A perspetiva filosófica sobre a utilização da categoria medida: a sua utilização em teses de doutoramento

Autores

  • Hernán Feria Avila Universidad de Las Tunas
  • Silverio Mantecón Licea Universidad de Las Tunas
  • Maikel Víctor Lluch Rodríguez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

categoria, medida, salto, qualidade, quantidade, contradição

Resumo

Este trabalho constitui uma primeira abordagem dos autores à categoria da medida, vista numa perspetiva filosófica, dada a sua transcendência como parte dos fundamentos filosóficos da investigação doutoral na área de conhecimento das Ciências da Educação, na qual, de um modo geral, os doutorandos não fazem um uso fundamentado e explícito da mesma, apesar da referida transcendência desta categoria. É apresentado um exemplo, de uma tese de doutoramento recentemente defendida, em que se pode inferir o uso desta categoria, uma vez que os autores deste trabalho não encontraram referência explícita a ela neste tipo de teses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hernán Feria Avila, Universidad de Las Tunas

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular y Profesor Emérito. Profesor departamento Geografía.

Silverio Mantecón Licea , Universidad de Las Tunas

Doctor en Ciencias Geográficas, Profesor Titular e Investigador Agregado. Profesor Departamento Geografía.

Maikel Víctor Lluch Rodríguez , Universidad de Las Tunas

Doctor en Ciencias de la Educación, Profesor Asistente e Investigador Agregado. Jefe Oficina Provincial de Hidrografía y Geodesia y Profesor del Departamento Geografía.

Referências

Blacutt, M. (2021). Leyes de la Dialéctica Materialista. En El desarrollo local complementario (Un Manual para la Teoría en Acción). https://bibliotecadigital. usam.edu.sv

Blanco, M. A., Rodríguez, T. L. y Morales, G. A. (2011). Algunas aplicaciones delas leyes de la dialéctica a la enseñanza de la clínica. Revista Habanera de Ciencias Médicas 10(4). http://scielo.sld.cu

Bunge, M. (1996). La ciencia, su método y su filosofía (1ª ed.). Editorial Panamericana. www.philosophia.cl

Cardentey, J., Pupo, R., Fabelo, J., Núñez, J., Díaz, J. A., Fuentes, J. F., Acanda, J. L., Pino, R., Hidalgo, C. E., González, J., Pi, M., Zardoya, M., Portuondo, G., López, L., Suárez, C., Sabater, V., Bendichu, M., Morales, N. y Salomón, L. (2016). Lecciones de Filosofía Marxista-Leninista. Tomo I. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Consejo de Estado de la República de Cuba. (2019). Decreto-Ley No. 372: Del Sistema Nacional de Grados Científicos. Publicado en Gaceta Oficial de la República de Cuba, No. 65 (Edición Ordinaria), del 5 de septiembre. GOC-2019-772-O65. La Habana.

Díaz, D. A. (2021). Leyes de la dialéctica. Según G. W. F. Hegel, Engels y Marx. https://view.genially.com

Feria, H., Matilla, M. y Feria, Z. (2023). La lógica formal como fundamento filosófico en las tesis pedagógicas de formación académica. Revista Didáctica y Educación, 14(5 -Edición Especial-). https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1773

Ferrater, J. (2022). Diccionario de Filosofía. https://www.diccionariodefilosofia.es

Filosofía en español. (2022). https://filosofia.org/enc/ros/forma.htm

Engels. F. (1979). Anti-Dühring (4ª ed.). La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Konstantinov, F. (1980). Materialismo dialéctico. La Habana: Editorial Ciencias Sociales.

Lage, A. (2001). La ciencia y la cultura: las raíces culturales de la productividad. Revista Cubana de Educación Médica Superior, 15(2),189-205.http://www.bvs.sld.cu/revistas/ems/vol15_ 2_01/ems08201.htm

Lavado, L. (2018). Mario Bunge y la estrategia de la investigación científica. Entrevista. http://ww.der.unicen.edu.ar

Lenin, V. I. (1990). Materialismo y Empiriocriticismo. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Linares, F., Guadarrama, P. y Araujo, R. (2017). Lecciones de Filosofía Marxista-Leninista.

Tomo I. La Habana: Editorial Ciencias Sociales.

Lluch, M. V. (2024). El contenido del Diccionario Geográfico Provincial, en el proceso de enseñanza aprendizaje, con estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación. Geografía [Tesis doctoral no publicada]. Universidad de Las Tunas.

Matos, E. y Fuentes, H. (2004). El informe de tesis: un tipo de texto argumentativo, sus contradicciones [Manuscrito no publicado]. Centro de Estudios de Educación Superior Manuel F. Gran, Universidad de Oriente, Santiago de Cuba.

Oxford University Press. (2023). Medida. En Diccionario en español. Oxford, U. K.: Oxford Languages.

Rams, A. R. (2022). La dialéctica. En Selección de artículos sobre filosofía, salud y sociedad. https://aulavirtual.sld.cu

Real Academia Española de la Lengua. (RAE). (2023). Diccionario de la Lengua Española (23ª. ed). http://dle.rae.es/aulavirtual.sld.cu

Riábchikov, A. M. (1976). Estructura y dinámica de la esfera geográfica. Moscú: Editorial Mir.

Rosental, M. e Iudin, P. (1981). Diccionario filosófico. La Habana: Editora Política.

Spirkin, A. y Yajot, O. (1983). Materialismo dialéctico e histórico. La Habana: Editorial Ciencias Sociales.

Publicado

2025-04-25

Como Citar

Feria Avila, H., Mantecón Licea , S. ., & Lluch Rodríguez , M. V. . (2025). A perspetiva filosófica sobre a utilização da categoria medida: a sua utilização em teses de doutoramento. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(2), 269–293. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2165

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)