Integração da inteligência artificial - abordagem académica - profissional de atividades práticas no ensino pré-universitário

Autores

  • Arisnel Acosta Cisnero Universidad de holguin
  • Roberto Pérez Almaguer Universidad Holguín
  • Nitza Ricardo Díaz Universidad Holguín

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, atividades práticas de Química, orientação académica-profissional, educação pré-universitária

Resumo

Este artigo explora a integração da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta inovadora na abordagem académico-profissional das atividades práticas de Química no ensino pré-universitário cubano. Propõe-se um modelo metodológico que combina a orientação educativa com ferramentas de IA, como simuladores virtuais e sistemas de recomendação personalizada, para potenciar a aprendizagem significativa e a motivação profissional. Com base num estudo diagnóstico em instituições pré-universitárias de Holguín, fica evidente que a IA melhora a sistematização dos conteúdos químicos e a preparação para a continuidade dos estudos. Os resultados destacam um aumento na eficiência formativa, alinhado com o Terceiro Aperfeiçoamento Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arisnel Acosta Cisnero, Universidad de holguin

Licenciado en Educación. Profesor asistente.

Roberto Pérez Almaguer, Universidad Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Nitza Ricardo Díaz, Universidad Holguín

Doctora en Ciencias de la Educación. Profesor Titular. 

Referências

Alonso, L. A., Cruz, M. A., y Olaya, J. J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza – aprendizaje para la formación profesional. Luz, 19(2), 17-29. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1032

Alonso, L. A., Cordero, W. y Cruz, M. (2024). La evaluación por portafolios en la asignatura de Medicina Natural y Tradicional. Revista Didáctica y Educación 15 (3), 23–41. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1893

Alonso, L. A., Vidal, L. E., y Vidal, A. (2024). Aprendizaje profesional móvil (m-Learning) en estudiantes universitarios basado en proyectos. Revista Cubana de Educación Superior, 43 (3), 69–82. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/8312

Alonso, L.A, Silva, E, Velázquez, V., Vidal, L.E, Vidal, A. García, M, y García, A. (2024).

Docencia profesional mixta de Medicina Interna en estudiantes de tercer año de Medicina. Revista Liderazgo en Salud y Calidad de Vida; 3. https://hl.ageditor.ar/index.php/hl/article/view/440/808

Armiñana, M. (2021). Desarrollo de actividades prácticas en Ciencias Naturales. Editorial Pueblo y Educación. https://www.mined.gob.cu/wp-content/uploads/2021/05/Desarrollo-actividades-practicas.pdf

Creswell, J. W., & Plano Clark, V. L. (2019). Designing and conducting mixed methods research (3rd ed.). Sage Publications. https://us.sagepub.com/en-us/nam/designing-and-conducting-mixed-methods-research/book258399

Daradoumis, T., Marquès Puig, J. M., Arguedas, M., & Calvet Liñán, L. (2024). A review on massive e-learning (MOOC) design, delivery and assessment. Computers in Human Behavior, 140, https://doi.org/10.1016/j.chb.2023.107598

European Commission. (2023). Artificial Intelligence Act. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/european-approach-artificial-intelligence

González, V., & Pérez, R. (2025). Motivación profesional en educación superior: Enfoques integrados. Revista Cubana de Educación Superior, 44(1), 45-62. https://www.mes.gob.cu/revista

Hernández, A. (2022). Didáctica de la Química en preuniversitario. Universidad de Holguín Press. https://uho.edu.cu/publicaciones/didactica-quimica.pdf

Ministerio de Educación de Cuba. (2020). Tercer Perfeccionamiento Educacional. https://www.mined.gob.cu/tercer-perfeccionamiento/

Ministerio de Educación Superior. (2024). Estrategia nacional de IA en educación. MES Cuba. https://www.mes.gob.cu/estrategia-ia

OECD. (2023). Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/9789264305274-en

Pérez Almaguer, R. (2020). Orientación educativa en preuniversitario. Educación y Sociedad, 18(2), 112-130. https://www.uho.edu.cu/revista/educacion-sociedad

Ricardo Díaz, N. (2021). Orientación educativa en el contexto cubano. Editorial Oriente. https://www.editorialoriente.cu/libros/orientacion-educativa

UNESCO. (2021). AI and education: Guidance for policy-makers. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378709

Wieman, C., Perkins, K., & Adams, W. (2022). PhET: Interactive simulations for science and math. Physics Today, 75(1), 34-40. https://doi.org/10.1063/PT.3.4920

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Acosta Cisnero, A., Pérez Almaguer, R. ., & Ricardo Díaz, N. (2025). Integração da inteligência artificial - abordagem académica - profissional de atividades práticas no ensino pré-universitário . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(5), 82–94. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2307

ARK