
A investigação enquadra-se no projeto Orientação e aconselhamento psicopedagógico em contextos educativos, laborais, sociais e clínicos para o desenvolvimento socioeducativo cubano, que está a ser desenvolvido na Universidade de Las Tunas, e tem como objetivo avaliar o papel de aconselhamento que o psicopedagogo escolar deve desempenhar junto das principais equipas de gestão das instituições educativas. Baseia-se numa análise teórica das principais referências sobre a formação deste profissional e o cumprimento da função de assessoria, que nem sempre conseguem cumprir devido à aplicação de concepções que não são coerentes com o estabelecido por alguns gestores. Para solucionar este problema, propõe-se um programa de preparação dos diretores de escola no que diz respeito ao conhecimento do potencial de aconselhamento que o psicólogo educacional possui no seu desempenho profissional. Assim, o programa de formação permitirá aprofundar os elementos fundamentais da função de aconselhamento que este profissional deve desempenhar enquanto membro do conselho diretivo, o que resultará em maiores resultados no processo educativo. Foram utilizados diferentes métodos de investigação teóricos e empíricos para corroborar a necessidade de estudar este problema.
Downloads
Referências
Arnaut, A., Bonilla, R.S., Antúnez, S., y Domingo, J. (2006). La asesoría a las escuelas. Reflexiones para la mejora educativa y la formación continua de los maestros. Ciudad México: Secretaría de Educación Pública.
Del Risco López, L.R, García Ruiz, J. y García Quintero, E. (2017). La asesoría del psicopedagogo y la dirección del círculo infantil Transformación, vol.13 no.1. ISSN: 2077-2955, RNPS: 2098, Camagüey ene.-abr. 2017.
Imbert Stable, N y Sierra Salcedo R.A (2020). La preparación para la asesoría psicopedagógica desde la disciplina Formación Laboral Investigativa. Revista Transformación, ISSN: 2077-2955, RNPS: 2098, mayo-agosto.
Leyva, M. (2014). Manual del psicopedagogo escolar. Ed. Pueblo y Educación. La Habana.
MES. (2016) Modelo del Profesional. Plan E. Carrera de Licenciatura en Educación, Pedagogía- Psicología. Ministerio de Educación Superior. La Habana.
Mined. (2021). Resolución Ministerial 25/2021. Ministerio de Educación. La Habana.
Peña Valdés, S.; Condes Pérez, M. y Guerra Borrego, Y. (2021). La asesoría. [Folleto para la docencia]. Universidad de Las Tunas.
Smith, M.C. (2021). La orientación profesional en el proceso formativo de disciplina Didáctica de las Lenguas Extranjeras. [Tesis Doctoral Inédita]. Universidad de Las Tunas, 2021.
Yurell Concepción, I.C. (2017). Programa de asesoría para maestros en el diagnóstico pedagógico. [Trabajo de Diploma]. Universidad de Las Tunas. Las Tunas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sonia Peña Valdés, Iraida González Smith, Marco Melaneo Conde Pérez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.









































